• Prefeitura de Flores promove manhã de capacitação sobre a erradicação do trabalho infantil

    Com o objetivo de capacitar seus servidores e fortalecer as ações a respeito da erradicação do trabalho infantil, a Prefeitura de Flores por meio da Secretaria Municipal de Bem Estar Social promoveu uma manhã de capacitação. O evento foi composto por um conjunto de palestras, debates e aconteceu, nesta terça-feira (19/11), no Plenário da Câmara de Vereadores do Município.

    De acordo com a secretária da pasta, Renata Braga Santana, o momento foi feito com o intuito de discutir e compartilhar com a equipe de servidores e público em geral, ações para integração do trabalho que busca combater a exploração do trabalho infantil.

    “É importante respeitar a criança, garantindo a ela todos os direitos à plena infância”; explicou Renata.

    PETI

    O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

    O Peti está estruturado estrategicamente em cinco eixos de atuação: informação e mobilização, com realização de campanhas e audiências públicas; busca ativa e registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; transferência de renda, inserção das crianças, adolescentes e suas famílias em serviços socioassistenciais e encaminhamento para serviços de saúde, educação, cultura, esporte, lazer ou trabalho; reforço das ações de fiscalização, acompanhamento das famílias com aplicação de medidas protetivas, articuladas com Poder Judiciário, Ministério Público e Conselhos Tutelares.

  • "Festival Lula Livre foi verdadeiro ponto de drogas com cheiro de maconha"; denuncia deputada

    O ex-presidente Lula foi embora, mas deixou polêmica na Assembleia Legislativa do Estado, nesta tarde de terça-feira.
    A deputada Clarissa Tércio disse, na Alepe, nesta tarde de terça-feira, que o Festival Lula Livre foi um “verdadeiro ponto de drogas” e que era possível “sentir o cheiro de maconha ali”.
    Em aparte, o deputado Joel da Harpa estava repudiando a fala de uma mãe de santo que mandou todos os pastores “tomarem no …”.
    João Paulo disse que tinha “mais de 200 mil pessoas lá”

    Depois, Doriel Barros disse que foram “milhões de pessoas” que foram ao LulaLivre. 

  • Flores com representação em capacitação que debateu novas regras para eleições de 2020

    secret-rio-de-flores

    Renata Santana, Marlon Santana, Júnior Campos e Bruno Araújo Imagem: Claúdio Gomes

    Foi realizado durante todo o dia de hoje, 18/11, o 1° Curso de Capacitação para Candidatos | Eleições 2020, no Centro de Convenções de Olinda.

    O evento é uma iniciativa do Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (Ideppe) com a parceria  da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Prefeitos, vereadores, advogados, assessores e pré-candidatos participaram do curso.

    Das 17 prefetiuras da região do Pajeú, apenas 3 enviaram representantes. Flores, Tuparetama e Afogados da Ingazeira.

    Uma das principais mudanças anunciadas para o pleito municipal de 2020 é o fim das coligações partidárias.

    Para o representante dos municípios pernambucanos na mesa de abertura, o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, “As palestras têm um trabalho educativo. Nós precisamos, antes de tudo, prevenir, orientar, educar, fazer com que a lei se torne de conhecimento e domínio popular. Para que o gestor público possa desempenhar da melhor maneira possível seu papel, respeitando a legislação em vigor”.

    Em todas as eleições há mudanças, e na do próximo ano não vai ser diferente. Segundo a advogada especialista em direito eleitoral, Diana Câmara, “o fim das coligações partidárias é a principal dessas mudanças, o partido vai ter que estar preparado para sozinho enfrentar uma eleição.  Vai ter que estar regularizado, estar com CNPJ certinho. A questão dos gastos de campanha é uma outra  que  os candidatos precisam ficar atentos porque com a questão do financiamento público de campanha, a prestação de contas ganha uma outra dimensão”.

