• Pandora; a figura da mulher nos adereços dos Caretas de Triunfo

    O personagem um tanto quanto misterioso, titulado como Careta é a figura popular e histórica que representa o município de Triunfo no interior do Sertão do Pajéu; não só em solo pernambucano, mas em todo Brasil e mundo.

    Cultura viva que perdura por mais de 100 anos, levando muita cultura e alegria a todos os que brincam os festejos de momo nas históricas ladeiras de Triunfo, contornada pelos centenários e coloridos casarios.  

    Esse ano, a cidade festejou pela primeira vez o dia Estadual do Careta, fortalecendo assim a cultura que atravessa gerações. Os brincantes em sua grande maioria são homens, mas as mulheres não ficaram de fora deste momento marcante, de mais uma edição do “Carnaval dos Caretas”.

    A cirurgiã dentista, Pandora Carvalho, é uma das representantes das mulheres na agremiação mais emblemática da cidade. Em conversa conosco, Pandora falou como surgiu o desejo de se juntar a figura do mascarado, com roupas colorida e chicotes que produzem grande estalo. Ao escutá-lo, já é ter como certa, a presença de um encantador e apoteótico desfile.  

    “Era uma coisa restrita pra homens; tinha um certo tabu, que foi sendo quebrado por outras mulheres e eu tinha um certo receio, até então. A quem diga que eu fui a preceptora, como mulher, a demonstrar que eu era uma Careta mulher”, explicou Pandora e completou sem esconder tamanha emoção: “Eu vivo disso, respiro isso”; disse referindo-se a época carnavalesca onde tradicionalmente se veste de careta.

    Ainda neste bate-papo, a dentista nos revelou como surgiu a inspiração para sua indumentária.

    “Optei por uma pegada mais feminina, sempre quis mostrar que sou mesmo uma mulher, por isso, uso cores e roupas que evidencie esse lado feminino. Nem gosto de usar o termo fantasia, uso a palavra indumentária. Careta não é fantasia, e sim uma personalidade. Quem é Careta é Careta, e eu sou uma Careta de Triunfo”, defendeu.  

    Todos os anos, Pandora troca o jaleco pela indumentária carnavalesca, e  desfila pelas ladeiras de Triunfo-PE, esbanjando feminilidade e alegria;  confira nos registros de, Luciano Marques e Stella Inácio.

  • Na Copa do Brasil, Afogados encara Atlético- MG em jogo mais importante da história

    A euforia toma conta do Sertão do Pajeú nesta Quarta-feira de Cinzas, quando o Afogados enfrentará o desao mais importante de sua história. A Coruja receberá o Atlético-MG pela segunda fase da Copa do Brasil no estádio Vianão, às 21h30 (de Brasília).

    Com a trajetória curta de seis anos, o clube e a cidade de Afogados da Ingazeira reúnem bastante expectativa para o duelo diante do Galo. Anal, além da classicação para a terceira fase da competição, o triunfo promete maior notoriedade no cenário nacional e uma cota de R$ 1.5 milhão, valor que enche os olhos do time sertanejo em ascensão. No duelo, só a vitória interessa ao Afogados. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. 

  • No passo de pré-campanha eleitoral, Márcia e Márcio caíram na folia

    No passo de pré-campanha eleitoral, Márcia Conrado e Márcio Oliveira caíram na folia. A Secretária de Saúde e o vice-prefeito de Serra Talhada estiveram juntos no Bloco da Periquita na Vara, no Bairro da CAGEP. Os dois vão encabeçar a chapa governista no pleito eleitoral municipal deste ano. De olho no fortalecimento do palanque, Márcio e Márcia foram prestigiar, Diego Magalhães e João Luiz – líderes da agremiação carnavalesca, no Bairro.

    “Foi um sucesso, tive alegria de participar desse bloco acompanhada de Márcio Oliveira, Nailson Gomes, Geroncio Gomes, Dr. Waldir Tenório e tantos outros amigos queridos”, disse Conrado.

  • Secretaria de Saúde confirma primeiro caso suspeito de coronavírus em Pernambuco

     ATUALIZADO ÀS 21h35 – A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, durante coletiva de imprensa, na noite desta terça-feira (25), que uma passageira do voo 6954, da Companhia Azul, que partiu de São Paulo (Guarulhos) e chegou no Recife com sintomas similares aos do coronavírus, é o primeiro caso suspeito da doença no Estado.

