• CAOS EM BRASÍLIA: Deputados trocam empurrões no plenário da Câmara

    Uma cena lamentável tomou conta do plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira. Deputados entraram em confronto, trocaram empurrões e se xingaram, levando à suspensão da sessão por trinta minutos até os ânimos se acalmarem.

    A confusão começou após o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) subir à tribuna para contestar a decisão do presidente Michel Temer (PMDB) de determinar a convocação do Exército e da Força Nacional para conter uma manifestação que, nesta tarde, transformou-se em baderna. Houve quebra-quebra de ministérios, depredação do patrimônio público e confronto com a Polícia Militar. A medida foi tomada após pedido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Eu pedi o apoio da Força Nacional de Segurança porque o ambiente lá fora estava como um campo de guerra”, afirmou Maia.

    “Se houve a solicitação do presidente da Câmara para que se estabelecesse um estado de sítio, como a gente tem naturalidade para continuar votando como se nada tivesse acontecendo?”, questionou Braga. “Se não garantirem a minha palavra, eu vou aí e vou tomar a presidência”, ameaçou Maia. Ao descer da tribuna, deputados, em um movimento generalizado, começaram a se empurrar.

    Desde a abertura dos trabalhos desta quarta-feira, parlamentares de oposição tentam impedir a realização da sessão. Eles chegaram a ocupar a tribuna e a pedir a realização de eleições diretas e o pediram o fim do governo de Michel Temer.

  • Manifestantes invadem e ateiam fogo a ministérios; Exército coloca 1.200 soldados na Esplanada

    Para cumprir o decreto assinado pelo presidente Michel Temer, o Exército enviará para a Esplanada dos Ministérios nesta tarde um contingente de cerca de 1 200 militares, informou a VEJA o Centro de Comunicação do Exército (Ceconsex). Além do Exército, homens da Marinha e da Aeronáutica já atuam na segurança do Palácio do Itamaraty e do Ministério da Defesa.

    Em meio aos protestos contra o presidente Michel Temer que terminaram em confronto entre manifestantes e policias militares em Brasília, Temer determinou mais cedo uma ação de Garantia da Lei e da Ordem, que permite a convocação de tropas do Exército e da Força Nacional para atuação na segurança pública. Os protestos, que pediam a saída do peemedebista do cargo diante das revelações das delações premiadas de executivos da JBS, tiveram vandalismo e depredação de prédios de ministérios.

    O decreto assinado por Temer, publicado em edição extra do Diário Oficial da União, autoriza o uso das Forças Armadas no Distrito Federal por uma semana, entre hoje e o dia 31 de maio. O texto prevê que a área de atuação para o emprego das tropas seja definida pelo Ministério da Defesa.

    “Uma manifestação que estava prevista como pacífica degringolou na violência, no vandalismo, na agressão ao patrimônio público e na ameaça às pessoas, muitas delas servidores que se encontram aterrorizados, dos quais garantimos a evacuação dos prédios. O senhor presidente da República solicitou, a pedido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, uma ação de garantia da lei e da ordem. Nesse instante, tropas federais se encontram nesse Palácio, no Palácio do Itamaraty e logo mais estão chegando tropas para assegurar que os prédios dos ministérios sejam mantidos. O presidente faz questão de ressaltar é inaceitável a baderna e o descontrole e que ele não permitirá que atos como esse venham a turbar os processos que se desenvolvem de forma democrática e com respeito às instituições”, declarou o ministro da Defesa, Raul Jungmann, no Palácio do Planalto.

    Após o pronunciamento de Jungmann sobre a iniciativa de Rodrigo Maia, houve empurra-empurra generalizado no plenário da Câmara entre deputados governistas e da oposição, iniciado pelos deputados Glauber Braga (PSOL-RJ) e Darcísio Perondi (DEM-RS). Segundo Maia, que diante da confusão suspendeu a sessão por 30 minutos, ele pediu ao Planalto a convocação da Força Nacional, mas o “entendimento” do governo Temer foi o de convocar também tropas do Exército.

    Fonte: Veja

  • Casa da Pedra abrigou gerações em Flores

    Por Iedo Ferraz*, com fotos de Solon Neto

    Esta casa foi construída sobre a cavidade de uma rocha, e se encontra localizada no sítio Covoado, do Vale Cafundó, município de Flores – PE. Sua construção teve início no ano de 1940, por iniciativa de um simples lavrador.