    Para a presidente do Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (Ideppe) e coordenadora do evento, Vesta Pires, “o  curso teve uma conotação bem diferenciada. Ele não foi uma capacitação técnica, teve cunho prático, trouxe aspectos que vão ser muito producentes para os candidatos e para os eleitores. Pois foi um evento em que a gente não trouxe aspectos formais de mudanças jurídicas, nós trouxemos aspectos políticos e práticos”.

    O curso contou também com palestra do Ministro Tarcísio Vieira de Carvalho, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que falou sobre condutas vedadas a agentes políticos.

     

    Participaram da mesa magna de abertura, além da presidente do Ideppe, Vesta Pires, o presidente da Amupe, José Patriota, a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE), Orson Lemos, a presidente da Comissão de Direito Eleitoral e coordenadora acadêmica do evento, Diana Câmara e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC/PE), José Carlos.

     

  • Cultura e turismo de Serra Talhada são destaques no 14º Encontro Nordestino de Xaxado

    Serra Talhada vivenciou mais uma edição do Encontro Nordestino de Xaxado. O evento, que é realizado há 14 anos pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, aconteceu de 06 a 10 de novembro na Estação do Forró, Pátio da Feira Livre, escolas da rede pública de ensino e Sitio Passagem das Pedras, local de nascimento de Lampião, o Rei do Cangaço. Cerca de 3 mil pessoas por noite prestigiaram o evento.


    Com apoio da Prefeitura Municipal de Serra Talhada e do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura/ Fundarpe / Secretaria de Cultura, o Encontro incluiu apresentações culturais, oficina de Xaxado, feira de livros e artesanatos, mostra de comedoria sertaneja e cinema, além de vários shows com artistas consagrados, como Adiel Luna, Assisão, Mestre Baixinho dos Oito Baixos e Ricco Serafim, Henrique Brandão e Cesar Amaral.

    Representando a cultura de Serra Talhada, se apresentaram diversos grupos da cidade: Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Grupo de Danças Gilvan Santos, Grupo As Belas da Vila, Grupo de Xaxado Zabelê, Grupo Herdeiros do Xaxado, Grupo de Xaxado do CRI Beatriz Simões, Grupo Cabras da APAE, Sertão Frevo e Mistura Pernambucana.

    Durante o Encontro o potencial turístico de Serra Talhada também foi evidenciado, através da exibição de um documentário e distribuição do material que compõe a Campanha de Divulgação Turística do Município, produzida pela SEDETUR em parceria com a MPTUR, que difunde os atrativos turísticos da cidade e convida os turistas a desfrutarem de uma experiência única na Capital do Xaxado, que integra a Região Cangaço e Lampião no Mapa do Turismo Brasileiro.

    Com o tema "Serra Talhada: viva a cultura e o turismo", a campanha foi apresentada recentemente no seminário Bora Pernambucar – Turismo de Canto a Canto, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo, na sexta-feira (08/11) em Triunfo. As ações da campanha também estão sendo divulgadas em diversas cidades, a exemplo de Recife e João Pessoa, como forma de atrair o público para conhecer o potencial da Capital do Xaxado.

  • Alunos da rede municipal de ensino de Flores conquistam o 1º lugar do Torneio Virtual de Ciência

    Alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Paulo Pessoa Guerra, do distrito de Sítio dos Nunes, no município de Flores-PE obtiveram a maior nota na soma total dos 6 (seis) desafios propostos pela 4ª Edição do Torneio Virtual de Ciência, que manteve durante todo este ano uma agenda mensal de desafios, com o impulso de atividades experimentais, a partir de questões que relacionassem a Ciência e problemas do cotidiano.  

    O professor Romário Nunes, responsável pela orientação da equipe explicou que o bom resultado se deu visto, “a criatividade para elaborar soluções para os problemas propostos, muitas vezes apresentando trabalhos com alto nível científico e expondo conceitos dos quais estariam até muito acima do que o ensino fundamental limitava a eles”; relatou.

    Romário ainda fez questão de frisar o apoio recebido da Administração Municipal através da Secretaria de Educação.

