• Marconi enaltece os músicos de Flores e agradece o apoio da população durante reinaugurações

    Durante a reinauguração da Escola de Música Petronilo Malaquias e da reestruturação da Filarmônica Manoel Wanderley, neste último Domingo (23), o Prefeito de Flores, Marconi Santana, exaltou a importância desses equipamentos para a cultura e a população florense. 

    Em seu discurso Marconi falou que "a reinauguração da Escola de Música e a reativação da Filarmônica era uma coisa almejada pela população. Temos que parabenizar nossos músicos e nossos maestros. Eles fazem com que a música transforme as pessoas, e o que esperamos é que ela transforme também a vida dos jovens florenses. Quero agradecer a Câmara de Vereadores por nos ajudar na sanção da lei do Bolsa músico, pois agora nós temos a oportunidade de dar mais dignidade a esses artistas que contribuem para a cultura de nosso município, e que agora terão um horizonte repleto de oportunidades pela frente. Quero agradecer a toda a população que se fez presente neste momento tão importante e que nos impulsiona a trabalhar cada vez mais por uma Flores com mais oportunidades para todos", ressaltou Santana.

    Marconi também exaltou o legado dos maestros Petronilo Malaquias e Manoel Wanderley, que segundo ele foram grandes expoentes da musicalidade do município e da região. 

  • Obras do presídio de Itaquitinga são retomadas após cinco anos

     

     
    Apesar de as obras do presídio de Itaquitinga, na Mata Norte de Pernambuco, terem ficado paradas por cinco anos, duas delações de executivos da Odebrecht que apontam irregularidades na construção do Centro Integrado de Ressocialização trouxeram o empreendimento novamente à tona nesta última semana. Fechadas após a saída do consórcio Advance-Socializa, as unidades do presídio passam atualmente por uma transição – do abandono à retomada da construção, visitada pela equipe da TV Globo. 

    Previsto para ser o maior complexo prisional do estado, com capacidade para abrigar 3,5 mil presos, o complexo prisional de Itaquitinga deveria ter a construção iniciada em outubro de 2009, com prazo de três anos para a conclusão. No entanto, os trabalhos só iniciaram em junho de 2010 e, em 2012, com a saída do consórcio, as obras estacionaram.

    À época, a obra seria a primeira obra do sistema penitenciário de Pernambuco construída através de uma parceria público-privada (PPP). Dos R$ 350 milhões previstos pelo orçamento, 70% seriam fruto de investimentos da iniciativa privada e outros 30% seriam investidos pelo governo do estado.

    A reportagem teve acesso à parte interna do presídio de Itaquitinga nesta semana e constatou que, atualmente, há 120 funcionários de uma nova empreiteira trabalhando desde o mês de janeiro de 2017 para finalizar as obras já iniciadas. Com um orçamento de R$ 10 milhões, a Carajás se comprometeu a concluir a unidade um, para presos do regime fechado, a portaria, o alojamento da Polícia Militar, o canil e o módulo de serviços, que inclui a cozinha e a lavanderia.

  • Marconi Santana dá novo ânimo à cultura de Flores neste Domingo

    O prefeito de Flores, Marconi Santana, irá sancionar amanhã, domingo (23) um Projeto de Lei que irá beneficiar os músicos do município. Depois de sancionada, a Lei se converterá numa bolsa para ajudar os que fazem a arte da música ir mais longe na cidade de Flores.

    Ainda amanhã, a prefeitura municipal irá reabrir a Escola de Música Petronilo Malaquias, e reativar a Filarmônica Manoel Wanderley. O prefeito através de suas redes sociais convida toda a população a participar dessas reinaugurações.

    A reativação desses equipamentos que tratam da musicalidade do florense e estavam esquecidos, dão um novo fôlego à cultura e a arte da cidade. Os eventos acontecerão na Rua Siqueira Campos, às 16h30.

  • Amupe promoverá debate sobre consórcios públicos

    Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizará na próxima terça-feira (25) o I Encontro Estadual de Consórcios Públicos Municipais. O palestrante será Ana Maria Groff Jansen, presidente do colegiado de Consórcios de Santa Catarina.