    Neste local, a Casa de Pedra do Cafundó, viveram três gerações de uma mesma família até o ano de 1970. O idealizador da construção aproveitou aquele espaço e, no seu interior, construiu três quartos, uma sala e uma cozinha.

    Por meio da fotografia maior, podemos visualizar apenas uma porta, duas janelas e uma parede feita em tijolos para que a residência tivesse a devida segurança. Quando chega o inverno a vegetação nativa cresce e o atrativo fica encoberto pelo mato e, assim, ganha um verde exuberante.

    Este ponto turístico foi habitado pela família Marinheiro e tem resistido bem ao tempo. As paredes internas continuam firmes na sua originalidade contribuindo dessa forma, pela manutenção do passado histórico desta raríssima edificação. Cabe a nós preservar esse patrimônio arquitetônico e natural.

    *Iedo Ferraz mora em Paulo Afonso-BAonde é servidor do Ministério Público da Bahia, mas é natural de Triunfo

  • Serra Talhada recebe homenagem nos 50 anos da Justiça Federal

    Serra Talhada foi um dos doze municípios homenageados, na noite desta segunda-feira (22), na Sede da Justiça Federal em Pernambuco, durante solenidade de comemoração pelos 50 anos de reinstalação da instituição no estado. No município, a Justiça Federal conta com duas subseções, a 18ª e a 38ª Vara Federal, além de outros órgãos e instituições que contribuem com o exercício da JFPE.

    O prefeito Luciano Duque representou o município na solenidade e agradeceu pelo reconhecimento. “Fomos agraciados, durante o Jubileu de Ouro, com uma homenagem feita pela Justiça Federal em reconhecimento da parceria entre a instituição e o município. Fico muito feliz e honrado com o recebimento da comenda, e no que depender de nós, vamos fortalecer ainda mais a relação com as instituições que promovem o desenvolvimento e trazem melhorias para a nossa terra”, disse Luciano Duque.

    Participaram da solenidade, representantes da Procuradoria da União; Procuradoria da Fazenda Nacional; Defensoria Pública da União; TRF5; Procuradoria Federal; Superintendência da Polícia Federal; Ministério Público Federal; OAB; Faculdade de Direito; UNICAP, Caixa Econômica Federal; Procuradoria do Estado; e o Governo do Estado, representado pelo governador Paulo Câmara.

  • Em Flores, prefeitura e Banco do Nordeste discutem investimentos para o homem e mulher do campo

    O prefeito de Flores, Marconi Santana, participou nesta manhã de segunda-feira (22), de uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores de Flores, para tratar do fortalecimento da agricultura familiar no município.

    A reunião contou com a presença do gerente do Banco do Nordeste, Glewber Mourato, de Ulisses Ferreira, Secretário de Agricultura e de presidentes de associações rurais locais. 

    A pauta do encontro é primordialidade de ações para o homem e a mulher do campo da cidade de Flores. O prefeito destacou que "ao implantarmos logo no início de nossa gestão, o Cadastro Ambiental Rural gratuito e o "Plantando o Futuro" reafirmamos o nosso compromisso em estreitar ainda mais a relação prefeitura e agricultor (a). Nós também temos uma grande conquista dentro do Programa Água é Vida, que está sendo o sistema de abastecimento do Povoado do Tenório, e que vai beneficiar 260 famílias", declarou Marconi.

    A prefeitura também defende o fortalecimento da caprinocultura da cidade, visando assegurar a compra de carne e leite para implemento na merenda escolar, objetivando alavancar a distribuição de renda local.

    Glewber Morato destacou a importância da criação de uma cadeira produtiva no município, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Agricultura e com o Banco do Nordeste, ressaltando que  a região tem um forte atrativo para criação de bodes e ovelhas e assegurando que vai desenvolver o fomento e que Flores não ficar de fora. “Vamos colocar Flores em primeiro lugar na agricultura da região”.

    Já o secretário de agricultura Ulisses Ferreira colocou que, “o pequeno agricultor não tinha incentivo e essa aproximação com a prefeitura”. Ferreira ainda colocou que vai trabalhar para “resgatar o rebanho de Flores e incentivar o criação de gado leiteiro”.