    “Sempre estiveram solícitos aos nossos pedidos e sempre recebemos este apoio e incentivo de todos que fazem a Secretaria de Educação”.

    TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA

    Trata-se de uma competição que, ao invés de estimular a disputa individual, aposta no trabalho coletivo dos grupos, envolvendo salas inteiras, professores e até mesmo a comunidade no entorno da escola. A competição dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia.

    PREMIAÇÃO

    No dia 02 de dezembro, segunda-feira, as alunas: Graziely Araújo, Yasmin Natiely, Maria Leticia, Esllen Maira do 8º ano e Maria Clara, Ana Raissa, Jennifer Caroline, Maria Silmaria e Maria Isadora do 9º ano estarão recebendo a premiação, pelo o primeiro lugar no sertão pernambucano.

  • Prefeitura de Flores constrói novas cacimbas para matar sede dos animais

    IMG-20191112-141322

    Buscando minimizar os efeitos causados pela forte estiagem, que tem castigado o homem e a mulher do campo e os animais; a Prefeitura de Flores tem intensificado/ampliando as ações através do Programa Água é Vida e assegurando ações que tem melhorado de forma significativa, o dia a dia do produtor rural em suas localidades.

    A ação tem beneficiado dezenas de pequenos e médios produtos rurais com abertura de novas cacimbas, que chegam para matar a sede dos animais.

    “Estamos construindo novos bebedouros, que já chega ao número de 70 (setenta) unidades que estão socorrendo o nosso agricultor e evidentemente o seu rebanho que nesta época do ano sofre bastante. E para matar a sede dos nossos amimais estamos com nossa equipe trabalhando em diversas comunidades rurais, na busca de garantir dias melhores para nossa população rural”; disse o prefeito Marconi Santana.

    Para o Sr. Fernando, agricultor da região rural do Sítio Cajá, os trabalhos da gestão municipal para o homem do campo “estão de parabéns”. Fernando ainda fez questão de ressaltar: “Estamos contentes e agradecidos é de trabalho com este que a gente que mora na roça precisa, pois a dificuldade é muito grande e quando a seca aperta tudo vai piorando e com esta ajuda a gente vai se animando”, destacou.   

  • Amupe promove encontro para debater notícias falsas e a democratização da gestão pública

    A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promove em duas edições nos dias 19 de novembro, em Recife e 21, em Afogados da Ingazeira, o 3° Encontro das Assessorias de Comunicação das Prefeituras Pernambucanas: Comunicar e Democratizar a Gestão Pública. O evento é gratuito e está voltado para assessores de comunicação e imprensa das prefeituras de Pernambuco e o público interessado. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas pelo site www.amupe.org.

    O objetivo do evento é contribuir para que a comunicação seja um mecanismo impulsionador de participação e democratização das gestões públicas. Pela parte da manhã, será ministrada uma mesa redonda que trará como tema o papel das assessorias em tempos de notícias falsas. A ideia é refletir sobre o atual cenário de relativização dos fatos e da ascensão das mentiras, e como as assessorias municipais devem lidar com esse fenômeno.

    Estarão reunidos para discutir o assunto, profissionais de diversas áreas de comunicação do Estado, entre eles o jornalista Aldo Vilela âncora da Rádio Transamérica, apresentador do Roda Viva Pernambuco, da TV Nova, filiada da Rede Cultura no Estado e professor universitário. O diretor-presidente e o diretor vice-presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), Gustavo Almeida e Felipe Calheiros, respectivamente, também estão confirmados.

    A pesquisadora, doutora em comunicação e professora universitária, Nataly Queiroz; o presidente da Asserpe, radialista e blogueiro Nill Júnior, da região do Sertão do Pajeú. Além de Adriano Oliveira, cientista político, professor da UFPE e sócio da Cenário Inteligência que vai comandar a palestra O Controle Social e as Mídias.

    A parte da tarde será exclusiva para os assessores das prefeituras e terá oficina gratuita oferecida pelo Projeto Gestão Cidadã, da Amupe com apoio financeiro da União Europeia, que tem por missão aprimorar a transparência e a prestação de serviços públicos de melhor qualidade.