    A mulher de 51 anos, de nome não revelado, foi retirada da aeronave e examinada por agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo encaminhada para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, uma das unidades de referência selecionadas para fazer o atendimento especializado de possíveis casos do coronavírus.

    A aeronave em que a paciente estava transportava 132 passageiros e, segundo a SES, todos preencheram uma ficha e foram avaliados para possível contato, se necessário, após o resultado dos exames da paciente. Segundo o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, a paciente é moradora de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e foi fazer um curso no Norte da Itália, dia 13 de fevereiro.

    Apresentou febre nos dias 17 e 18 de fevereiro; atualmente relata dor de garganta e moleza no corpo. “Importante dizer para população que o plano de contingência que foi montado pelo Estado de Pernambuco funcionou a contento, tanto por parte do acionamento da Anvisa, do suporte que foi dado pelo Samu metropolitano da Prefeitura da Cidade do Recife, como da referência para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

    A paciente foi adequadamente transportada, isolada, está fazendo os exames necessários. A partir da mudança do diagnóstico em relação a pacientes oriundos da Itália, ela se enquadra como caso suspeito.”

    A paciente já passou por exames laboratoriais, que seguiram para análise no Lacen de Pernambuco (testes para influenza) e no Instituto Evandro Chagas, no Pará (teste específico para o coronavírus). Os resultados devem sair em até 72 horas.

     

  • Prefeita de Caruaru confirma Gustavo Lima, no São João 2020

    A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), anunciou neste sábado (22) que o cantor Gusttavo Lima irá fazer show no São João 2020 do município no dia 24 de junho. O anúncio foi feito no Instagram da gestora municipal.

    Raquel gravou um vídeo ao lado do cantor em um dos camarotes do Galo da Madrugada, bloco que abre o carnaval do Recife. "Alegria imensa, prazer imenso poder voltar a Caruaru, essa cidade maravilhosa que eu amo. Podem esperar um repertório maravilhoso", disse Gusttavo.

    Em 2019 a prefeitura já havia confirmado as seguintes atrações: Zé Neto e Cristiano, Alok, Marília Mendonça, Xand Avião, Léo Santana e Elba Ramalho.
     

  • Paulo Câmara prestigia a folia dos papangus de Bezerros

    O governador Paulo Câmara prestigiou, neste domingo de Carnaval (22.02), a folia dos Papangus de Bezerros, município do Agreste Central de Pernambuco. Ao lado do prefeito, Breno Borba, e de secretários de Estado, Paulo percorreu as ruas da cidade cumprimentando os foliões e conferiu de perto a animação dos papangus, tradição centenária de Bezerros, sendo o terceiro destino de folia mais procurado de Pernambuco. O governador também visitou os postos das polícias Civil e Militar.


    "É muito bom estar em Bezerros mais um ano e ver a alegria das pessoas nas ruas, os papangus desfilando, as fantasias, muita criança e muita família brincando com muita alegria e muita paz, como é tradicional em Pernambuco. A Prefeitura de Bezerros está de parabéns por estar fazendo um grande carnaval. Pernambuco tem mais de 60 municípios com polos e tradições centenárias, mantidas e preservadas. Precisamos valorizar a cultura e fico muito feliz de vir a Bezerros e ver a folia dos Papangus sempre crescendo", afirmou o governador.

    Paulo também vistoriou as delegacias móveis das polícias Militar e Civil, que, junto com a Científica e com o Corpo de Bombeiros, atuarão de forma integrada no reforço do policiamento e atendimento às ocorrências nos focos de animação. A festa está sendo monitorada pelo Centro Regional de Comando e Controle do Agreste, sediado em Caruaru, que promove o videomonitoramento.

    O prefeito Breno Borba agradeceu a presença do governador Paulo Câmara no carnaval de Bezerros e o apoio dado, sobretudo, para que a segurança. "O governador reforçou as polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. Isso foi primordial para que tivéssemos tantas famílias, com crianças e idosos, brincando nas ruas", disse o gestor, frisando que, neste domingo, o município recebeu mais de 200 mil pessoas. "Ontem, tivemos recorde de público, coisa que não víamos há muitos anos. Então tenho certeza de que até a quarta-feira de cinzas não será diferente".