    O evento acontecerá na sede da Amupe (Avenida Recife, 6205- Jardim São Paulo) e tem como público alvo presidentes e secretários de consórcios municipais. No encontro, será feita uma breve apresentação sobre a situação dos 11 consórcios de municípios pernambucanos e as perspectivas para 2018.

  • Polícias investigam sete casos de vítimas do "jogo" Baleia azul em Pernambuco

     
    As polícias Civil e Federal já registram sete casos de adolescentes envolvidos com o "jogo" Baleia Azul em Pernambuco. A informação é da Polícia Civil de Pernambuco, que realizou uma coletiva de imprensa para dar orientações sobre o assunto na tarde desta quinta-feira (20), no Recife. 

    A Polícia Civil investiga dois casos no Recife - um menino no Ibura e uma menina em Brasília Teimosa -; uma menina no município de Paulista; um menino em Goiana e um em Vicência, na Zona da Mata Norte. Já a Polícia Federal investiga dois casos na cidade de Moreno, na Região Metropolitana do Recife. 

    "É um jogo macabro, quase uma seita, que afeta pessoas que ainda não têm o discernimento que nós, adultos, temos", disse Darlison Freire, gestor do Departamento de Policia da Criança e do Adolescente (DPCA). 

    O caso no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, foi registrado nesta quinta, e envolve um adolescente. Segundo o delegado, numa das tarefas, o jovem tinha que filmar o sacrifício de um gato e beber o sangue dele. No "jogo", a filmagem teria que ser enviada para o aliciador, conhecido como "curador", para comprovar que a tarefa foi cumprida. Caso não fosse, a vítima e família dela seriam ameaçadas de morte. 

    "O ameaçador costuma ter informações da vítima, muitas delas fornecidas pelo próprio adolescente", explica Darlson. No caso registrado nessa quarta (19), uma adolescente de 13 anos moradora de Paulista, também na RMR, teria recebido ameaças por meio de mensagens no WhatsApp quando avisou que iria sair do jogo. As mensagens partiram de pessoas que moram em Minas Gerais, Bahia e interior do Rio de Janeiro. A polícia recebeu esse material e já está investigando quem seriam esses aliciadores. "A ameaça já começa quando a pessoa ingressa, a de que, uma vez entrando, não podem mais sair", explicou o gestor. 

    As investigações acontecem tanto em âmbito local quanto nacional e contam com uma força-tarefa e com a colaboração de polícias de diversos estados. Os aliciadores, mesmo que tenham menos de 18 anos, podem ser responsabilizados, junto com seus responsáveis legais. "Já vemos crimes de ameaça, lesão corporal e induzimento ao suicídio (artigo 122, reclusão de 2 a 6 anos)", explicou Darlson. 

    "É assustador que as pessoas estejam cumprindo essas tarefas. Temos o temor de que, chegando ao Brasil, essas tarefas sofram modificações e passem a se dirigir a outras pessoas, como orientações para envenenar outros", falou Darlson. No Jogo, cada participante deve cumprir uma série de tarefas que vão desde a automutilação até o suicídio. Outras tarefas também são realizadas para influenciar o psicológico dos adolescentes, como assistir uma série de filmes de terror. 

    Confira as recomendações da Polícia Federal:

    O jogo Baleia Azul

    A referência do nome do jogo não é por acaso. As baleias são popularmente conhecidas por comportamento suicida ao forçarem o encalhe na praia. Uma das teorias é a "hipótese do integrante doente", quando uma baleia doente procura águas rasas e tranquilas em busca de segurança, outras baleias a seguem e acabam encalhadas também.