  • 14º BPM intensifica ações na Zona Rural de Flores

     
    No distrito de Fátima, as equipes deram cumprimentos a diversos Mandados de Busca e Apreensão (Imagem: 14º BPM)
     
    Por: Elton Oliveira
     
    POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

    Em operação conjunta realizada na manhã de ontem, 20 de Maio, com a equipe do NIS-2 e Policiais Militares do 14° BPM, foi dado cumprimento a vários mandados de busca e apreensão, entre eles no endereço do imputado B. S. dos S., 71 anos, casado, agricultor; no Sítio Varjota, Distrito de Fátima, Flores; onde após a busca domiciliar foi encontrada 01 (uma) espingarda tipo soca-soca, a qual foi apreendida e encaminhada a DPC junto com o acusado com a fim de serem tomadas as devidas providencias.

    POSSE ILEGAL DE MUNIÇÃO 

    Ainda na manhã de ontem a polícia cumpriu vários mandados de busca e apreensão, um deles eles na residência do imputado J. O. S. F., 60 anos, casado, agricultor; Sítio Cajá, Zona Rural de Flores; onde foram apreendidos 02 (dois) cartuchos de espingarda cal. 28 carregados; 02 (dois) frascos contento espoleta; 01 (um) frasco contendo chumbo; 03 (três) dosadores de pólvora e um isolador de madeira, todo o material estava dentro de uma sacola plástica. Quando o policiamento chegou a residência encontrava-se apenas a esposa do acusado, mas ao término da busca o mesmo, que voltava do trabalho da roça, se apresentou e assumiu a propriedade do material relacionado. Diante do fato o imputado foi encaminhado a DPC de Serra Talhada e apresentado junto com o material apreendido para que fossem tomadas as devidas providencias.

    POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO 

    A equipe do NIS-2 e os Policiais Militares do 14° BPM, também encontraram e apreenderam no Sítio Cajá, Zona Rural de Flores; na residência do imputado M. S. F., casado, agricultor, uma espingarda sem registro cal. 32; 01 (um) cartucho intacto do mesmo calibre; 99 (noventa e nove) espoletas e mais 06 (seis) cartuchos vazios. Depois de realizada a busca domiciliar nada mais foi encontrado. Diante do fato, todo o material apreendido bem como o imputado foi apresentado na DPC de Serra Talhada para que fossem tomadas as providencias legais cabíveis.

  • Agricultor morre após sofrer choque elétrico; em Serra Talhada

    No Sítio Sítio Lagoa, Distrito de Luanda, Serra Talhada; Policiais Militares do 14º BPM foram acionados para se deslocar onde Francisco Pereira Lima, casado, agricultor tinha sido vitima de uma descarga elétrica vindo a óbito ainda no local.

    Ao chegar, o policiamento já encontrou uma equipe da Polícia Civil e Instituto de Medicina Legal com o corpo da vitima. Segundo informação repassada por testemunhas, um cabo de alta tensão tinha se rompido e caído em cima de uma casa próxima a da vitima, que esta ao ver o fio em chamas e para evitar que incendiasse a residência tentou tira-lo, porem na tentativa recebeu uma descarga elétrica que o levou a óbito.

     

  • Prefeitura de ST divulga resultado preliminar de seleção simplificada; confira o resultado

    Nesta sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada divulgou o resultado preliminar do processo seletivo para contratação temporária por excepcional interesse público.

    O prazo para recursos é de 22 a 24 de maio de 2017, que deverão ser apresentados em formulário específico, em anexo, e entregue no Núcleo Municipal de Vigilância em Saúde, Rua Deputado Afrânio Godoy, nº 1275 – Nossa Senhora da Penha.

    CONFIRA O RESULTADO AQUI 

  • Serra-talhadense diz que foi insultada por Ximbinha

    Após sair da XCalypso, Leya Emanuelly fez um desabafo nas redes sociais. Na última quinta-feira (18), a cantora serra-talhadense resolveu explicar o verdadeiro motivo pelo qual deixou a banda: “Sobre minha saída da banda XCalypso. Estava em dívida com vocês e por isso vim contar minha real versão dos fatos, vou tentar ser breve. Não posso sair com a imagem de uma pessoa irresponsável, pois não fui e isso não seria justo comigo e nem com quem acredita em mim e no meu trabalho. Saí porque não conseguia me manter no Pará, e já não conseguia ter um relacionamento profissional e pessoal saudável com meu ex-patrão”, afirmou.