    O Consultor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Marco Rodrigo será o ministrante da oficina que terá como tema a comunicação para democratização da gestão pública, destinada para assessores de comunicação pré inscritos.

  • Estudante pernambucana passa mal fazendo provas do Enem e morre

    Beatriz Gomes tinha 18 anos e estudava na Erem Santa Ana, em Olinda. (Foto: Instagram/Reprodução.)

    Uma estudante pernambucana de 18 anos morreu depois de passar mal durante as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, nesse domingo (10). Beatriz Gomes Borges era aluna da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Santa Ana, em Jardim Atlântico, Olinda, Região Metropolitana do Recife.


    O corpo da adolescente foi enterrado na manhã desta terça-feira (12). Ela teria tido uma parada cardíaca enquanto realizada as provas de matemática e ciências da natureza do Enem. A estudante chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

    Beatriz estudava no terceiro ano do ensino médio e, segundo colegas da escola, estava aparentemente bem durante a semana que antecedeu o segundo domingo de provas do Enem. Ela participou de aulões e atividades relacionadas ao exame. "Era uma estrela na Terra de tão iluminada. Deus a quis perto Dele, para iluminar também. Descanse em paz, Bia", escreveu a colega Gabrielle Cardozo, no Instagram.

  • Em Flores, Danilo Cabral é homenageado com título de cidadão

    O deputado federal Danilo Cabral (PSB) o título de cidadão de Flores na última sexta-feira (8). A proposição foi apresentada pela vereadora Jeane Lucas (PSB) e aprovado por unanimidade em julho de 2017. O socialista foi majoritário no município nas três eleições que disputou para a Câmara Federal. Em seu discurso, ele agradeceu a homenagem

    "De forma generosa, o povo de Flores me concedeu a honra para representa-lo em Brasília. Receber uma delegação como essa é motivo de alegria e também de muita responsabilidade e só posso retribuir com muito trabalho e defendendo os interesses do município", afirmou Danilo Cabral. O deputado destacou que a cidade é prioridade em seu mandato e elencou algumas ações realizadas em Flores.

    Como deputado federal, entre os anos de 2017 e 2019, foram destinados R$ 3,6 milhões em emendas parlamentares para o município. Recursos que ajudaram o prefeito Marconi Santana a pavimentar ruas, a adquirir equipamentos para postos de saúde, adquirir um trator para ajudar a agricultura familiar.

    "Mas a ação de Danilo é anterior ao mandato, desde sua época como secretário da Educação e depois nas secretarias de Cidades e de Planejamento e Gestão, firmamos parcerias que têm melhorado a qualidade de vida em Flores", disse o prefeito. Marconi citou obras, como a construção da Academia das Cidades, de quadras poliesportivas, de perfuração de mais de 100 poços artesianos, entre outras.

    Ao justificar a honraria ao deputado, a vereadora Jeane Lucas destacou que Danilo Cabral é florense há mais de uma década, contribuindo para o desenvolvimento do município. "Ele tem uma brilhante carreira do deputado e excelente atuação na sua vida pública e profissional, com atuações diretas em nosso município, sendo responsável concomitantemente com o prefeito Marconi Santana por angarias construções de obras de suma importância para o município", disse afirmou.

    Além do prefeito Marconi Santana e da vereadora Jeane Lucas, estavam presente à solenidade o prefeito Anchieta Patriota, de Carnaíba, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Sileno Guedes, representando o governador Paulo Câmara, o vice-prefeito Cícero Moisés, além de todos os vereadores do município.

    Carnaíba

    Antes da solenidade em Flores, o deputado federal Danilo Cabral fez uma visita ao município de Carnaíba. Ele visitou a Escola Padre Frederico Bezerra Maciel, no distrito de Itã, ao lado do prefeito Anchieta Patriota. A unidade de ensino passa por uma ampliação, com a construção de uma quadra poliesportiva e de uma piscina, beneficiando 400 alunos. "Estamos investindo R$ 680 mil com recursos próprios da prefeitura", disse o prefeito.

