• Vereador engrossa discurso em direção aos revendedores de gás

    Na sessão desta última segunda-feira (18), da Câmara de Vereadores de Serra Talhada, a polêmica envolvendo um suposto esquema de Cartel de Gás na cidade, ganhou proeminente destaque no discurso incisivo e duro do Vereador Rosimerio de Cuca.

    Ao usar a Tribuna da Casa Joaquim de Souza Melo, o parlamentar foi objetivo em sua fala, e disparou contra os revendedores de gás da cidade dizendo: "O nosso povo é um povo sofrido e trabalhador, e não aguenta mais esse sofrimento de estar gerando lucro em cima de lucro a esses vendedores. Nós temos cidades como Flores, Petrolina e outras, onde o preço do gás é mais barato que aqui!", pontou indignado o parlamentar.

    Rosimerio de Cuca ainda ressaltou que não estava atacando ou denegrindo a imagem de ninguém mas, "estou fazendo meu trabalho, que é defender os cidadãos Serra-talhadenses". 

  • Marconi Santana pleteia recursos em Brasília

    Marconi Santana no salão verde da Câmara Federal/arquivo

     

    O prefeito de Flores, Marconi Santana (PSB), tem uma forte agenda no Distrito Federal esta semana. O gestor da Terra da Moacir Santos desembarcou em Brasília nesta segunda (19) logo após ser recebido, no Recife – PE, por Sileno Guedes - Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Governo de Pernambuco.

     

    Em Brasília, onde ficará até quinta-feira (21), Santana vai à busca de emendar parlamentar para custeio da saúde e investimentos em equipamentos públicos e serviços.

     

    Marconi adiantou que está indo “pleitear junto aos nossos senadores e deputados, emendas para nosso município. Estarei no FNDE, onde tentarei destravar a 1ª parcela da Escola de Fátima e ainda tenho agenda no DNOCS, DNIT e Codevasf”.

  • Prefeitura e Compesa assinam convênio de 1,5 milhão para construção de adutora

    A obra, orçada em R$ 1,5 milhão e que terá 4 km de extensão, vai beneficiar diretamente mais de 3 mil pessoas nas instituições de ensino e desafogar o abastecimento da adutora antiga, melhorando a distribuição de água nas comunidades dos bairros do Mutirão e Universitário, com cerca de 7 mil pessoas.

    A assinatura do convênio contou com a participação do presidente da Compesa, Roberto Tavares; do diretor de Interior da Companhia, Marconi Azevedo; do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque; do deputado federal Fernando Monteiro, e da reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena.

    Segundo o prefeito Luciano Duque, o empreendimento, após a fase de licitação, tem previsão de conclusão de pouco mais de um mês. "A prefeitura de Serra Talhada arcará com os serviços de implantação do equipamento. Em pouco mais de um mês estaremos comemorando essa grande conquista para a nossa cidade", afirmou o gestor.

    "Essa obra é de extrema importância para a garantia de serviços necessários e urgentes na cidade, como a manutenção dos trabalhos desenvolvidos nas unidades educacionais e de comunidades no entorno. Possibilitar a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos e o desenvolvimento econômico das cidades do meu Estado são prioridades minhas", atestou Fernando Monteiro.

    Segundo a reitora da UFRPE, a adutora permitirá que as atividades de ensino e pesquisa se desenvolvam a contento. "A garantia de abastecimento é tranquilizadora e garantirá que as atividades não sejam prejudicadas. Foi uma grande conquista", garantiu.

  • Edson Gomes e Maestro Forró no Carnaval, no Carnaval de Triunfo-PE

    Foi confirmada com detalhes a programação do Carnaval dos Caretas 2019, em Triunfo. A programação foi definida em conjunto por Empetur, Fundarpe e Prefeitura Municipal.

    No sábado, dia 2 de março, a programação a partir das 17 ficará por conta de Banda Reviver, Nanara Bello e Santa Dose e Badallê.

    No domingo (03), Forró da Galera, Maestro Forró e Orquestra da Bomba do Hemetério, DJ Rincon e Doginho fazem a programação.