    A cantora pernambucana negou ter saído da banda para participar do concurso de miss em Serra Talhada e afirmou que, em Belém, não recebia ajuda de custo:

    “Eu não saí da banda para me dedicar ao concurso de miss, jamais iria abandonar meu trabalho e deixar as pessoas na mão de uma forma tão irresponsável. Vim para casa, Serra Talhada, pois precisava de cuidados médicos e não tinha condições de me tratar lá em Belém-PA, pois não recebia ajuda de custo da banda. Estava precisando ganhar algum ‘extra’ paralelo a banda, e pensei: Já que estou em casa e vou participar desse concurso ‘talvez me abra portas para desfiles, fotos…’. Já que eu não poderia ganhar ‘extras’ fazendo shows como cantora em outros lugares”.

    Leya Emanuelly também falou sobre sua relação com Ximbinha. Segundo a cantora, o músico a tratava com insultos:

    “Nunca aceitei nenhuma das propostas indecentes que surgiram durante todos estes 12 anos de trabalho e jamais deixei que me ofendessem de qualquer maneira e não foi diferente com ele. Me vi longe de casa, da minha família e amigos, passando por muitas dificuldades, principalmente financeiras, com poucas pessoas para confiar e contar, sendo muitas vezes julgada sem direito de defesa, me sentia mal, pois ‘vesti a camisa’ de uma pessoa que posteriormente sem o mínimo de respeito se julgou no direito de me insultar, gritar, e fazer julgamentos com palavras baixas, denegrindo a minha imagem e meu caráter. A gratidão acabou ali”, disse a loira, lamentando nunca ter recebido um pedido de desculpas.

    Fonte: NE 10

  • Prefeitura de Flores paga mais uma parcela do Garantia-Safra

    A Prefeitura Municipal de Flores, através da Secretaria de Agricultura, pagou nesta Sexta (19), a 4° parcela do garantia safra.

    O valor pago é de R$ 15.597, 50. Esse valor vai garantir a qualidade das atividades agrícolas no município além de beneficiar centenas de agricultores familiares do município.

    O Garantia safra também incorre numa injeção de estímulo para a economia da cidade, gerando mais produtividade e satisfação aos beneficiados e consequentemente a toda a população.

  • Kaio Maniçoba anuncia 1 milhão em recursos para Serra Talhada

    A cidade de Serra Talhada será beneficiada com mais recursos do deputado federal Kaio Maniçoba  (PMDB). Por meio de um pedido do prefeito da cidade, Luciano Duque e do secretário de Esportes, Gin Oliveira, o parlamentar indicou recursos na ordem de 1 milhão que serão investidos em práticas esportivas.

    " Sou apoiador e incentivador das práticas esportivas, e acredito que quando a política é feita com amor, devoção e dedicação as coisas boas acontecem. Tenho certeza que o prefeito Duque e o secretário Gin vão empregar muito bem esses recursos", afirmou Maniçoba.

    Recentemente, o deputado federal conseguiu emendas no valor de R$ 300,000 mil para a reforma do Estádio Municipal Nildo Pereira de Menezes, o Pereirão.

  • Danilo Cabral: O pós-Temer é o que se discute em Brasília

    "O sentimento em Brasília é de que o governo Michel Temer acabou", afirmou o deputado federal Danilo Cabral (PSB). Segundo ele, neste momento, o que se discute é o pós-Temer, se a escolha do novo presidente da República se dará de forma direta ou indireta. "A base do governo está se deteriorando e a situação dele está insustentável", acrescentou. O parlamentar disse que há uma forte expectativa de Temer renuncie ao cargo ainda hoje.

    "Não há mais dúvidas de que o presidente vai sair, só resta saber se o afastamento do presidente pode ocorrer por renúncia, através do impedimento ou ainda como resultado do processo que tramita no Tribunal Superior Eleitoral. A partir disso, temos que ver quais serão os desdobramentos", disse Danilo Cabral. Ele lembra que a Constituição tem suas previsões legais para o caso do afastamento do presidente. "A previsão é de que seja convocada eleição indireta, mas há um forte debate para a convocação de eleição direta, ao qual me incorporo", destacou.