    Marcelo Conceição, 40 anos, é de Gravatá e, há cinco anos, brinca o Carnaval de Bezerros nos domingos com toda sua família. "Viemos eu, minha esposa, minha filha. É um lugar tranquilo, que dá para a gente passar o dia inteiro. Gostamos muito daqui", disse.

  • Prefeitura de Serra Talhada assegura rateio do FUNDEB aos professores


    O Governo Municipal anunciou nesta quinta-feira (20) o repasse do rateio do FUNDEB 60% referente ao ano de 2019 no valor de R$ 796.000,00 (setecentos e noventa e seis mil reais) que será dividido entre os docentes do quadro efetivo da Rede Municipal de Ensino.

    “É uma alegria muito grande para nós poder cumprir com mais esse compromisso com a classe docente de Serra Talhada. Estamos muito felizes por poder repassar este valor a esses guerreiros que tanto trabalham junto a nós, todos os dias, por uma educação de qualidade e com resultados cada vez mais positivos para o nosso município”, comemorou a secretária de educação Marta Cristina.

    O prefeito Luciano Duque destacou o compromisso da gestão municipal. “O nosso governo tem primado pelo planejamento e pela eficientização na utilização dos recursos públicos. O que permite, verdadeiramente, que realizemos ações como essa que estamos anunciando e que é justa para os nossos professores”, disse o prefeito.

  • Marconi entrega novos fardamentos, comemora números da gestão e vistoria passagem molhada

    O prefeito de Flores, Marconi Santana, iniciou esta semana dando continuidade a uma série de ações e investimentos, que vão contemplar os moradores da sede e de várias comunidades rurais.  

    Na segunda-feira (17), ao lado da primeira dama Lucila Santana e da Secretária de Educação, Graciete Braga, o prefeito de Flores esteve na Escola Municipal Onze de Setembro, prestigiando o momento de acolhida e abertura do ano letivo. Na ocasião foi entregue novos fardamentos e kits escolares.

     

    “...falamos dos investimentos já assegurados por nossa administração, como colocação de um novo telhado, pintura, ampliação e muitas outras intervenções, para auxiliar a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco”, frisou o prefeito, continuando:

     

    “Lembramos ainda dos 60 (sessenta) anos de fundação da escola - uma conquista fruto dos esforços do meu pai, Wilson Santana, à época, deputado estadual”, disse.

     

    Da Escola Municipal Onze de Setembro, o prefeito foi à feira livre, onde conversou com feirantes e cumprimentou amigos.

     

    Ainda na segunda-feira (17), o gestor de Flores participou de audiência pública de prestação de contas do último quadrimestre do exercício financeiro de 2019.


    “Mais um momento onde nossa administração mostra sua capacidade de transparência e a boa aplicação dos recursos públicos, aplicando mínimo de 25% da receita resultante de impostos (compreendida a proveniente de transferências da União e Estados) na manutenção e desenvolvimento do ensino e valorização dos profissionais da educação. Dos 15% determinados pela Lei Complementar nº 141, para investimentos com a saúde, nós atingimos o percentual de 17%”, detalhou Marconi continuando:

     

    “Com despesa com pessoal, a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF estabelece como teto de despesas o limite de 54% sobre a arrecadação de tributos para o pagamento de servidores e os números de hoje mostraram que estamos com um percentual de 46%”, comemorou.

     

    Ontem, terça-feira (18), Marconi esteve na comunidade rural do Sítio Riachão. Lá, o prefeito acompanhou o início da construção de uma passagem molhada.

     

     

     

  • Luciano Duque assina doação do terreno do SESC e participa da ordem de serviço do SENAC

    O Prefeito Luciano Duque assinou, na manhã desta terça-feira (18.02), a escritura definitiva de doação do terreno para implantação do Serviço Social do Comércio – SESC, em Serra Talhada. O terreno doado pelo município tem área de 25.002,00 m2 e será destinado à construção do Armazém Social, localizado na Avenida Waldemar Inácio de Oliveira, no Bairro São Sebastião, nas imediações do Pátio de Eventos.

    Na sequência, o gestor serra-talhadense participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL. A unidade de educação profissional, que será construída no antigo Parque de Exposições - em terreno doado pelo município, possuirá mais de três mil metros quadrados de área construída e 14 ambientes educacionais, oferecendo formação a jovens e adultos para inserção no mercado, cursos de capacitação, qualificação, aperfeiçoamento, cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, inclusive EAD.