    Na segunda, dia 4, Radiola Serra Alta, O Quinto, Edson Gomes e Valdinho Pires. E na terça, dia 5, Padú Frajola, Orquestra Madureira, Devinho Novaes e Paixão de vaqueiro.

    Edson Gomes: grande atração desse ano, Edson Gomes nasceu no município de Cachoeira/BA, na juventude desejava ser jogador de futebol. No ano de 1972, fez sua primeira apresentação como músico, participando do Festival de Música Estudantil no Colégio Estadual de Cachoeira, quando obteve a primeira colocação.

    Aos 16 anos de idade, após ganhar um festival de música em sua cidade, resolveu seguir a carreira artística. Nesse período ele ainda não tinha uma definição musical, era letrista e intérprete. Após aprender harmonia começou a fazer composições e criar letras, melodias e acordes. Depois de participar de outros Festivais de Música Estudantil locais, em 1977 participou do Festival de Inverno de Cachoeira, no qual também ganhou, nessa época ele já tinha um prestígio e profissionalismo maior que os apresentados nos festivais anteriores.

    Em 1982, Edson viaja para São Paulo, e arranja um emprego na área da construção civil. Foi escolhido como o melhor intérprete do Festival Canta Bahia, com a música “Rasta”; recebeu também o Troféu Caymmi e gravou um compacto. Retornando para Cachoeira em 1985, participou do festival de música da cidade de Feira de Santana, Bahia, que era a segunda maior cidade do interior do nordeste, nesse festival ele foi premiado com o segundo lugar como melhor intérprete.

    Em 1988, gravou o álbum Reggae Resistência lançado pela gravadora EMI de onde saiu o seu primeiro sucesso a canção Samarina, com seu estilo já definido como um roots reggae engajado, influenciado por Bob Marley e Jimmy Cliff.

    No ano de 1990, foi lançado o disco Recôncavo. Em 1992 foi lançado o álbum Campo de Batalha, e seu sucesso se espalha pela região nordeste e por todo o país. Em 1996 Edson foi convidado para abrir o show de Alpha Blondy, em Salvador. Tocou para 22 mil pessoas que cantaram as suas músicas, sendo o maior evento de reggae da Bahia naquele ano. O quarto disco de Edson intitulado Resgate Fatal, lançado em 1995, o álbum foi um sucesso de vendas e tem como destaque a canção “Isaac”. No ano de 1999 lançou o álbum Apocalipse, deste destacam-se “Camelô”, “O País é Culpado” e “Apocalipse”.

    Ainda em 1999 Edson deixa a gravadora EMI, que lança uma coletânea intitulada Meus Momentos que resgata seus sucessos antigos. Em 2001 lançou o seu primeiro trabalho independente, o nome do álbum é Acorde, Levante e Lute, esse nome também e nome de uma faixa do próprio álbum. Em dezembro de 2005 Edsom Gomes gravou o seu primeiro CD, DVD ao vivo, a gravação aconteceu no parque aquático Wet’n Wild que fica em Salvador, Bahia. O DVD foi lançado em 4 de janeiro de 2006.

    Edson Gomes compôs a música “Ovelha Negra” para ele mesmo, ainda na época em que vivia na casa de seus pais, por volta dos vinte anos de idade. Atualmente reside no seu estado de origem, a Bahia.

    Fonte: Nilljunior

  • Prefeitura de Flores investe em luminárias de LED a energia solar

    Os moradores de Fátima, distrito de Flores foram contemplados neste final de semana, com mais ações da Prefeitura de Flores. Todas as luminárias convencionais que, dão acesso ao distrito foram substituídas por luminárias de LED a energia solar.

    Este é o segundo ponto da cidade que recebe esse tipo de tecnologia que, vai diminuir a conta de energia, as despesas com manutenção e contribuir com o meio ambiente.

    A ação em trocar luminárias convencionais por LED está dentro cronograma de trabalho do Programa Ilumina Flores, criado pela administração municipal, através da Secretaria de Infraestrutura.

    O Prefeito do Município, Marconi Santana, que esteve acompanhando os trabalhos de instalação assegurou que, "mais equipamentos públicos, como praças e pontos turístico vão receber essa nova tecnologia; o que demonstra o quanto somos zeloso com a boa aplicação do dinheiro que é do povo".
     