    Danilo Cabral diz que o País vive uma profunda crise de legitimidade, o que poderia inviabilizar uma disputa indireta. "A devolução dessa legitimidade não se dará através da escolha de um presidente por via indireta num Congresso sob qual a sociedade tem ampla suspeição sobre ele. A devolução da legitimidade só se dará por voto direto", frisou. O deputado ressaltou que há um Projeto de Emenda Constitucional, do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), em tramitação na Câmara que prevê a eleição direta em caso de vacância da Presidência da República.

    Ainda hoje, às 17h, Danilo Cabral, ao lado de outros parlamentares, irá protocolar mais um pedido de impedimento do presidente Michel Temer na Presidência da Câmara dos Deputados.

  • 14° BPM e o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

    O Núcleo de Prevenção do 14° BPM, sedeado em Serra Talhada, vem atuando contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesse sentido, ao longo dos últimos meses, os policiais militares, 2° Sargento J. Coelho e Soldado Eliane Lima, foram a várias escolas da cidade de Serra Talhada e Triunfo para promover um debate acerca do tema que, infelizmente, ainda causa muitas vítimas.

    O conhecimento foi gerado e disseminado para várias crianças, e como o dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o 14° BPM se juntou a outros órgãos e participou de um ato público acerca do tema na cidade de Serra Talhada.

    Para o 2° Sargento J. Coelho: “a melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. Dessa forma, o 14° BPM vem atuando nas escolas com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que não só trata da prevenção ao uso de drogas, como também da prevenção acerca da violência sexual infantil”.

    Diante disso, a PMPE, através do Núcleo de Prevenção do 14° BPM, convoca a sociedade pernambucana para se mobilizar contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Portanto, fica o alerta: se souber de alguma violação sexual infantil, procure o Conselho Tutelar, Delegacia da Polícia Civil, Polícias Militar, Federal ou Rodoviária e, se preferir, ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

    O Núcleo de Prevenção do 14° BPM foi criado em 2016 com a finalidade de descentralizar as ações de prevenção do Pacto Pela Vida. Para tanto, conta com o PROERD, o projeto Patrulheiro Mirim, bem como promove e participa de campanhas sobre prevenção à violência doméstica, à violência no trânsito, bullying, racismo, meio ambiente e outros temas atuais, como o polêmico “jogo” Baleia Azul.

  • Serra Talhada recebe prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca concedido pela Alepe

    O vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira, recebeu na noite desta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca concedido pela Alepe aos municípios que se destacam no incentivo à leitura no Estado.

    A indicação de Serra Talhada foi da deputada Teresa Leitão. “Serra Talhada mereceu o prêmio porque o município possui uma Biblioteca Pública de destaque na região. Em um ambiente totalmente climatizado, fornece salas individuais de estudo, sala temática para atendimento de crianças, sistema de cadastramento eletrônico, além de mais de dez mil exemplares disponíveis para consulta”, disse Teresa.

    Representando o prefeito Luciano Duque, o vice-prefeito Márcio Oliveira esteve presente na sessão solene para receber o prêmio. “Quero agradecer à deputada Teresa Leitão por indicar Serra Talhada para receber essa importante comenda. Estamos felizes com essa conquista que aumenta nossa responsabilidade em continuarmos cuidando e investindo em nossas bibliotecas”, agradeceu Márcio.

    O secretário de Educação, Edmar Júnior, ressaltou a importância do prêmio para o município. “É o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município na área de incentivo à leitura através de nossas bibliotecas, espaços que dispõem de uma excelente estrutura para receber a população. Precisamos agora proporcionar o acesso à leitura para as pessoas que ainda não tem através de bibliotecas móveis”, disse Edmar.

    Além de Serra Talhada, representante da macrorregião do Sertão, o município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, também foi homenageado com o prêmio, através de indicação do deputado Aloísio Lessa.

  • PSDB decide destituir Aécio Neves e entregar ministérios

    O PSDB decidiu destituir o senador afastado Aécio Neves da presidência da legenda. Foi cogitada a possibilidade de que o deputado Carlos Sampaio (SP), um dos vice-presidentes da legenda, assumisse o lugar do mineiro, mas o partido decidiu anunciar o senador Tasso Jereissati (CE) como seu presidente interino.

    Senadores do PSDB estão reunidos desde o início da manhã para discutir o desembarque do partido do governo Temer, com a entrega imediata dos cargos. O PSDB tem quatro ministérios na atual gestão:  Secretaria de Governo, Relações Exteriores, Cidades,  Direitos Humanos.
     