    À noite, o deputado prestigia a 26ª edição da Festa de Zé Dantas no município. 

  • Prefeitura implanta cineclubes nas comunidades de Serra Talhada

    Os cineclubes fazem parte do Sistema Municipal de Audiovisual, e a implantação também é fruto da parceria com o Governo Federal, através da Secretaria do Audiovisual-SAV. O objetivo dos equipamentos é levar o cinema às comunidades e fomentar a produção local de audiovisual.

    Cada Cineclube é equipado com notebook, projetor, tela e equipamento de som. Durante a implantação, que acontece ao longo do mês de novembro, serão ministradas oficinas para falar sobre o uso, funcionamento e a importância dos cineclubes nas comunidades.

    Ao todo serão 08 Cineclubes implantados nas seguintes localidades: Água Branca, Santa Rita, Tauapiranga, Caiçarinha da Penha, Varzinha, Vila Bela, Bom Jesus (Estação Juventude) e Centro Administrativo. Em Água Branca e Santa Rita as atividades aconteceram no último sábado (09), no Bom Jesus e Vila Bela acontecem nesta terça-feira (12/11), no Centro Administrativo e Varzinha na quarta-feira (13/11) e em Caiçarinha da Penha e Tauapiranga na sexta-feira (15/11).

    A ação é coordenada pela Secretaria Executiva de Comunicação Social e Audiovisual em parceria com as secretarias de desenvolvimento Social e Cidadania e Educação.

     

  • Neste domingo, Governo de Flores levou ações para os moradores de Caldeirão dos Bois

    Em agenda neste final de semana o prefeito de Flores, Marconi Santana, entregou na manhã deste domingo (10) aos moradores da Comunidade de Caldeirão dos Bois, a reforma da Escola Municipal Luiz José do Nascimento e mais de 700 m² pavimento em paralelepípedo.

    O momento festivo foi marcado por uma grande participação popular, homenagens e apresentações culturais, que celebraram mais um momento de conquista para população florense que vem recebendo um conjunto de ações e investimentos na área de educação como a construção de novos equipamentos educacionais, a exemplo das construções da nova Escola Prefeito Antônio Luiz de Albuquerque no Bairro Vila Nova e Escola Municipal Desembargador Adauto Maia, no distrito de Fátima.

    Para o prefeito Marconi Santana, o momento foi de “reafirmação do compromisso do nosso governo em melhorar ainda mais os serviços em educação para população florense e de levar investimentos para todas as localidades de nossa municipalidade”. 

     

    Marconi ainda completou dizendo, que “com esta agenda de trabalho, a gente segue trilhando o caminho do progresso e do desenvolvimento e melhorando de forma significativa a vida de nossa população”, destacou o gestor de Flores.

    O ato de entrega da reforma da escola, e dos mais 700 m² foi prestigiado pelo o presidente da Câmara de Vereadores Luiz Heleno, os vereadores Alberto Ribeiro e Izidório; Secretários de Governo e lideranças políticas de várias regiões rurais do município. 

  • Seleção simplificada oferece 173 vagas para professor da rede estadual

    O governo de Pernambuco divulgou, neste sábado (9), o edital de uma seleção simplificada para 173 vagas para o cargo de professor de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com salários que variam entre R$ 1.438,34 e R$ 1.917,78. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado.


    Das 173 vagas, 159 são para professor nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática, polivalente e práticas agrícolas. As outras 14 são para professor articulador territorial, responsável por ministrar formação para os professores de turmas e dar aulas na ausência de algum professor.

    As inscrições são gratuitas abrem a partir da segunda-feira (11) e seguem até o dia 25 de novembro, exclusivamente no site da Secretaria de Educação e Esportes. Os contratos têm 12 meses, podendo ser prorrogados por igual período.

    Para participar da seleção, é preciso preencher o formulário de inscrição, disponível na internet, e anexar documentos como RG, CPF, comprovantes de residência, de quitação eleitoral e de serviço militar, documentos de comprovação da formação e de experiência profissional. A lista completa está disponível no edital da seleção.