  • Em Custódia a Secretaria Estadual de Saúde investiga a segunda morte por suspeita de arboviroses

    Em Custódia, município do Sertão de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) investiga a segunda morte por suspeita de arboviroses deste ano. A cidade, ao lado de Salgueiro e Verdejante, na mesma região, fez o território pernambucano passar para a zona de alerta para transmissão de dengue, zika e chikungunya, segundo revela o 6º boletim epidemiológico do Estado. O balanço considera os dados até o dia 9 deste mês, quando foi a óbito um homem de 39 anos, em Custódia, após apresentar sintomas sugestivos de arboviroses. 

    No município, a SES realiza atualmente um trabalho de bloqueio de transmissão com a aplicação espacial de inseticidas (com nebulizadores costais) utilizada para o controle do Aedes aegypti. O objetivo da estratégia, usada em Custódia, Salgueiro e Verdejante, é deter a curva ascendente de adoecimento, caracterizando um surto.

    Só na Regional de Salgueiro (congrega sete municípios e um total de 145 mil habitantes), os casos notificados de dengue aumentaram em quase 4.000%, em comparação com o mesmo período do ano passado: saiu de 7 para 275 registros, em números absolutos. Com o apoio da gestão municipal, a SES fez recentemente busca ativa de moradores de Custódia com sintomas de arboviroses.

    “Sabemos que, quando se inicia um aumento nas notificações de dengue, chikungunya ou zika, certamente há outros casos que não conseguem chegar a unidades de saúde e, por isso, não são registrados. Então, para uma melhor vigilância da situação, optamos pela busca ativa”, informa a gerente do Programa de Vigilância das Arboviroses da SES, Claudenice Pontes. Ela acrescenta que, na próxima segunda-feira, será feita uma reunião para reavaliar a necessidade de permanência dos profissionais que fazem a a aplicação de inseticida. 

    O boletim da SES também chama a atenção para o aumento das notificações de dengue na Regional de Afogados da Ingazeira, que reúne 12 municípios, com 29 casos suspeitos. No mesmo período do ano passo, foram 8 registros. Ou seja, houve um aumento de 262%. “O alerta é importante para que profissionais fiquem atentos a possíveis casos, a fim de notificá-los e tratá-los. Só por meio dos registros, podemos fazer a análise técnica para atuar quando necessário”, frisa Claudenice. 

    A gestora ainda lembra a importância de as pessoas, diante de sintomas sugestivos de dengue, zika ou chikungunya, procurarem os serviços de saúde. Além disso, ela convoca a sociedade para auxiliar nas ações de prevenção e controle, essenciais para evitar a proliferação do mosquito. “Precisamos ficar vigilantes nas nossas casas para evitar recipientes com água sem tampa e os pratos dos vasos de plantas com água. Uma tampa de refrigerante já é o suficiente para que o mosquito deposite seus ovos”, destaca Claudenice. 

  • Paulo Câmara visita fábrica da Itaipava e ressalta avanços do setor no Estado

    ITAPISSUMA - Para conferir os avanços e o andamento da produção de uma das maiores indústrias do polo cervejeiro de Pernambuco, o governador Paulo Câmara visitou, neste sábado (16), as instalações da fábrica da Itaipava, localizada no município de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. Acompanhado da vice-governadora Luciana Santos e do presidente do Grupo Petrópolis, Walter Faria, Paulo vistoriou as linhas de produção do parque fabril, que emprega atualmente cerca de 820 trabalhadores diretamente, oportunizando outros 3.200 postos indiretos na região. Nos últimos quatro anos, o Grupo já investiu cerca de R$ 1,4 bilhão na unidade, sendo R$ 400 milhões na expansão das atividades.


    "A gente ver uma fábrica como essa do Grupo Petrópolis crescendo a cada ano, vendendo mais e gerando mais empregos aos pernambucanos, para nós é sempre um motivo de muita satisfação e de responsabilidade. Uma fábrica que já ampliou suas atividades várias vezes, desde a sua inauguração em 2015. Isso mostra que com planejamento, com parceiros sérios e, acima de tudo, com a força do nosso povo trabalhador, é possível avançar, se desenvolver, gerar mais emprego e renda no nosso Estado", frisou o governador.