    Tudo na internet se espalha muito rápido, mesmo as coisas mais inacreditáveis. Neste caso não é diferente. O fenômeno ganhou visibilidade e vem se alastrando pelo mundo e tudo começou na Rússia, em 2015, quando uma jovem de 15 anos tirou a própria vida; dias depois, uma adolescente de 14 anos, Rina Palenkova, cometeu suicídio na cidade de Ussuriysk. Depois de investigar as causas, a polícia ligou os fatos a um grupo que participava de um desafio com 50 missões, sendo a última delas acabar com a própria vida. A partir daí aconteceram cerca de 130 suicídios de crianças ocorridos na Rússia de novembro de 2015 a abril de 2016 e que de acordo com eles, quase todos eram membros do mesmo grupo na Internet. 

    Causas do suicídio

    As autoridades dizem que as causas principais são amor não correspondido, problemas familiares, dificuldades na escola, luto na família, saúde mental, falta de oportunidades, desemprego e abuso de drogas.

    Da Folha de PE

  • Sinézio apruma os passos rumo à ALEPE e Carlos assume o PR dizendo que vai reestruturar a legenda

    2018: De olho em um assento na ALEPE- Assembleia Legislativa de Pernambuco. O vereador de Serra Talhada, Sinézio Rodrigues do PT já começa a aprumar os passos em direção a Casa de Leis de Pernambuco.  Vestido azul, cor incompatível com a do Partido dos Trabalhadores, Rodrigues esteve esta semana esteve participando – mesmo do lado de fora - de Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência.  Com Marília Arraes, vereadora do Recife, Sinézio fez foto e disse que vai barrar reforma e derrotar Michel Temer (PMDB).

    O QUE ACONTECEU?: Allan Pereira, presidente do PR em Serra Talhada resolveu silenciar quanto à chegada de Carlos Evandro no comando da legenda; que aconteceu nesta quinta (20). Allan que não perde a oportunidade de propagar o positivo desempenho da legenda sob o seu comando, ainda não se manifestou.

    NO COMANDO DO PR: Enquanto Allan sustenta que fez um bom trabalho, Carlos Evandro disse ontem, na ausência do jovem advogado, que está chegando pra “reestruturar o partido”.

    E AGORA?: Em Princesa Isabel, o médico e empresário, Aledson Moura do PSB vai mesmo disputar um assento na Assembleia Legislativa da Paraíba. Moura só não tem a certeza que terá o apoio de Ricardo, que garante que não ter selado acordo com empresário para 2018. Em reserva, governistas afirmam que Pereira defende o nome de Tarcísio Firmino, ex-prefeito de Água Branca.

    JÁ ERA TEMPO: Luciano Duque reconheceu o bom desempenho de Divonaldo Barbosa à frente da Comunicação Social de seu governo, nomeando-o esta semana, Secretário Executivo de Comunicação. Ao ‘mago’, o signatário desta página eletrônica de notícias, deseja sucesso. Parabéns amigo!

     

  • Sistema adutor vai ofertar oportunidades de emprego e Marconi fala em muito esforço pra tocar ação

    O prefeito de Flores, Marconi Santana do PSB está empenhando em acelerar os trabalhos de construção dos 10 km de rede de abastecimento d’ água, que vai acabar de forma definitiva com a falta d’ água no Povoado do Tenório. A ação está sendo tocada com recursos do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. O investimento está sendo contabilizado em R$ 1,4 mi (hum milhão e quatrocentos).

    Nesta quinta-feira (20), véspera de feriado, Marconi esteve acompanhando a chegadas das máquinas, na localidade Mereré, onde será perfurado o poço artesiano e depois discutiu o projeto com a equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e do Governo de Pernambuco.

    O sistema de abastecimento de água do Tenório é uma obra que está sendo tocada com muito esforço. Estivemos logo cedo, acompanhando os trabalhos de abertura do acesso para início da perfuração do poço e a instalação da rede de tubulação que terá uma extensão de 10 km. Depois da visita, nos debruçamos e rediscutimos todo o projeto, para que tudo saia como foi planejado”, disse o prefeito de Flores.