    O investimento total do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE  para implantação das unidades do SESC e SENAC em Serra Talhada é da ordem de R$ 29 milhões. Luciano Duque comemorou a autorização das obras do SENAC. "Hoje tivemos mais um momento marcante para a nossa terra, com a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da Unidade Educacional do SENAC, um grande equipamento que vem para servir a Serra Talhada e a toda a região, e onde vai ser implantada a primeira faculdade da instituição no interior, trazendo inovação, qualificando e formando cada vez mais pessoas, criando novas oportunidades e contribuindo com o desenvolvimento regional", disse.

    O gestor fez questão de agradecer a todos que contribuíram para a atração desses investimentos para a cidade. "Agradeço, em nome do povo de Serra Talhada, ao Sistema Fecomercio, representado pelo seu presidente Bernardo Peixoto, a diretora do SENAC, Valéria Pelegrino, ao diretor do SESC, Oswaldo Ramos, ao nosso amigo presidente do Sindcom, Francisco Mourato, e a todos que se empenharam para que esses equipamentos aportassem em Serra Talhada", concluiu.  

    Os atos de assinatura contaram com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto; do diretor regional do SESC-PE, Oswaldo Ramos; da diretora do SENAC-PE, Valéria Pelegrino;  do secretário de Desenvolvimento Econômico de Serra Talhada, Marcos Oliveira; do presidente do Sindicom, Francisco Mourato; e da diretoria da CDL, além de vereadores e empresários locais.

  • Câmara anunciou R$ 25,7 milhões em repasses de verbas aos municípios nas áreas de saúde e infrae

    Ao abrir a 1ª Assembleia Extraordinária da AMUPE em 2020, o governador Paulo Câmara anunciou o repasse de R$ 25,7 milhões em verbas para assistência farmacêutica e para o SAMU de 20 cidades, além da liberação de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

    Paulo Câmara reafirmou a importância da parceria e do diálogo entre Estado e municípios para seguir avançando em todos os setores. "Existe muito interesse do Governo de Pernambuco em estar sempre conversando com os municípios. Enquanto governador, conto muito com a parceria dos prefeitos para que a gente possa seguir avançando. Vamos discutir o futuro de Pernambuco junto com os municípios, dando um grande exemplo de diálogo e transparência nas ações públicas", disse Paulo Câmara.

    "Na área da saúde, a gente fez uma pactuação  importante para os municípios, tanto na assistência farmacêutica como no SAMU. A reunião também foi importante para tratar sobre o FEM. Fizemos um calendário visando, principalmente, as obras que estão paradas, para que elas possam ser concluídas nos próximos meses", acrescentou o governador, detalhando os repasses anunciados.

    O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, explicou que dos 184 municípios do Estado, 98 estão aptos a receber as parcelas do FEM de 2014 e 2015. Com o repasse, 168 obras poderão ser concluídas. "Para se ter uma noção, durante todo o ano de 2019 aportamos R$ 28 milhões para os municípios na área da saúde e do FEM. Este ano, serão mais de R$ 20 milhões só nos meses de fevereiro, março e abril", afirmou.

    O secretário de Saúde, André Longo, frisou que o processo de pactuação com os municípios é fundamental para ampliar e garantir uma assistência à saúde de qualidade para o povo de Pernambuco. "Na última sexta-feira já iniciamos os pagamentos referentes a janeiro. Então, os 184 municípios receberam a assistência farmacêutica, e 19 municípios mais o distrito de Fernando de Noronha, já receberam a parcela do SAMU. Em paralelo, nós estamos apresentando a portaria que institui um grupo de trabalho para que, em 120 dias, a gente possa fazer a discussão sobre as demais políticas de cofinanciamento", disse.

     

  • Senac inscreve para cursos de Beleza em Serra Talhada

    Em constante expansão, o mercado de beleza tem crescido em todo o País, com uma clientela cada vez mais exigente. Buscando capacitar profissionais para atuarem neste segmento, a unidade do Senac em Serra Talhada está com inscrições abertas para os cursos de Cabeleireiro e Básico de Depilação.  