  • Em Flores, Círculos de Educação e Cultura discute feminicidio

    Em Flores, uma grande palestra, com o foco no tema feminicídio foi realizada na manhã desta quinta-feira (14). O encontro foi promovido pelo Programa Mãe Coruja e órgãos da administração municipal, através das Secretarias de Bem Estar Social e Turismos e Eventos, com participação da Polícia Militar, representada pela Delegada Dra. Andreza Gregório -  da delegacia de Polícia Civil, na pessoa de Dra. Jéssica Zuy e de representantes da Patrulha Maria da Penha - Soldado Mirtes e Sgtº Claudio.

    O momento foi marcado por uma ampla discussão sobre a problemática e atraiu um público de mulheres da cidade, que ouviram das autoridades presentes como é importante unir toda a sociedade em prol do enfrentamento à violência de contra mulher, com foco no feminicídio e no retrocesso dos direitos das mulheres.

    Para a primeira dama do município, Lucila Santana, foi um momento de “reafirmamos nosso compromisso com as políticas públicas voltadas para a segurança e bem estar de toda população feminina do nosso município”, destacou Lucila ainda listando agradecimentos aos presentes, que incluiu  os “Coordenadores de Programas Sociais, vereadora Jeane e populares”.

  • Após revelar que estaria saindo do PT, Duque tem encontro com auxilar de Bolsonaro, em Brasília

     

    Após anunciar que estaria deixando o Partido dos Trabalhadores – PT, Luciano Duque, prefeito de Serra Talhada arrumou as malas e seguiu para o Distrito Federal. Entre uma agenda e outra pelos, os gabinetes da Câmara Federal, Duque foi abrindo caminhos em direção aos auxiliares do Presidente Jair Bolsonaro (PSL)

    Após passar pelos os gabinetes dos deputados federais, Gonzaga Patriota (PSB), Silvio Costa Filho (PRB), Pastor Eurico (PATRI), Fernando Monteiro (PP), Carlos Veras (PT) e Marília Arraes (PT); antes de embarcar para Serra Talhada, Duque conseguiu uma audiência com o Chefe de Gabinete do Ministro da Saúde, Alex Machado Campos, onde tratou de novos investimentos para o município.

    “Apresentei a necessidade que temos de construir novos equipamentos de saúde, como CAPS e USF, além da importância de adquirirmos um novo odontomóvel, para ampliarmos o atendimento as comunidades mais distantes”, revelou o prefeito o teor da conversa com o auxiliar de Jair Bolsonaro (PSL).

  • Heroína que ajudou caminhoneiro no acidente de Boechat é sertaniense

    A família da sertaniense Leiliane Rafael da Silva, 28 anos, do Povoado Moderna, se mantém discreta em relação ao feito heroico. Nos últimos dias, a tragédia que vitimou o jornalista Ricardo Boechat sensibilizou e entristeceu o país inteiro. Entre as imagens que os brasileiros não esquecerão, está a cena da Leiliane salvando o motorista do caminhão atingido pelo helicóptero. Apesar de sofrer de um sério problema de saúde, a heroína só pensou em tentar salvar aquela vida e, de fato, conseguiu salvar. Parabéns Leiliane. Sertânia se orgulha de você e deseja que mais ações corajosas como essa se repitam. 

    Sobre o acidente
     
    O helicóptero em que estava o jornalista e o piloto caiu na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, no início da tarde desta segunda-feira (11) e bateu na parte dianteira de um caminhão.
     
    Segundo o capitão Paiva, da Polícia Militar, a aeronave tentou pousar no acesso do Rodoanel com a Rodovia Anhanguera quando "um caminhão que havia acabado de passar pela praça de pedágio na faixa do sem parar não teve tempo hábil de frear e colidiu com a aeronave ainda pousando".
     
    Depois de apresentar jornal na Band News FM, na capital paulista, Boechat seguiu para um evento organizado para uma indústria farmacêutica, em um hotel em Campinas, no interior de São Paulo.
     