    A seleção acontece em etapa única, de análise de experiência profissional, títulos e cursos. A divulgação do resultado preliminar está prevista para ocorrer até 16 de dezembro. Os recursos podem ser encaminhados entre os dias 17 e 19 do mesmo mês à SEE. A divulgação do resultado final está prevista parao dia 27 de dezembro, no site da Secretaria.
     

  • PSB fortalece legenda em Flores, com novos filiados, discurso de unidade e com críticas a Bolsonaro

    O diretório municipal de Flores realizou nesta sexta-feira (08), um grande ato filiação de pré-candidatos às eleições municipais de 2020 e novos filiados.

    Além de lideranças políticas locais, vereadores do bloco de governista,  empresários e militantes partidários socialista prestigiaram o evento, o Deputado Federal, Danilo Cabral , vice-presidente do PSB nacional e Sileno Guedes – Presidente do PSB estadual, que abonou a ficha dos novos integrantes do PSB em Flores.

    O ato partidária de filiação com o olhar para o pleito eleitoral de 2020  foi aberto por Ulisses Ferreira, presidente local da legenda. Luiz Heleno, presidente da Câmara de Vereadores, também discursou falou da unidade política e da importância da liderança política de Marconi, neste processo.

    O auxiliar do Governador Paulo Câmara, na pasta de Desenvolvimento Social, Sileno Guedes destacou a importância do  Partido na região e manteve um discurso otimista em relação ao pleito municipal de 2020.  

    “O PSB tem uma história aqui no Pajéu, tem uma história aqui no município de Flores. Uma história de transformação de progresso e de fazer com que as prioridades sejam dos mais precisam. E vamos fazer outro momento aqui, com os pré-candidatos e não tenho dúvidas que vamos sair daqui fortalecidos dando a vitória do povo, mais uma vez a vitória do PSB aqui”, ecoou o Presidente Estadual do PSB em Pernambuco.  

    Já do deputado Federal, Danilo Cabral manteve o discurso duro em direção ao Presidente Jair Bolsonaro, criticando a reforma trabalhista, reforma da previdência, possível venda da Eletrobrás, cortes no SUAS, e na educação.

    “Governa atentando contra a democracia, atacando a soberania do País, tirando direitos do povo brasileiro e é isso que está posto lá e contra isso que o PSB se surge”, sustentou.  

    Cabral continuou o discurso, dizendo que, “o povo aqui de Flores por três vezes me fez, com a liderança de Marconi Santana que me abriu às portas do Pajeú, o deputado federal mais votado da cidade de Flores. Muito de orgulho e aumenta a responsabilidade. E Marconi aqui incorpora novos companheiros, para que a gente possa fortalecer o PSB em Pernambuco e aqui em Flores. Marconi é um orgulho para o nosso partido. A gestão que ele faz, a forma que ele trata o povo, as entregas que ele faz para população de Flores e essa é a forma que nós aprendemos a fazer política, governando para todos”, elogiou.

    Já o prefeito Marconi Santana, que governo o município pela 3ª vez disse que “este um momento de fortalecimento da democracia; da nossa caminhada e do nosso projeto de união das famílias florenses, com o ato de filiação de pré - candidatos às eleições municipais de 2020 e dos novos 100 (cem) filiados ao Partido Socialista Brasileiro - PSB, que incluem nomes importantes que chegaram para somar o nosso projeto de trabalho, crescimento e desenvolvimento, de nossa querida Flores”;  destacou. 

  • Flores: Agentes de Endemias recebem novos fardamentos e comemoram índice de 0% no LIRAa

    A Administração Pública do Município de Flores promoveu nessa quinta-feira (07), na sede do governo municipal, uma solenidade para entrega oficial de novos uniformes aos agentes de controle de vetores e vigilância epidemiológica do município.