    Entusiasmado em ver sair do papel, um sonho antigo dos moradores do Tenório, Marconi destacou que “durante estes próximos 40 (quarenta) dias estaremos de forma ininterrupta trabalhando dia e noite para logo entregarmos essa tão sonhada ação hídrica, que já está gerando de imediato mais de 20 empregos. E é desta forma que vamos seguir tocando nossa gestão, trabalhando para melhorar de forma significativa a vida de nossa gente”, comemorou.

  • Tríplex, destruição de provas e propina: o que disse Léo Pinheiro

    O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, condenado pelo juiz Sergio Moro na Operação Lava-Jato, escancarou pela primeira vez  a troca de favores, o pagamento de benesses e os detalhes da conta clandestina que abastecia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    O depoimento desta quinta-feira complica ainda mais a vida do petista e faz crescer as apostas sobre a possibilidade de prisão de Lula, atualmente réu em cinco processos da Operação Lava-Jato.

    Continue lendo Aqui

  • Afogados vai sediar etapa regional dos jogos Abertos de Pernambuco

    A Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer promoveu nesta última quarta (19) um congresso técnico para debater a realização dos jogos abertos de Pernambuco. O evento reuniu todos os Secretários Municipais responsáveis pelo Esporte no Estado. O Secretário de Cultura e Esportes, Edygar Santos, informou que Afogados foi, mais uma vez, selecionada para sediar uma das etapas regionais, no mês de Setembro.

    Em Afogados serão disputadas as modalidades handebol, futsal, basquete e, provavelmente, futebol de campo, todas nas categorias masculino e feminino. Após as etapas regionais, os campeões de cada região do Estado se enfrentam no mês de Novembro, de 8 a 12, na fase final que será disputada em Serra Talhada. Em 2016, com o apoio da Prefeitura, a seleção afogadense de xadrez sagrou-se campeã da competição.

    A Prefeitura de Afogados também esteve presente na abertura da 58º edição dos jogos escolares de Pernambuco, realizado no teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda. O evento foi apresentado pela repórter da TV Globo, Sabrina Rocha, e contou com a presença de alunos de diversas escolas da região metropolitana. Eles ficaram responsáveis pelas apresentações culturais da cerimônia. A ação foi coordenada pelos Secretários Estaduais de Turismo e Esportes, Felipe Carreras, e de Educação, Fred Amâncio.

    Este ano o homenageado foi o ex-jogador de vôlei Marcelo Negrão, medalha de ouro nas olimpíadas de Barcelona. Confira a reportagem da TV Globo com imagens da abertura dos jogos escolares.

  • Serra Talhada é selecionada para desenvolver projeto piloto de modernização da educação

     

    De todos os municípios brasileiros inscritos, Serra Talhada e mais sete municípios de Pernambuco foram selecionados para executar o Projeto de Modernização da Gestão da Educação, que prever formações específicas sobre a plataforma Conviva Educação, idealizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) em parceria com o Instituto Natura e outras dez instituições parceiras, com apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação).

    O Conviva Educação é um ambiente virtual que apoia a gestão das secretarias municipais de educação, oferecendo conteúdos, ferramentas e experiências, através de uma plataforma virtual gratuita, contribuindo para a melhoria da educação pública. Além de Serra Talhada, os outros sete municípios contemplados são: Caruaru, Igarassu, Lagoa do Carro, Araripina, Recife, Jaboatão e Abreu e Lima. O Projeto de Modernização da Gestão da Educação tem vigência de oito meses, e será executado entre abril e dezembro de 2017.  

     

    Dirigentes municipais de Educação dos municípios contemplados poderão discutir e tirar dúvidas sobre o projeto durante o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (IV EMDS), promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entre os dias 24 e 28 de abril, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Na abertura do encontro haverá uma Oficina para formação sobre a plataforma e assuntos relacionados à gestão pública da educação com a presença dos prefeitos e dirigentes dos municípios selecionados e também da Undime e parceiros do projeto. Haverá na sequência reuniões regionais para esclarecimentos de dúvidas e acompanhamento do uso da plataforma.