    O helicóptero saiu de Campinas às 11h45, no interior do estado, onde Boechat participou pela manhã de um evento, e seguia em direção à sede do Grupo Bandeirantes, no Morumbi, Zona Sul.
     
    A queda ocorreu na rodovia Anhanguera, próximo ao Rodoanel: a aeronave bateu na parte dianteira de um caminhão. Segundo testemunhas, o piloto tentava fazer um pouso de emergência.
     
    "De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave estava com o Certificado de Aeronavegabilidade válido, bem como a Inspeção Anual de Manutenção, ou seja, em situação regular", diz nota da Anac.
     
    Fonte: Mídia em Ação
     

  • Em Flores, Marconi Santana investe em capacitação profissional

    A Gestão do Prefeito Marconi Santana, em Flores, está caminhando a passos largos com iniciativas que buscam agilizar e aperfeiçoar projetos empenhados na Capacitação Profissional da população do município.

    Marconi Santana e sua esposa, Lucila, receberam nesta última quarta-feira (13), Suzany Medeiros, Analista Comercial do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. Na ocasião o gestor tratou através de diálogo com a analista, sobre propostas para a criação de um serviço de planejamento de qualificação profissional nas áreas de beleza, artesanato e turismo na cidade de Flores.

    O objetivo da Administração Pública Municipal é incentivar e ativar os talentos e a capacidade profissional de jovens, adultos e da população florense em geral, visando o crescimento e a produção de uma cultura de formação profissionalizante para seus munícipes.

  • Bolsonaro sobre laranjas: determinei à PF que investigue

    Em entrevista gravada ao Jornal da Record nesta quarta-feira (13) o presidente Jair Bolsonaro dise que, caso seja comprovado que o ministro da Secretaria -Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, esteve envolvido num esquema de candidatura laranja do PSL na última eleição, o destino do ministro será "voltar às suas origens".

    Bolsonaro negou ainda que tenha conversado com Bebianno enquanto ainda estava no hospital. Nesta tarde, o filho do presidente e vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro usou o Twitter para desmentir Bebianno, que disse ter conversado três vezes com o presidente na terça, 12. "Apenas a verdade: Bolsonaro não tratou com Bebiano (sic) o assunto exposto pelo O Globo como disse que tratou", diz a postagem.

    Carlos Bolsonaro também publicou um áudio que indica ter sido gravado pelo presidente em que Bolsonaro diz a Bebianno que não falará com ninguém.

  • Bolsonaro bate martelo sobre idade mínima na reforma da Previdência

    O presidente Jair Bolsonaro definiu os pontos-chave da reforma da Previdência. A idade mínima para a aposentadoria será de 62 anos para homens e 57 anos, para mulheres. O chefe do Executivo vinha acompanhando as discussões da equipe econômica sobre o texto, mas entendeu que é preciso, primeiro, diferenciar a faixa etária entre os gêneros, e, segundo, definir uma idade mínima menor do que 65 anos para beneficiários.

    As idades foram anunciadas pelo presidente no início de janeiro, mas o Palácio do Planalto negou, a pedido da equipe econômica — os técnicos disseram que seria apenas uma das possibilidades em estudo. Em reuniões com prefeitos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, também teria dito que homens se aposentariam com 62 anos, enquanto mulheres, aos 57. Mas ele tem a intenção de elevar a idade para 65 anos nos dois gêneros.
     
    Na prática, as idades mínimas passarão a valer em 2022, ou seja, no último ano de mandato do presidente. A equipe econômica quer, porém, que haja uma ampliação dos números nos próximos anos. A regra de transição deve ser de algo entre 10 e 15 anos, sendo que, ao fim desse período, tanto homens quanto mulheres poderão se aposentar com 65 anos.

  • Vereadores de ST cobram respostas de secretários durante sessão desta segunda, 11


    Na noite da última segunda-feira (11/02), durante a segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada, foram cobrados dos secretários municipais, respostas quanto aos pedidos dos vereadores. Segundo Vera Gama, os secretários recebem as demandas, mas não dão retorno à população.