    É a terceira entrega de fardamento aos profissionais, que no mesmo dia comemoraram o bom resultado/desempenho no 6º Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), mantendo o percentual de 0%. Os agentes foram contemplados com um kit contendo camisa manga longa, bolsa, calça jeans e tênis.

    “Com muita alegria realizamos mais uma entrega de fardamento (tênis, calça e camiseta) para os nossos Agentes de Endemias.  Ato que realizamos anualmente e que reforça o nosso compromisso com os nossos servidores, na questão de sua valorização e melhores condições de trabalho”, destacou o gestor municipal Marconi Santana.

  • Marconi Santana: Nossa região perde um grande homem, um profissional exemplar

    NOTA DE PESAR

    Foi com muita dor e tristeza que recebemos à notícia do falecimento do médico e ex-prefeito do município de Santa Cruz da Baixa Verde; Dr. Francisco Gomes da Silva, mais conhecido como ‘Dr. Fanão’. Nossa região, em especial nossa Flores, perde um grande homem, um profissional exemplar, que com muita dedicação e amor exerceu a medicina para servir os que mais precisam.

    Em nome de minha família e de toda equipe de governo,  reforço o nosso profundo sentimento de pesar pela triste partida do nosso amigo e servidor público do nosso município, Dr. Francisco Fanão.


     Marconi Martins Santana
     Prefeito de Flores

  • Presidente da AMUPE externa profundo pesar pela morte de Dr. Fanão


     
    NOTA DE PESAR
     
    Venho externar meu profundo pesar pela morte trágica do médico e ex-prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde,
     
    Francisco Gomes da Silva, mais conhecido como Dr. Fanão. Externo meus sentimentos aos amigos e familiares, e espero que a apuração desse crime brutal seja feita com a máxima eficiência e celeridade que a gravidade do momento requer.

    José Patriota
    Presidente da AMUPE
    Prefeito de Afogados da Ingazeira

  • Paulo Câmara empossa novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros

    O governador Paulo Câmara empossou, na manhã desta quinta-feira (07.11), o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, em solenidade no Quartel do Comando Geral, no Recife. O coronel Manoel Cunha, que esteve à frente da corporação nos últimos cinco anos, foi substituído pelo coronel Rogério Coutinho. Segundo Paulo Câmara, essa passagem de comando representa profissionalismo, determinação e gestão para o Corpo de Bombeiros.


    "Foi isso que o coronel Cunha fez: se dedicou, e só temos a agradecer por toda a sua forma de conduzir os destinos dessa corporação tão respeitada, dedicada e amada pelo povo de Pernambuco. Com um olhar social, buscou infraestrutura e, ao mesmo tempo, as condições de trabalho adequadas à tropa. Um olhar para garantir o desenvolvimento na carreira e o reconhecimento pelo trabalho", afirmou Paulo Câmara.


    O governador também comentou os esforços realizados para aproximar a corporação da população. "Descentralizamos, montamos as unidades mais perto das pessoas, localizadas em pontos estratégicos dentro do mapa de Pernambuco, para que as respostas pudessem ser dadas em tempo hábil. Tivemos possibilidade de fazer concurso público, de nomear novos praças, novos bombeiros militares e de resgatar a formação dos oficiais", citou, ao dar as boas vindas ao novo comandante.


    "Coutinho está preparado. Com muita honra, tenho a oportunidade de empossá-lo como comandante dos bombeiros militares para, acima de tudo, dar continuidade ao trabalho do coronel Cunha. Para se dedicar a salvar vidas e para liderar toda a corporação do Corpo de Bombeiros Militares para fazer o seu trabalho, se profissionalizar cada vez mais, estar presente em todas as cidades pernambucanas", discursou Paulo Câmara.


    O coronel Cunha agradeceu o apoio do governador nos cinco anos em que ocupou o cargo, desenvolvendo importantes feitos. "Realizamos a maior quantidade de promoções de oficiais e praças da história da corporação. Todos os postos em graduações do Corpo de Bombeiros foram contemplados com progressão de carreira, aumento do quadro e melhoria salarial. Falando em ampliação operacional dos nossos serviços, inauguramos nove novas unidades no Estado, quatro unidades estão em fase de conclusão e estamos iniciando as obras nos municípios de Sertânia e Ribeirão", citou Cunha.