    No dia 20/2, terá início o curso de Cabeleireiro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Para se inscrever nas formações de Cabeleireiro, o candidato deve ter a partir de 18 anos. A formação tem o objetivo de formar profissionais que possam realizar procedimentos de embelezamento e cuidados nos cabelos, exercendo suas atividades em salões, institutos de beleza, spas, clínicas de estética, hotéis, lojas de cosméticos, cruzeiros marítimos, academias e domicílios, entre outros lugares.

    O depilador profissional é responsável por dominar os principais procedimentos de extração de pelos tanto da face como do corpo, oferecendo um serviço higiênico e de qualidade aos seus clientes. O curso Básico de Depilação começa no dia 3 de março, com aulas de segunda a sexta, das 14 às 17h. Para se inscrever, é necessário ter idade mínima de 16 anos no ato da matrícula.

    As inscrições para aos cursos oferecidos podem ser realizadas presencialmente no Senac em Serra Talhada, localizado à Praça Barão do Pajeú 911 – Centro. As vagas são limitadas. Mais informações sobre os cursos e valores podem ser obtidas por meio do telefone (87) 3929-2350.

    Serviço: cursos de Beleza | Senac em Serra Talhada

    Cabeleireiro

    Período: 20/2 a 10/09/2020, das 19h às 22h, de seg a qui.

    Investimento:  R$ 7x de R$ 396,00

     

    Básico de Depilação

    Período: 03/03 a 16/03/2020, das 14h ás 17h, de seg a sex.  

    Investimento: R$350, em até 6x no cartão de crédito.

     

    Local: Senac Serra Talhada (Praça Barão do Pajeú, 911 – Centro)
    Informações: (87) 3929-2350

  • No final de semana, Marconi Santana reforça ações de infraestrutura e agricultura

    Depois de cumprir agenda em Brasília, de onde trouxe na bagagem mais de R$ 1 milhão que será investido em ações de infraestrutura, educação e saúde.

    O prefeito de Flores Marconi Santana, esteve neste final de semana cumprindo uma intensa agenda, na sede e zona rural do município, que começou com um almoço ao lado de lideranças políticas da região rural, do Saco dos Henriques.

    O momento foi marcado pela presença do grupo de mulheres da mesma localidade e sítios vizinhos.

    Ainda no sábado, ao lado da primeira dama Lucila Santana, o prefeito Marconi Santana esteve na Igreja Presbiteriana, prestigiando a Ordenação Ministerial Pastoral do Missionário Carlos Oliveira.

    Já no domingo, o prefeito Marconi Santana acompanhou os trabalhos de aração de terra, na região rural do Povoado Saco do Romão. A agenda está dentro do Programa Plantando o Futuro, criado no início da gestão.

    “Isso demonstra o respeito que nossa gestão tem, para com o agricultor e agricultora do nosso município. Aqui eles recebem este benefício, e, se Deus quiser, na próxima semana estaremos entregando realizando o trabalho de entrega de sementes”, destacou o gestor de Flores.

    Do Povoado Saco do Romão, Marconi seguiu para o Sítio Tapuio, onde deu continuidade aos trabalhos emergenciais das estradas rurais, que dão acesso ao Povoado Saco do Romão.

    “Estivemos na estrada do Sítio Tapuio pegando material para que fosse colocado na estrada que liga vários sítios, ao Povoado do Saco do Romão e São João Leites. Desta forma a agente vai possibilitar que as pessoas que passam com os seus veículos terem o seu ir vir garantindo”, destacou Marconi.

    A agenda do final de semana, do prefeito Marconi Santana terminou com um almoço, onde foi recebido pelos vereadores, Luiz Heleno, Alberto Ribeiro e Jeane Lucas, amigos e familiares, na residência de Jonas Marinho – liderança política da localidade. 

  • Mar?lia Arraes sonha em governar Recife ao lado de Duque

    IMG-20200213-WA0189

    Aliada de primeira hora de Luciano Duque em Serra Talhada,  a deputada federal Marília  Arraes do Partido dos Trabalhadores - PT, ao contrário do Senador Humberto Costa, do mesmo partido, prestigiou o ato de filiação de Márcia Conrado, pré-candidata à prefeita de Serra Talhada, pelo o bloco de situação, na última quinta-feira (13), em um clube, no Bairro da Caxixola. 