    No início do governo Temer, o partido controlava cinco pastas. Mas com a ida de Alexandre de Moraes para o STF (Supremo Tribunal Federal), o partido ficou com quatro ministérios. A pasta foi ocupada por Osmar Serraglio, do PMDB.
     
    A reunião entre os senadores tucanos acontece no gabinete do senador Tasso Jereissati e conta com a presença de toda a bancada e quatro governadores, por meio de conferência telefônica.
     
    O secretário de governo de Michel Temer, Antonio Imbassahy (PSDB-BA) deve se reunir com os senadores ainda esta manhã para definir o futuro do partido no governo. Uma reunião da bancada do PSDB também acontece na Câmara dos Deputados neste momento.
     
    Fonte: Veja

  • Prefeitura de Flores vai realizar ato para combater abuso e exploração sexual infantil

    A prefeitura de Flores, através da Secretaria de Bem-Estar Social realiza nesta quarta-feira (18), um evento para chamar atenção no dia Nacional contra o abuso e à exploração sexual contra Crianças e Adolescentes.

    O ato será marcado por uma mobilização por meio de caminhada e panfletagem com início às 8:00, saindo da Rua Pedro Santos Estima (frente a Escola Onze de Setembro) percorrendo as principais ruas do município é finalizando com um momento de sensibilização na Câmara de Vereadores com apresentações culturais, palestras e orientações sobre o tema.

  • Kaio Maniçoba tem pleito atendimento pelo governador Paulo Câmara

    O início das obras de pavimentação da estrada que liga Carnaubeira da Penha a Floresta, no Sertão de Itaparica, foi festejado pelo deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB), que vinha defendendo a intervenção. Com base o Sertão do Estado, o peemedebista agradeceu ao governador Paulo Câmara o começo das obras.

    "Agradeço ao governador por esse olhar tão especial que tem tido com o Sertão. Essa obra vai proporcionar mais desenvolvimento para várias cidades da região", afirmou Maniçoba.

    Na obra, serão pavimentados 43,3 quilômetros da estrada estadual PE-425. As primeiras camadas de asfalto já começaram a ser implantadas. Essa obra vai melhorar o acesso a diversos municípios, além de criar acesso para os Estados da Bahia e o Ceará.

  • Danilo Cabral (PSB) destaca iniciativa do Cimpajeú

    Na noite desta terça-feira (16/05), o deputado federal Danilo Cabral recebeu, em seu gabinete em Brasília, comitiva formada por prefeitos do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú). Os gestores municipais participam da XX Marcha dos Prefeitos no Distrito Federal, evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

     O presidente do Cimpajeú e prefeito de Flores, Marconi Martins Santana, apresentou pleito para aquisição de uma patrulha motomecanizada e uma usina de asfalto. "O objetivo é desassorear as barragens e reservatórios dos municípios e recuperar as ruas e estradas rurais municipais e intermucincipais", disse Santana.

     

    O deputado Danilo Cabral afirmou ser um justo e legítimo pleito, pois a usina de asfalto vai melhorar a mobilidade urbana e a patrulha mecanizada também vai ajudar a desenvolver ações na melhoria da infraestrutura urbana dos municípios do Pajeú e Moxotó.

     

    "São de fato duas ações estratégicas importantes demandadas pela região", afirmou. Para o parlamentar, a iniciativa do Cimpajeú é pioneira e deve servir de exemplo para outros municípios de Pernambuco. "Esta ação articulada, com um olhar regional, é muito importante para encontrar soluções para os problemas locais", ressaltou.

     

    Sobre a Marcha dos Prefeitos, Danilo Cabral registrou a importância do evento, que tem como principal bandeira a mobilização em defesa dos municípios brasileiros, destacando a urgência de se revisitar o pacto federativo e a necessidade de uma distribuição mais equitativa de atribuições e recursos para os municípios. "É no município onde as pessoas vivem, onde está a demanda imediata do cidadão. E, dentre a União, estados e municípios, é o município que mais sofre com o aprofundamento da crise econômica. A Marcha a Brasília é mais um momento de afirmação de revisão do pacto federativo e tem também o objetivo de tentar sensibilizar o governo federal no sentido de fazer gestos mais largos", apontou.

     

    Integraram a comitiva recepcionada pelo parlamentar em seu gabinete, em Brasília, os prefeitos Marconi Santana, de Flores; José Torres Filho, de Iguaracy; e Djalma Alves, de Solidão. 