    Por sua vez, o coronel Coutinho falou sobre a importância do compromisso que assume substituindo Manoel Cunha. "A corporação se despede de um comandante-geral amado e respeitado pela tropa, que dedicou 31 anos de sua vida a um propósito maior de ajudar as pessoas. É com imensa alegria que hoje assumo o comando do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Com o mesmo entusiasmo que tinha quando, em 1991, ingressei pela primeira vez nesse pátio interno, ainda como aluno oficial, mas tenho ciência também da grande responsabilidade de ajudar na condução de uma das mais admiradas, amadas, valorizadas e respeitadas corporações do mundo inteiro", argumentou o novo comandante.


    Estiveram presentes à cerimônia o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua; o coronel Carlos José, secretário-chefe da Casa Militar; os deputados estaduais Antônio Fernando e Fabrizio Ferraz; o coronel Vanildo Maranhão, comandante-geral da Polícia Militar; o delegado Joselito Amaral, chefe da Polícia Civil; o Capitão de Mar e Guerra, Capitão dos Portos, Maurício Bravo; o coronel Braga, representante da 7ª Região Militar e o Exército Brasileiro; o coronel médico Francisco Eliomar, diretor do Hospital da Aeronáutica; e o professor Pedro Falcão, reitor da Universidade de Pernambuco (UPE).


    SOBRE O NOVO COMANDANTE – O coronel Rogério Antônio Coutinho da Costa tem 48 anos, sendo 29 dedicados à corporação. Já ocupou diretorias importantes, como as de Logística e Finanças, além do Comando do Grupamento de Incêndio, Salvamento e Atendimento Pré-hospitalar (GBAPH). Casado, pai de uma filha, o oficial iniciou sua vida militar em 18 de fevereiro de 1991, na Academia de Polícia Militar, em Paudalho, chegando ao posto de coronel, maior patente Bombeiro Militar, em 6 de março de 2015. Na sua formação civil, tem a graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  • Não sabemos a quantidade derramada (de óleo) que está por vir, diz ministro da Defesa

    O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, disse nesta segunda-feira, 4, que não sabe a quantidade de óleo derramado que poderá atingir o litoral brasileiro. "É uma situação inédita. Esse desastre nunca aconteceu no Brasil e até no mundo. Esse tipo de óleo não é perceptível pelo radar, pelo satélite. Não sabemos a quantidade (de óleo) derramado que está por vir", afirmou.

     
    A declaração do ministro foi uma resposta sobre declaração do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de que o "pior está por vir". Azevedo e Silva disse que o governo está "acompanhando a evolução" e avança na investigação sobre responsáveis pelo óleo.
     
     

  • Avião que levava governador Paulo Câmara apresenta defeito no Recife

    Paulo Câmara estava em aeronave em direção a São Paulo — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

    Um avião em que viajavam o governador Paulo Câmara (PSB) e secretários estaduais apresentou um problema técnico, nesta segunda-feira (4). A aeronave, operada pela companhia aérea Gol, fazia a rota entre o Recife e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Segundo a assessoria de comunicação do governo, a comitiva seguiu no mesmo voo.


    Estavam no avião com o governador os secretários de Imprensa, Eduardo Machado, e de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, e um ajudante de ordens, que não teve o nome divulgado. O voo 01557 estava previsto para decolar às 13h50. Segundo a Gol, o avião apresentou uma limitação técnica antes da decolagem.

    O problema ocasionou atraso na decolagem, que ocorreu às 14h50, após todas as verificações. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) confirmou a ocorrência.

    O governo informou, ainda, que o motivo da viagem é uma reunião com empresários que têm investimentos em Pernambuco.

    Por meio de nota, a Gol informou que "lamenta os transtornos causados por esta situação e reitera que tais medidas são para garantir a segurança".