    A neta de Arraes que teve o nome alçado ao Governo de Pernambuco, pelas mãos de Duque, e, que mantém uma agenda para construir,  no PT, uma unidade em torno de seu nome para disputa eleitoral do Recife - PE, em uma entrevista exclusiva a Júnior Campos, Marília defendeu o nome de Luciano   na composição de seu possível governo à frente da Prefeitura do Recife. 
     
    "Eu aprendo muito com Luciano Duque e espero que ele possa estar junto conosco, governando à cidade do Recife, nos ajudando a realizar as  mudanças que o Recife precisa, e, ter Luciano Duque em nosso grupo será muito importante para nossa gestão", 
     
    Provocada pelo o editor do blog, sobre a fissura entre, Ana Arraes e João Campos; a integrante da família foi enfática. 
     
    "Isso não é problema meu! Eu milito em outro campo e isso é uma questão deles [ Ana Arraes e João Campos ] e  eles que tem que resolver".
     
    Sobre sua pré-candidatura no Recife e as conversas com Lula, Marília adiantou:
     
    "Olha amigo, a gente estar conversando, com o presidente Lula, com a presidente Gleici e a maioria da executiva nacional acha importante essa candidatura no Recife, na capital, que será uma candidatura para ganhar", disse. 
     

  • Pajeú : Afogados concentra o maior número de casos notificados de dengue ; SES vai intervir

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES) irá investir R$ 8,8 milhões nas ações de controle e combate às arboviroses ao longo de 2020.

    As áreas que receberão reforços são os municípios de Petrolina, Afogados e Ouricuri, no Sertão, que concentram o maior número de casos notificados de dengue, chikungunya e zika.

    De acordo com a SES, neste início de ano, os casos estão bem abaixo do registrado no mesmo período de 2019 (redução de 45% nas notificações de dengue, 46% de chikungunya e 57% de zika). Mesmo assim, após o período de epidemia registrado nos anos de 2015 e 2016 e diante da alta de adoecimento registrada no ano passado, o orçamento da campanha para evitar as arboviroses teve aumento de 26% para intensificar a vigilância. 

  • Zé Pereira e Juvenal no tradicional sábado de Carnaval em Flores-PE

    Em Flores, no Sertão do Pajeú, os bonecos gigantes de Zé Pereira e Juvenal vão desfilar principais ruas do município. O tradicional bloco carnavalesco da cidade resiste desde a década de 40 e preserva a identidade cultural e histórica de Flores.

    Anualmente, o desfile de Zé Pereira e Juvenal atrai milhares de foliões, que além de acompanhar o cortejo das figuras mais tradicionais do Carnaval, se concentram no centro da cidade, para descobrir quem está por trás das cabeças gigantes, de papel machê.

    O início dos festejos de momo será no dia 21/02 – sexta-feira, a partir das 18h, com concentração no largo da rodoviária – com orquestra de frevo e o tradicional Bloco Caretas Feminino.

    No sábado (22), a programação carnavalesca segue com o Bloco das Virgens, havendo premiação para as melhores fantasias participantes do desfile e premiação para quem descobrir quem estar por trás das máscaras de Zé Pereira e Juvenal.

    O desfile do Zé Pereira e Juvenal será acompanhado pela histórica Filarmônica Manoel Wanderley, ao som do tradicional frevo de rua e Orquestra Edição Extra. 

    Lucila Santana, Secretária de Turismo e Eventos do Município acrescenta que, “Flores, por sua vez, iniciou essa tradição no ano de 1946, quando carnavalescos da cidade, como: Dona Neves, Lindaura Santana, Sebastião Santana e outros, atrelavam à figura do Zé Pereira a Juvenal, conhecida entre os florenses como a mulher do Zé Pereira e nós estamos mantendo essa energia tão bonita, prazerosa e tão contagiante viva em nossos corações”, disse Lucila.

    HISTÓRIA

    A tradicional e popular figura do Zé Pereira possui sua origem em Portugal do século XIX, posteriormente trazida para o Brasil na segunda metade do século XIX, mais precisamente para o Rio de Janeiro, onde na época era instituída como sede federal. A partir daí, muitas regiões aderiu à prática carnavalesca, adequando-a a cultura de cada região.

  • Agência oferece vagas de empregos em Serra Talhada, com salário até R$ 4 mil reais

    Diariamente a Agência do Trabalho de Serra Talhada vem lançando novas vagas em seu cadastro de empregos. Para esta quinta-feira (13) são 11 postos nas áreas de saúde e escritórios de Administração e Contabilidade.