  • Afogados promoverá passeio ciclístico no dia de combate à violência sexual contra crianças

    Os números são aterrorizantes. Uma em cada cinco crianças são vítimas de violência sexual no Brasil. Segundo os operadores do serviço de denúncia Disque 100, vinculado à ouvidoria nacional de direitos humanos, a faixa etária mais atingida é a que vai de 4 a 11 anos. Além da violência e exploração sexual, negligência e violência psicológica são outras violações registradas.

    Em Afogados da Ingazeira, buscando dar visibilidade ao Dia Nacional de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura irá promover nesta quarta (18) um passeio ciclístico pelas ruas da cidade. A concentração para a atividade ocorrerá na rua da loja maçônica arquiteto da paz, às 16h.

    A Secretaria de Assistência está coordenando o passeio ciclístico em parceria com diversas instituições, a exemplo do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Conselho Tutelar.

  • Em nota, presidente da CMST esclarece uso de diárias

    Imagem: Júnior Campos

    NOTA PÚBLICA

     

    O Presidente da Câmara de Vereadores de Serra Talhada-PE, em face o conteúdo da matéria contida nesse portal de notícias intitulada “Sem alardes presidente da Câmara de Vereadores de Serra Talhada gasta R$ 4.500 em diárias para viagem sem necessidade”, vem, por meio desta, com vista a reestabelecer a verdade, prestar os seguintes esclarecimento:

     

    1)     A matéria tenta macular a participação do Presidente do Legislativo Municipal no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, ocorrido na Capital Federal, entre os dias 24 a 28 de abril de 2017, como inexistente ou sem necessidade, pelo fato de não ter sido divulgada sua estadia durante o encontro nas redes sociais.

     

    2)     De início cabe esclarecer que o Poder Legislativo Municipal recebeu um convite da Frente Nacional dos Prefeitos, sediado no Setor de Rádio e TV Sul,  Ed. Record, Sala 603 – Brasília-DF, para participar do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, ocorrido na Capital Federal, entre os dias 24 a 28 de abril de 2017. Evento de Iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

     

    3)     No referido encontro, foram reunidos vários prefeitos, gestores municipais, autoridades do governo federal, parlamentares, além de representantes de entidades, universitários e professores para pautar os mais diferentes assuntos que envolvem os municípios, dentre eles "Reinventar o Financiamento e a Governança das Cidades”.

     

    4)     Foram 22 salas temáticas com diferentes assuntos, entre eles: inovações para transformar a gestão e qualificar o gasto; garantia da qualidade e do acesso universal à saúde; financiamento e implementação da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); cidades inteligentes, humanas e eficientes; desafios da mobilidade urbana; eficiência energética, iluminação pública e energias renováveis; transparência na gestão, prevenção e combate à corrupção, entre outros.

     

    5)     Diante da importância dos temas discutidos, inclusive com repercussões na gestão administrativa municipal, a Presidência do Legislativo Municipal de Serra Talhada decidiu participar do mesmo, tendo comparecido integralmente a todos os atos do encontro, conforme certificado em anexo.

     

    6)      A polêmica (irresignação) promovida pelo blog não se trata da importância da participação do Presidente do Legislativo no evento, tanto é que sequer deu a trabalho de pesquisar quais os temas que foram tratados no encontro e sua relevância para Serra Talhada, mas apenas e tão somente pela falta de divulgação dos atos e participações do Presidente do Legislativo municipal de Serra Talhada nas redes sociais.

     

    7)      Assim, cabe a essa Presidência do Legislativo Municipal de Serra Talhada em respeito aos munícipes e com vista a reestabelecer a verdade dos fatos, ampliar a transparência já promovida, expondo a população a importância, relevância e profundidade dos temas dos quais o legislativo municipal de Serra Talhada não poderia deixar de participar.

     

    8)     Cabe, por fim, esclarecer que os valores recebidos destinaram-se ao custeio de deslocamento (aéreo e terrestre), estadia (hotel) e alimentação, durante os dias em que a  Presidência do Legislativo Municipal de Serra Talhada se encontrava em viagem.

     

     

                    Prestado os esclarecimentos acima, e reestabelecida a verdade, colocamos a disposição da sociedade para prestar demais esclarecimentos necessários.

    Atenciosamente,  

    Nailson da Silva Gomes

    Presidente