Maioria dos deputados nordestinos votou a favor da reforma da Previdência



O texto-base da reforma da Previdência, aprovado nessa quarta-feira (10), contou com os votos favoráveis de 96 deputados nordestinos, 53 votaram de forma contrária e 2 faltaram a sessão. A região foi onde o texto-base teve o menor índice de aprovação entre os deputados, 64,4%. 

Os destaques da votação foram os deputados Felipe Carreras (PSB-PE), Átila Lira (PSB-PI), Alex Santana (PDT-BA), Gil Cutrim (PDT-MA) e Flávio Nogueira (PDT-PI), que votaram a favor da reforma apesar da orientação dos seus partidos para que rejeitassem a proposta. O PSB e o PDT haviam decidido que os deputados que votassem a favor da PEC poderiam sofrer punições, entre elas a expulsão.

Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha na terça-feira (9), a região Nordeste é onde a proposta é mais rejeitada pela população, 55% se mostra contrária ao projeto e 36% é a favor. 

Por se tratar de uma PEC, Proposta de Emenda à Constituição, o texto precisará ser votado mais uma vez pela Câmara antes de seguir para o Senado. A previsão do deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara, é de que a votação em segundo turno aconteça ainda nessa semana. 

Pernambuco

A favor:
André de Paula - PSD
André Ferreira - PSC
Augusto Coutinho - SOLIDARIEDADE
Daniel Coelho - CIDADANIA
Felipe Carreras - PSC
Fernando Coelho Filho - DEM
Fernando Rodolfo - PL
Luciano Bivar - PSL
Ossesio Silva -PRB
Pastor Eurico -PATRIOTA
Raul Henry -MDB
Ricardo Teobaldo - PODE
Sebastião Oliveira - PL
Silvio Costa Filho - PRB

Contra: 
Carlos Veras - PT
Danilo Cabral - PSB
Eduardo da Fonte - PP
Fernando Monteiro - PP
Gonzaga Patriota - PSB
João Campos - PSB
Marília Arraes - PT
Renildo Calheiros - PCdoB
Tadeu Alencar - PSB
Túlio Gadêlha - PDT
Wolney Queiroz - PDT