    A instituição informou que as oportunidades são para Coordenador Administrativo, Auxiliar de Escritório, Instrumentador Cirúrgico, Enfermeiro e Agente de Microcrédito.

    Todas as funções exigem que os candidatos tenham no mínimo seis meses de experiência, exceto para o cargo de Auxiliar de Escritório. A vaga para Coordenador Administrativo oferta R$ 4 mil de salário com os acréscimos de ajuda de custo e metas semestrais.

    Os demais empregadores não divulgaram os salários. As exigências de escolaridade variam de Ensino Médio completo, a nível técnico e Ensino Superior completo.

    GARANTA SUA VAGA

    De acordo com a Agência, os documentos necessários para se inscrever e concorrer a vaga são a Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho.

    A documentação deve ser entregue nesta quinta-feira (13) na Agência do Trabalho localizada na Rua Enock Ignácio de Oliveira, 1312, de 07h às 13h.

  • Em Brasília, Marconi destrava recursos para construção de quadra em Sítio dos Nunes

    Depois autorizar mais de R$ 1,2 milhão em obras hídricas e de infraestrutura, em um ato muito prestigiado na sede do governo municipal; o prefeito de Flores, Marconi Santana, seguiu para Brasília.

    O gestor da cidade com a maior cifra de investimentos em recursos próprios do Pajéu levou na bagagem, pleitos para implemento de novos investimentos e ações na pasta de saúde e educação.                                     

    No primeiro dia de agenda na Capital Federal, Marconi Santana esteve no gabinete do Senador Humberto Costa, onde foi recebido por Bruno Póvoa, assessor de gabinete do Senador. “Na ocasião consolidamos apoio importante, na questão de alocação de emendas para investimentos em ações importantes para o município”, disse o prefeito.

    A agenda de Marconi, nesta segunda-feira (10), terminou com uma audiência com Gabriel Medeiros Vilar - Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional do Desenvolvimento de Educação - FNDE. 

    “Graças a Deus conseguimos a prorrogação e a liberação de recursos, para darmos continuidade à construção da quadra de Sítio dos Nunes”, comemorou Marconi.

     

  • Em Flores, Prefeitura promove Campeonato de Futebol Amador das Comunidades Rurais

     

    Neste Domingo (09), os atletas amadores da zona rural do município de Flores fizeram a festa com mais uma rodada do Campeonato de Futebol Amador das Comunidades Rurais. O time do povoado Tenório levou a melhor sobre a equipe da casa, o Santa Cruz, vencendo a partida por 1 x 0.

    A iniciativa do Campeonato partiu da administração pública, que observou os grandes talentos do esporte que estão nas localidades rurais da cidade. Com o apoio da Prefeitura Municipal, o objetivo da gestão com esse projeto, é viabilizar, enfatizar e dar mais visibilidade para o futuro promissor dos esportistas dessas localidades, além de garantir mais dignidade e mais esporte e lazer aos florenses.

    Para o Secretário de Esportes, Carlos Alberto, “mais um investimento da gestão municipal, que demonstra o quanto o prefeito Marconi é compromissado em fortalecer a prática esportiva em nossa cidade”.

    A grande final do Campeonato de Futebol Amador das Comunidades Rurais acontecerá no dia 1º de Março, protagonizada pelas equipes do Tenório e São João dos Leites, no distrito de Sítio dos Nunes.

  • Prorrogado até 16 de fevereiro prazo para parlamentares indicarem Municípios para receberem emendas

    O prazo para deputados e senadores indicarem Municípios para emendas parlamentares foi prorrogado até dia 16 de fevereiro. A publicação foi feita em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na tarde da ú,tima terça-feira, 4 de fevereiro, e dispõe sobre procedimentos e prazos para operacionalização das emendas parlamentares individuais de execução obrigatória, bem como sobre procedimentos e prazos para a superação de impedimentos de ordem técnica.

    Por ser último ano de mandato dos gestores municipais, o Município pode pedir prioridade aos recursos de emendas especiais para custeio – recurso limitado a 30% do orçamento de cada parlamentar. Portanto, entre em contato o mais breve possível com seu parlamentar para agilizar a indicação, sob pena de o Município não ser contemplado com esses recursos.