    "Nosso papel é esse, de repassar aos secretários as demandas e anseios da população, bem como cobrar respostas e soluções. Infelizmente temos muitos pedidos pendentes e sem respostas. O povo nos cobra na rua e não temos um posicionamento quanto ao andamento do pedido, se será ou não viabilizado", disse Vera Gama.

    Dentre os assuntos destacados na sessão estavam: a construção de uma praça no bairro José Alves de Carvalho Nunes (Mutirão); a recuperação da Rua Tabelião Antônio Alves de Souza – Malhada; a manutenção da Rua Padre Luiz Kerhle e da rua da creche São João Batista; a poda das arvores na Praça Isidório Conrado, em Bernardo Vieira; a reforma da Escola Municipal João de Sousa Leite, na Malhada do Juá e a reforma da Escola Municipal João Leonardo de Lima, na Comunidade Rural de Juazeirinho, além das solicitações de roço do mato às margens da PE-414, que liga Bernardo Vieira a Serra Talhada, pelo DNIT e a iluminação pública do bairro Mutirão até a UAST, pela CELPE.

    "A população está a mercê dos bandidos que frequentemente praticam assaltos aos estudantes e funcionários da instituição por encontrarem um local favorável à prática de delitos", relata o vereador Nailson Gomes. 

    Na oportunidade, ainda foram cobrados: o concerto do semáforo da Rua 15; a iluminação pública de Água Branca; resposta do Ministério Público sobre os valores abusivos do gás de cozinha; os serviços do Posto de Saúde do Rodeio, que estão parados; falta de água nos distritos de Tauapiranga e Varzinha; iluminação do bairro Vila Bela e o conserto dos ares-condicionados da biblioteca pública, localizada na Câmara Municipal.

  • Ganhe o Mundo segue avançando e envia estudantes para a Austrália

    "Nunca imaginei que teria essa oportunidade. Meu sonho, desde pequeno, sempre foi fazer intercâmbio, e hoje esse sonho se tornou possível". Foi assim, com um misto de emoção e ansiedade, que o jovem Janaelson Barros, de 16 anos, expressou sua gratidão por ser um dos contemplados da edição 2019.1 do Programa Ganhe o Mundo. O estudante de Cupira, município do Agreste Central, embarcou na tarde desta terça-feira (12.02) para Hobart, na Austrália, juntamente com outros 22 alunos da rede pública estadual de ensino. Além desse grupo, outros 52 jovens devem viajar nos próximos dias para o mesmo país de língua inglesa.

     

    Como de costume, o governador Paulo Câmara fez questão de acompanhar de perto esse momento de emoção para os alunos e seus familiares. "Quando a gente planeja cada nova edição do Ganhe o Mundo, a gente pensa nas muitas experiências que os nossos alunos vão viver e poder compartilhar. Esse grupo, que está embarcando para a Austrália tem um passaporte para vivenciar uma nova cultura, conhecer outra realidade. Tem um passaporte para transformar as suas vidas, para realizar os seus sonhos. Acreditamos e apostamos nisso", destacou Paulo, acompanhado da vice-governadora Luciana Santos.

     

    O embarque de hoje contemplou alunos da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. Na Austrália, os intercambistas vão cursar a modalidade High School em escolas públicas e privadas. Além da oportunidade de estudar em outro país, o programa de intercâmbio do Governo de Pernambuco oferece aos estudantes seguro saúde internacional, acomodação em casa de família (host famíly) com todas as refeições garantidas e uma bolsa mensal no valor de R$ 719.

     

    "A gente está iniciando uma sequência de três embarques para a Austrália, que contemplará 75 estudantes. Depois a gente vai ter na sequência os embarques para a Nova Zelândia e, já no finalzinho do mês ou no início de março, faremos embarques para países da América do Sul: Argentina, Chile e Colômbia. Então, teremos um ciclo bem movimentado", explicou o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amâncio.

     

    Assim como Janaelson, Larissa Sousa, de 17 anos, também se emocionou ao descrever a importância do intercâmbio para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. "É uma oportunidade que não tem como definir em palavras. Não é todo estudante do Nordeste e do Interior que consegue sair do país e ter essa experiência de cinco, seis meses fora. Então é um orgulho para a região", pontuou. "Acho que o governo faz muito bem em investir nos jovens, porque a gente vai trazer novas experiências de outro país, que podem transformar Pernambuco em um lugar melhor", completou Larissa, aluna da Escola de Aplicação de Petrolina, no Sertão do São Francisco.

  • Conselho Tutelar realiza palestra sobre atribuições do órgão em Serra Talhada

    O Conselho Tutelar de Serra Talhada realizou na última sexta-feira (09.02), uma importante palestra sobre a atuação do órgão na Câmara de Vereadores. A palestra teve como tema: Conselho Tutelar: O que é? O que faz? E o que não faz?

    O evento aconteceu em virtude do Dia Estadual de Mobilização e Fortalecimento dos Conselhos Tutelares de Pernambuco, criado pela Lei Estadual 15.508, de 21 de maio de 2015, que estabeleceu a data 06 de fevereiro para homenagear os conselheiros tutelares vítimas da tragédia em Poção-PE, no ano de 2015.

    além de transmitir para a sociedade e órgãos  em geral as atribuições e finalidades do Conselho Tutelar, no intuito de minimizar  as distorções e aumentar as parcerias, cuidando para que as crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos.

    Na oportunidade, o Conselho Tutelar anunciou a criação de duas ações inovadoras: "Conselho Tutelar Itinerante", que levará atendimento aos distritos e povoados do município, e "Conselho Tutelar nas Escolas", que estreitará as relações entre alunos, gestores e professores no que tange ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

    O evento contou com a presença e contribuição do presidente da OAB-Serra Talhada, Dr. Allan Pereira, do membro da OAB e presidente da comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da instituição, Dr. Renato Lúcio e do sargento da Polícia Militar, J. Coelho, além de conselheiros tutelares, integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e do vereador Nailson Gomes.

    A criação dos Conselho Tutelares está entre os avanços que o Estatuto da Criança e do Adolescente proporcionou. O órgão é responsável por zelar pelos direitos de crianças e adolescentes sendo estruturas fundamentais no enfrentamento à negligência, à violência física, à violência psicológica, à exploração sexual e a outras formas de violações que vitimam meninas e meninos. Atualmente, Pernambuco abriga 214 Conselhos Tutelares e 1.070 membros atuando na defesa da infância e adolescência.

  • Governo de Serra Talhada, prepara 2º encontro de mulheres empreendedoras


    A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, realizará o 2º Encontro de Mulheres Empreendedoras. O evento acontecerá na próxima terça-feira (19.02), às 14h, no CEU das Artes, na Caxixola.

    O encontro tem como objetivo estimular e visibilizar o potencial das mulheres empoderadas. A programação contará com credenciamento, abertura, dinâmica de grupo, palestra e painel de debates “Mulher que Lidera”, encaminhamentos e encerramento. 

    Serviços

    2º Encontro de Mulheres Empreendedoras
    Data: Terça-feira, 19 de fevereiro de 2019
    Horário: 14h
    Local: CEU das Artes, Caxixola

  • Emendas de Danilo Cabral buscam preservação direitos e do patrimônio público


    O deputado federal Danilo Cabral (PSB) protocolou um "pacote"de emendas a três medidas provisórias apresentadas pelo governo federal que tramitam no Congresso Nacional. Dois textos foram editados ainda no governo do ex-presidente Michel Temer, um que trata sobre o saneamento básico e outro que cria o Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Do governo Jair Bolsonaro, o parlamentar propõe mudanças na MP 871, que estabelece novas regras na concessão de alguns tipos de benefícios, bem como a revisão daqueles que existe suspeita de irregularidades.


    "A MP 871 praticamente inviabiliza o acesso da maioria dos agricultores familiares e dos pescadores artesanais à Previdência. Por isso, procuramos apresentar emendas que mantenham o atual modelo no que tange aos trabalhadores rurais", justifica Danilo Cabral. Ele sugeriu, por exemplo, suprimir do texto a exclusão da possibilidade das entidades sindicais de realizar o atendimento das demandas previdenciárias da população rural e dos segurados especiais. O texto da MP determina que apenas as instituições financeiras possam firmar convênios com as administrações municipais, estaduais e federal para realizar esses atendimentos. 


    Além disso, a MP estabelece que será preciso que o segurado atualize os dados anualmente e que, caso não o faça dentro do prazo determinado, o ano anterior laborado só será computado se o segurado comprovar o recolhimento da contribuição com base na venda da produção. "Essa medida provocará impactos severos na população rural, como aumento da pobreza, retirada de recursos que circulam nos municípios, êxodo rural", critica o deputado. 


    Ainda sobre a MP 871, Danilo Cabral pede modificações em relação à perda de qualidade do segurado, às novas regras de revisão do benefício e ao prazo para o requerimento do salário-maternidade. 


    A maioria das alterações propostas pelo deputado são relacionadas à Medida Provisória 868/118, que reforma o marco legal do saneamento básico no país. Para Danilo Cabral, que coleta assinaturas para a recriação da Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Básico Público, a MP é inconstitucional e lesiva ao patrimônio público. Uma das proposições elaboradas pelo parlamentar estabelece que os reajustes de tarifas decorrentes da prestação de serviços de saneamento básico sejam realizados uma única vez ao ano e submetidos à consulta pública. 


    "É uma forma de estabelecer uma periodicidade e de permitir que o consumidor se organize. A população está sufocada com os aumentos das tarifas, como a de energia e dos combustíveis, não se pode criar novas tarifas ou gerar reajustes que arrochem cada vez mais o bolso da população", afirma Danilo Cabral. O deputado é autor de dois projetos de lei semelhantes a esta emenda, que tratam sobre as correções nos preços do gás e da gasolina. 


    Outra emenda à MP 868 solicita a supressão de um artigo que valoriza a iniciativa privada em detrimento das empresas públicas, uma vez que as primeiras poderão se concentrar em ter somente a concessão dos grandes e mais rentáveis municípios, deixando os pequenos e menos rentáveis para os estados. "Este tipo de condição reduz as chances de realização de investimentos nos municípios mais necessitados, considerando que, quando uma mesma empresa é detentora das concessões, o lucro aferido nos grandes municípios viabiliza o investimento nos municípios menores", defende Danilo.


    O deputado também pede a exclusão do artigo que visa a criação de condições para a privatização das empresas estaduais de saneamento básico, uma vez que essas não dispõem de ativos para venda. Além disso, ele pede o reconhecimento dos quilombolas, que não estão sendo tratados no texto da medida.


    Por fim, Danilo Cabral protocolou duas emendas relacionadas à criação do Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Elas tratam sobre o consentimento para o tratamento de dados pessoais.

  • Jovem empresário participa de evento em Varzinha e destaca importância da ação

    Tércio Siqueira com a Secretária de Saúde - Márcia Conrado/ Imagem: Divulgação

    No ultimo sábado (09), a Secretaria de Saúde de Serra Talhada realizou uma Caravana no distrito de Varzinha, onde foram ofertados aos moradores da comunidade, atendimento médico, exames laboratoriais, testagens e ações de combate às arboviroses.

    A ação contou, não só, com a participação dos moradores da comunidade, como também, de secretários municipais, vereadores, empresários e lideranças políticas, a exemplo do jovem empresário Tércio Siqueira, que fez questão não só de acompanhar, a Caravana da Saúde, como também testemunhar o valor e a importância da ação.

    “A gente precisa é compreender o quanto são fundamentais ações como estas e, é por isso que fizemos questão de participar e, de alguma forma deixar nossa contribuição, nossa mensagem de apoio a todos os que se empenharam para garantir aos moradores de Varzinha atendimento médico de qualidade e tão humanizado”, destacou o administrador de empresas.

  • Governo deve anunciar ampliação na validade da carteira de motorista

    O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nas redes sociais que o governo deve ampliar a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo ele, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, vai anunciar essa e outras novidades para o trânsito, como o fim da obrigatoriedade de aulas com simulador.

    De acordo com ele, estariam no pacote de mudanças na “questão do emplacamento” e a revisão ou extinção de “medidas que afetam o caminhoneiro”.

    Atualmente, a carteira tem validade de cinco anos para quem tem menos de 65 anos. A partir dessa idade, deve ser renovada a cada três anos.