     

    “Essa plataforma é uma iniciativa da Undime para apoiar a gestão da educação nos municípios. É uma oportunidade para aperfeiçoar a gestão pública e melhorar a qualidade da educação como um todo, principalmente a aprendizagem dos nossos alunos”, afirma Edmar Júnior, secretário de Educação de Serra Talhada e representante da Undime na macrorregião do Sertão pernambucano.

  • No Sertão do Pajéu o Governo do Estado atua em obras de abastecimento

    No Sertão do Pajéu o Governo do Estado atua em obras de abastecimento, como o reforço de água do Sistema Sertânia para a Adutora do Pajeú e a recuperação e manutenção da barragem Chinelo, em Carnaíba, em obras estruturantes como a recuperação da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Serra Talhada, que passou a suportar aeronaves maiores, em Flores com um parque de geração de energia solar que promete mudar o perfl da localidade e a recuperação e pavimentação de rodovias.

  • Prefeitura reforça parceria com Fundação Altino Ventura para cuidar da visão dos florenses

    Do dia 8 até o dia 12 de Maio a Prefeitura Municipal de Flores, em parceria com a Fundação Altino Ventura, estará realizando cirurgias em favor da visão dos florenses. A população interessada deve tirar todas as dúvidas sobre o projeto com os Agentes de Saúde do Município, pois é preciso passar por processos de triagem para se chegar aos serviços disponíveis pela parceria Prefeitura – Altino Ventura.

    Os que ainda não passaram pela triagem devem procurar os Agentes de Saúde responsáveis por suas respectivas localidades e pedir todos os esclarecimentos necessários. A população também deve procurar os PSF’s tendo em mãos as xerox dos exames pré-operatórios até o dia 24 de Abril. Fique atento! Essa é a hora de cuidar da sua visão.

  • Pipeiros param de distribuir água em 7 cidades do Sertão de PE por atraso nos pagamentos

     

    Há cerca três meses quase 80 motoristas de carros-pipa, que distribuem água para sete municípios do Sertão de Pernambuco, estão sem receber os pagamentos da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). Com isso, o abastecimento de água é prejudicado nas comunidades rurais.

    Moradores do Assentamento Abreu e Lima, em Lagoa Grande, estão sem receber a água. O trabalhador rural, Francisco Elizeu Macedo, está com a cisterna quase vazia. A última vez que o reservatório foi abastecido foi no mês de novembro do ano passado. “A gente vive na calamidade, porque ninguém tem água e quando posso comprar água compro um pipa da água, quando não posso fico carregando uma aguinha de uma carroça de burro, lá daquelas valetas que tem água lá em baixo”.

    De acordo com os pipeiros, pelo menos 80 deles estão sem receber o pagamento em sete municípios: Dormentes, Afrânio, Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó. Por isso, os serviços foram suspensos por alguns deles.

    Fonte: G1/PE

  • Ouvidores de Pernambuco reúnem-se em Afogados para debater participação social e cidadania

    Afogados da Ingazeira sediou nesta quarta (19), o 2º Encontro de Ouvidores de Pernambuco, no auditório da pousada de Brotas, com o objetivo de fomentar a instalação de ouvidorias nos municípios Pernambucanos onde elas ainda não estão em funcionamento.

    Ouvidores de órgãos do Governo de Pernambuco e de diversas Prefeituras do Estado participaram do evento. A Diretora da Ouvidoria Geral do Estado, Zélia Correia, apresentou o painel "Ouvidoria Geral do Estado como instrumento de gestão pública e participação social".

    A ouvidora da Prefeitura de Afogados, Maria José Cerquinha, coordenou, ao lado de Abelardo Lessa, da Controladoria Geral da União, um painel sobre a "Implantação de ouvidorias municipais e experiência da OGM de Afogados da Ingazeira". Renato Godoy, Luís Pereira e Manoel Arnóbio, professores do curso de direito da Faculdade Integrada do Sertão (FIS), debateram o tema "Democracia e participação social".

