Vale do Cafundó, em Flores-PE, um dos mais belos santuários geológicos do Nordeste brasileiro


Imagens: Júnior Campos

Na companhia do fotógrafo Wellington Júnior e do nosso guia, Luiz de Venera, realizamos hoje, domingo (15), mais uma visita ao Vale do Cafundó, na região do distrito de Fátima, Flores-PE. 

O vale é uma área de Flores, com um grande número de atrativos naturais, como: canyons, caldeirões, furnas, um trajeto repleto de pedras/rochas - fruto de transformações vulcânicas - desenhos rupestres e uma deslumbrante vegetação.

Do centro urbano do distrito de Fátima, em um exato percurso de, 6,4 km (de carro e caminhada), chegamos ao Grande Canyon do Cafundó, que no texto explicativo do historiador, Ozildo Santos, “o tempo esculpiu com paciência um grande universo de formas e cores, um espetáculo para os sentidos e um convite à reflexão num ambiente de pura energia”.

Após apreciarmos a gigantesca fissura, observada por centenas de picos rochosos seguimos, para a ponte sobre os caldeirões. Na verdade, gigantescas depressões em pedras, que em tempos chuvosos acumulam uma considerável quantidade de água.  Um belo atrativo natural na região, embelezado por mandacarus e cactos, plantas típicas da região do semiárido brasileiro.

Dos caldeirões, na companhia do Sr. Ernesto, enfrentamos uma caminhada de 20 minutos, e no percurso fotografamos a pedra da tartaruga. A semelhança impressiona! Deste ponto continuamos até chegarmos a uma gigante pedra fincada, no meio da caatinga. Um verdadeiro bloco de pedra, que para os moradores é uma furna.

Bom...para quem gosta de aventura, turismo e atrativos naturais. Flores um dos mais belos santuários geológicos do Nordeste brasileiro.

Segue galeria de imagens, na ordem da narrativa: