• Prefeitura de Flores inicia ação emergencial para salvar o gado da seca

    O governo municipal de Flores tem intensificado uma série de ações para minimizar os efeitos da seca que atinge a região rural da cidade. O trabalho da prefeitura, que também contempla com essas mesmas ações a sede do município, tem por objetivo combater e criar gestos concretos para solucionar os problemas causados pela forte estiagem dos últimos anos.

    O socorro começou pela zona rural do município, onde a ordem do prefeito Marconi Santana é: A prioridade com o homem do campo florense. Seguindo esse leque de atividades, o governo municipal abriu nas comunidades rurais da Caiçara dos Quincas e dos Fernandes, bebedouros, que vão aliviar o sofrimento dos animais do campo e matar a sede do gado.

    Para Marconi “trata-se de um trabalho intenso, que deve começar logo cedo quando se trata de nossos agricultores e agricultoras. A gente deve trabalhar por eles sem descanso”, ressaltou o gestor da cidade de Flores.

  • Serra Talhada sedia finais dos Jogos Abertos de Pernambuco

    A cidade de Serra Talhada, que vem se consolidando como “capital dos esportes”, receberá de 13 a 17 de dezembro as finais dos Jogos Abertos de Pernambuco, competição que envolve várias modalidades esportivas e reunirá em torno de 1.000 atletas de 40 municípios do estado. Os Jogos acontecem a partir das fases regionais, culminando na etapa estadual, onde são realizadas as finais de cada modalidade. A cerimônia de abertura da competição acontece na quinta-feira, 14 de dezembro, a partir das 19h30, no Ginásio Egídio Torres.

    Parceira do governo do estado na realização do evento e sempre empenhada no fomento às atividades esportivas, a Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, está montando toda a infraestrutura necessária para possibilitar uma grande competição, que promete marcar o segmento esportivo da cidade, que recebeu recentemente as finais mirim e infantil dos Jogos Escolares de Pernambuco. Na oportunidade, o município será representado por 06 equipes: Futsal Feminino, Handebol Feminino, Handebol Masculino, Futebol, Voleibol e Vôlei de Areia.

    “Esse evento vem para coroar o trabalho que a prefeitura tem realizado, promovendo ações voltadas para a prática esportiva, sejam do ponto de vista da inclusão das pessoas, sejam no âmbito profissional; e estamos com uma grande expectativa porque vamos receber atletas de todo o estado disputando a fase final da competição aqui na nossa cidade, e isso é muito positivo, pois, mostra a credibilidade que Serra Talhada tem e todo o nosso potencial para receber e realizar grandes eventos” afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Gin Oliveira.

    Serviço

    Cerimônia de abertura das finais dos Jogos Abertos de Pernambuco 2017

    Local: Ginásio Egídio Torres

    Data: 14 dezembro 2017

    Horário: 19h30

  • Lucila Santana: Esta é a verdaeira festa. Entregando obras que estão fazendo bem a nossa comunidade


     

    O prefeito de Flores, Marconi Santana deu continuidade neste sábado (09), a sua agenda, com entrega novos equipamentos. Depois de inaugurar, no Sítio Brejinho, a Escola Municipal São Miguel e a recuperação de todo acesso, na mesma comunidade, o gestor entregou a reforma e construção de um novo guarda-corpo, da passarela que dá acesso ao bairro Vila Nova.

    O ato foi marcado por uma forte presença de populares, equipe de governo, e dos vereadores, Alberto Ribeiro e Jeane Lucas.

    “A população que se serve dessa passarela estava correndo perigo e nós não poderíamos deixar essa situação se estender como foi no passado tão presente”, lembrou o prefeito Marconi Santana.

    Após o prefeito falou o Secretário de Infraestrutura, Júnior Campos que destacou o momento festivo, com mais uma entrega, lembrando que o local foi abandonado e desprezado pela gestão 2013-2016.

    “Mais um momento festivo. Estamos entregando esta passarela com uma nova estrutura...um local que estava abandonado em ruínas e esquecido. E o nosso prefeito Marconi reforça mais uma vez, o seu compromisso com as pessoas de sua terra”, ressaltou.

    O vereador Alberto Ribeiro agradeceu “por tudo o que o prefeito tem feito ao longo desses meses de governo, que não se ampara em discurso de crise”. O parlamentar ainda continuou dizendo que esta é “a verdadeira festa”. A festa dos grandes acontecimentos e dos salários em dia”.

    Já a vereadora Jeane Lucas lembrou que, o seu pedido feito “em 2013” para recuperação da estrutura da passarela “foi engavetada”.

    A Secretária de Turismo e Eventos, Lucila Santana iniciou o discurso dizendo fazer parte da comunidade beneficiada com a ação, por morar no entorno da passarela. Lucila lamentou a situação de abandono e que o momento celebra também, a tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição.

    “A gente via estes descaso, da forma que estava...a insegurança das pessoas. E digo a vocês que é uma grande satisfação estarmos prestando contas, principalmente agora, na festa de Nossa Senhora da Conceição. E esta é a verdadeira festa de nossa padroeira, entregando obras de reforço, de segurança, que estão fazendo o bem de nossa comunidade”, disse Lucila.

     

     

  • Tradição, fé e restauração da Igreja Matriz marcam festividade religiosa da padroeira em Flores

    Um ato centenário e tradicional, onde fiéis, devotos da de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Flores, caminham pelas principais ruas da cidade levando o andor com a imagem da santa, reuniu milhares de fieis e lideranças religiosas da região, nesta sexta-feira (08).

    O ato religioso foi marcado, também, pela entrega da reforma da Igreja Matriz, que recebeu intervenção em toda sua infraestrutura.