    "Afogados tem sediado importantes eventos em Pernambuco, o que mostra o nosso protagonismo administrativo e político. O fortalecimento das ouvidorias representa mais um elemento para construirmos uma verdadeira democracia representativa e participativa, com ampla interlocução social," declarou o Prefeito José Patriota.

    Representando o Secretário da Controladoria Geral do Estado, Zélia Correia destacou a importância da realização do encontro no Pajeú. "O encontro vem ao Pajeú para disseminar o que é a ouvidoria, a importância como instrumento de gestão e ferramenta de controle social. Hoje, Afogados já tem sua ouvidoria muito bem implantada e o intuito é levar aos outros municípios novas ouvidorias como a daqui." 

    Prefeituras que participaram do encontro: Arcoverde, Tuparetama, Tabira, Serra Talhada, Triunfo, Carnaíba, Solidão, Iguaracy, Itapetim e Quixaba. O encontro foi promovido pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado e Ouvidoria Geral do Estado, com o apoio da Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

  • Danillo destaca parceria com Marconi ao anunciar início das obras de sistema simplificado do Tenório


    Teve início, hoje, (foto) a obra de construção do sistema simplificado de abastecimento de água da comunidade do Tenório, no município de Flores. Com um investimento total de R$ 1,4 milhão, da Secretaria de Agricultura do Estado, através de do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a iniciativa levará água para moradores da zona rural da cidade que dependia de carros-pipa, barragens ou açudes.

    "É o primeiro sistema simplificado de Flores construído na gestão Paulo Câmara e mostra o compromisso do governador com o município", destaca o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), que foi um dos articuladores para a instalação do sistema ao lado do prefeito Marconi Santana (PSB).

    A assinatura da ordem de serviço para a obra ocorreu durante a passagem do governador Paulo Câmara pelo Pajeú, durante o Pernambuco em Ação.

    Danilo Cabral ressalta que a obra é realizada com recursos do próprio Governo, que têm priorizado o investimento em abastecimento de água para minimizar os efeitos da seca que há sete anos atinge o Estado. "Recebemos com alegria a notícia de que as últimas chuvas fizeram com que as barragens de Brotas e do Rosário, no Pajeú, voltaram a armazenar água. Ainda assim, é preciso assegurar a infraestrutura hídrica para os municípios da região", afirma.

    O sistema do Tenório vai beneficiar mais de mil pessoas, com a perfuração e instalação de poço artesiano com bomba submersa, reservatório elevado, rede de adução e distribuição de água nas residências. A previsão é de que seja concluído em um prazo de três meses.

  • Curso de Serviço Social da AESET obtém nota 3 no ENADE 2013

    O Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada – FACHUSST, mantido pela Autarquia Educacional de Serra Talhada – AESET, está na lista dos cursos mais bem avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE 2013, segundo relatório divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

    O curso obteve conceito 3 no Enade, que tem como objetivo avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e  competências. Os cursos são classificados de acordo com os resultados obtidos no Índice Geral de Cursos (IGC), que vai de 1 a 5. Sendo o resultado de 1 a 2 insatisfatório e de 3 a 5 satisfatório.

    “Esse resultado expressa o forte envolvimento dos discentes, docentes e equipe gestora, que compreende a importância dessa avaliação para todos os envolvidos, no sentido de que não é somente uma nota em uma prova, mas a condição do curso oferecido e a qualidade da formação dos graduandos. Estamos colhendo os frutos de muita dedicação e compromisso, acreditando e contando com o comprometimento da comunidade acadêmica para os próximos exames”, comemora Magna Helena Mourato de Sá, diretora pedagógica do curso.

  • Governo de Pernambuco convoca 1.322 aprovados no concurso da PM para curso de formação

     
    O governador Paulo Câmara determinou a  convocação imediata de 1.322 candidatos aprovados no concurso público para Soldados da Polícia Militar de Pernambuco, para matrícula no Curso de Formação e Habilitação de Praças da Polícia Militar. Participam dessa etapa os candidatos aprovados no exame de habilidades e conhecimentos, de aptidão física, avaliação psicológica e julgados aptos nos exames médicos.

    O chamamento foi publicado nesta terça-feira, 18 de abril, no Diário Oficial (DO), pela portaria conjunta assinada pelos secretários Milton Coelho (SAD) e Ângelo Gioia (SDS). Também consta a lista completa dos convocados, que pode ser conferida através do link: 

    Cada candidato deverá apresentar, no período de 02 de maio a 02 de junho de 2017, a documentação prevista no Edital e protocolá-la no Campus de Ensino Mata, localizado na BR 408, Km 76,5, Paudalho/ PE, das 08 às 12 horas, que será analisada para confirmação das matrículas e início do curso de formação. 

    Após a conclusão do curso na Academia de Paudalho, os novos Praças entrarão em serviço até dezembro deste ano.

  • Pajeú: Barragens de Brotas e Rosário voltam a armazenar água após chuvas

    Barragem de Brotas - Afogados da Ingazeira

     

    Três  barragens localizadas no Sertão e  uma  no Agreste voltaram a armazenar água graças às chuvas registradas nas regiões, na última semana. Em Custódia, no Sertão do Moxotó, a Barragem de Marrecas, que estava em colapso desde novembro de 2014, conseguiu acumular  hoje (17) 1,4 milhão de metros cúbicos de água, o que corresponde a  6,49 % da sua capacidade de armazenamento e vai permitir que a Compesa reative o sistema de abastecimento da cidade. 

     

    No Sertão do Pajeú, a Barragem do Rosário, que secou em dezembro de 2015, começou a armazenar água do Rio da Volta, e a Barragem de Brotas, situada em Afogados da Ingazeira, e que estava inoperante há oito meses, acumulou 20% da sua capacidade total. As chuvas também levaram boas notícias para  uma cidade do Agreste. A Barragem de São Sebastião, que entrou em colapso em fevereiro deste ano, recuperou 20% da sua capacidade total, e até o final desta semana volta a abastecer a população de Panelas pela rede de distribuição. 

     

     Com o  volume acumulado na Barragem de Marrecas, em Custódia, que tem a capacidade de  acumular  21,6 milhões de metros cúbicos, a Compesa pretende dentro de 20 dias, restabelecer o sistema e fornecer uma vazão de 22 litros de água por segundo para o abastecimento da cidade, que hoje é atendida apenas por três poços de Vila de Fátima, localidade  próxima a cidade de Afogados da Ingazeira. Com a colaboração de Marrecas, o abastecimento de Custódia vai contar com o volume total de 36 l/s, possibilitando a redução do rodízio atual, que é de cinco dias com água e 23 dias sem, para três dias com água e 16 dias sem. A água de  Marrecas também vai garantir a manutenção do novo calendário por 11 meses na cidade.

     

    Já no Sertão do Pajeú, a Compesa dedica esforços para, dentro de dez dias, iniciar os testes para reativar a operação do Sistema Brotas, beneficiando as populações de Afogados da Ingazeira e Tabira - juntas, somam 69 mil pessoas (área urbana). Hoje, as duas cidades são atendidas pela Adutora do Pajeú que permite, em Afogados da Ingazeira, cumprir o calendário de dois dias com água e dez dias sem, enquanto que, em Tabira, o rodízio é de dois com água e até 20 dias sem. A Compesa realiza medições diárias do nivel da Barragem de Brotas, que apresenta agora 4 milhões de metros cúbicos, e cujo volume acumulado vem aumentando dia a dia. A companhia trabalha para retomar a operação do sistema, tratar a água de Brotas e melhorar o abastecimento de Afogados da Ingazeira e Tabira.

     

    O Sistema do Rosário ainda depende de mais chuvas na região para voltar a operar e abastecer 14 mil pessoas nas cidades de Iguaracy, Tuparetama e Ingazeira. Até o momento, a chuvaque caiu na região não foi suficiente para completar o volume morto, mas o rio continua afluindo para o Rosário, o que aumenta as chances de recuperação do manancial. Desde que a Barragem do Rosário (32 milhões de metros cúbicos) secou, as três cidades passaram a ser atendidas pela Adutora do Pajeú, no regime de rodízio de dois dias com água e 10 dias sem o abastecimento.

     

    Agreste - Até o final desta semana, os moradores de Panelas, no Agreste, voltam a receber água nas torneiras. Isso porque a Barragem São Sebastião registra 20% da sua capacidade de armazenamento - que é de 250 mil metros cúbicos de água - e tem condições de ofertar para a cidade a vazão de 10 l/s. A companhia ainda realiza ajustes operacionais no sistema de abastecimento e tratamento de água para retomar o fornecimento de água para a cidade. O novo calendário de abastecimento da cidade será divulgado até o final deste mês. Atualmente, Panelas recebe água por meio de seis estações de abastecimento, que são alimentadas por carros-pipas.

     

    As chuvas na região Agreste também refletiram em melhorias no abastecimento de Quipapá e São Benedito do Sul. Os municípios são atendidos por barragens de nível - que não acumulam água, dependem exclusivamente do volume de água dos rios-situadas no Riacho Areias e Riacho Água Fria localizados em Quipapá e São Benedito do Sul, respectivamente, e que estão vertendo água. A Barragem de Jucazinho, o principal reservatório do Agreste, localizada em Surubim, permanece em colapso. Não choveu na região o suficiente  para alterar o quadro do manancial que secou em novembro do ano passado.

     

  • Afogados sedia encontro de ouvidores do estado

    Renato Godoy - Secretário de Administração de Serra Talhada é um dos palestrante do encontro

    Afogados da Ingazeira sediará, na próxima quarta-feira (19), o 2º Encontro Ouvidoria em Ação, promovido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE). A inciativa pretende estimular a implantação de ouvidorias nas prefeituras, fomentando a participação social e garantindo o exercício do direito à cidadania em todas as esferas do poder público. Além disso, levar a atuação da OGE para o interior, mantendo o diálogo do cidadão da região com o Governo do Estado através desse importante canal de comunicação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no www.scge.pe.gov.br

    Podem participar do encontro ouvidores, gestores públicos e todos aqueles interessados na temática. As vagas são limitadas.

    "Uma boa gestão se faz com a participação da sociedade. As manifestações registradas através da ouvidoria são fundamentais para a melhoria do serviço público. O Governador Paulo Câmara tem procurado ouvir e atender, sempre que possível, as necessidades da população tanto da capital quanto do interior. Daí, a importância da realização desses encontros", ressaltou o Secretário da Controladoria-Geral do Estado e Ouvidor-Geral do Estado, Ruy Bezerra. Ainda de acordo com ele, a OGE dará orientação aos municípios interessados em implantar o serviço.

    Serão duas palestras e uma mesa de debates com as seguintes temáticas: "Ouvidoria Geral do Estado como instrumento de gestão pública e participação social", "Implantação de ouvidorias municipais e experiência da OGM de Afogados da Ingazeira" e "Democracia e participação social", respectivamente.

  • Em Serra Talhada, homem quebra medida protetiva, ameaça esposa de morte e acaba preso pela PM

    Policiais Militares da Operação CVLI foram acionados pela Central de Operações a fim de averiguar uma ocorrência de ameaça e quebra de Medida Protetiva. Chegando ao local, a a vítima relatou que o acusado de 46 anos, de nome não revelado, que é seu ex-cônjuge, estava ameaçando-a, dizendo que se encontrava armado e que iria matá-la.

    Segundo os militares o acusado encontrava-se bastante agressivo, foi revistado e encontrado com ele um pedaço de madeira, objeto que ele simulava como uma arma. Ademais, a vítima informou que havia uma medida protetiva contra o mesmo e que não a estava respeitando, vindo constantemente a sua residência ameaçá-la. Os dois foram encaminhadas a DPC – Delegacia de Policia Civil local, onde o acusado foi autuado em flagrante delito e recolhido a Cadeia Pública de Serra Talhada.