    Ao prestar contas do que foi realizado para restaurar o centenário monumento, o Vigário Geral da Diocese, o Pároco João Carlos, instalou um telão e no final da homilia, presidida pelo Bispo Diocesano, Egídio Bisol, exibiu um relato de como se deu a reforma da Matriz.

    Durante a narrativa, Marconi Santana e Lucila Santana, receberam o reconhecimento do pároco, que iniciou lembrando-se da reforma, ainda em 2010, da Casa Paroquial.

    “O senhor prefeito pensando no bem da comunidade católica autorizou a negociação e com recursos oriundos do município a Casa Paroquial foi restaurada, com o repasse no valor de R$ 311 mil. No ano de 2017, no mês de maio, com retorno do Sr. Marconi Martins Santana e Lucila Santana foi o momento de restaurar a Igreja Matriz”, destaca.

    O Pároco, João Carlos ainda ressaltou que, “o senhor prefeito Marconi Santana foi o gestor que até agora, mais valorizou o patrimônio público do município”.

    Entre as autoridades presentes, o prefeito do município, Marconi Santana, o deputado estadual, Joaquim lira, vereadores e secretários de governo.

  • Marconi Santana diz que atuação do Cimpajeú, em 2017 foi exitosa

    O prefeito de Flores, Marconi Santana, comemorou os resultados positivos da última plenária ordinária do Cimpajeú, que aconteceu nesta última quinta-feira (07), onde foram tratados assuntos de extrema importância para o consórcio em relação aos núcleos de saúde, de agricultura, e outras questões relacionadas à educação e a união de todos os municípios que fazem parte do Cimpajeú.

    Marconi, que é o atual presidente do consórcio que defende os interesses das cidades do Vale do Pajeú, afirmou que “sem dúvidas nenhuma, consolidamos 2017 com êxito, onde podemos comemorar uma coisa muito importante que foi a usina de asfalto na ordem de R$ 1.200.000, 00 (um milhão e duzentos mil), e isso foi muito importante para todos nós prefeitos”.

    Nessa última reunião, Marconi destacou o exemplo de Flores e ressaltou que em seu município “o número de atendimentos eram apenas de 5 mil e conseguimos chegar ao número de 28 mil visitas, com a aquisição dos tabletes, com o sistema MAIS. No núcleo de agricultura, lembramos da questão da perfuratriz. Na questão da educação temos o diário eletrônico que já estamos usando em nosso município”, enfatizou Santana, pontuando que o consórcio consolidou isso.

    Por fim, o gestor de Flores defendeu durante a reunião, a realização, junto com todos os munícipios, de uma grande compra conjunta de medicamentos e merenda escolar, objetivando um preço mais acessível para todos os gestores do Pajeú.

  • Flores: O espetáculo “O Quebra Nozes” abriu oficialmente a programação natalina do município

    A noite desta última quinta-feira (07) foi de muito brilho e muita luz para a população da cidade de Flores. Com o apoio da prefeitura municipal, o espetáculo “O Quebra Nozes” abriu oficialmente a programação natalina do município.

    O evento de abertura proporcionou às famílias florenses outros espetáculos à parte, como: A chegada do Papai Noel, que fez brilhar os olhos das crianças, e a performance teatral da peça O Quebra Nozes, que encantou todos os espectadores presentes com o grande talento dos jovens do próprio município.

    Para o prefeito Marconi Santana “essa foi uma noite muito especial, que vai ficar marcada em nossos corações. Um evento feito com muito carinho e pensado de forma muito especial, no sentido de resgatar em nosso município, o verdadeiro sentido do natal. Foi muito gratificante ver as famílias reunidas, a felicidade em cada criança ao contemplar o Papai Noel e assistir os nossos jovens fazendo uma belíssima apresentação na performance do espetáculo O Quebra-Nozes", destacou.

    A primeira dama Lucila Santana, que faz parte da organização do Natal da cidade, disse que “São momentos como estes que nos motivam a continuar trabalhando de forma incansável pela melhoria de nossa Flores, e assim vamos fazer. Com muito trabalho vamos vencer todos os obstáculos e vamos continuar colhendo bons frutos, com fé em Deus. Todos os envolvidos estão de parabéns!”

    Todas as apresentações e eventos natalinos que irão acontecer durante este período na cidade, contam com a participação e organização de jovens genuinamente florenses.

  • Duque reforça apoio a Marília, refuta aliança com PSB e diz que só anuncia o federal em 2018

    O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, concedeu uma entrevista a Junior Campos, nesta quinta-feira (07), na sede do Cimpajeú, onde falou sobre Governo Federal e eleições 2018.

    Ao ser questionado sobre os repasses do Governo Temer e, se os mesmos melhorariam a situação dos municípios, o gestor serra-talhadense declarou que “a realidade é que de certa forma o governo tem muita habilidade de anunciar medidas, mas quando nós vamos olhar, as contas não fecham. Um grande resultado só pode vir à medida que a economia melhorar e o país crescer. A nossa realidade é que sempre temos que nos reinventar. Mas vamos crer que no ano que vem a economia seja retomada, e vamos ter esperança de que tudo vai melhorar”, ponderou.

    Já quando o assunto foi direcionado às eleições 2018, Luciano Duque respondeu com toda clareza que está em campanha para, e com a pré-candidata ao governo do estado de Pernambuco Marília Arraes. Duque revelou “estar visitando diversos municípios com Marília, e naquilo que depender de Luciano Duque, nós vamos trabalhar por Marília, mas sempre respeitando as divergências de alguns colegas de partido. Descartamos qualquer aliança agora. Lá atrás o PT decidiu lançar candidatura própria, e esse não é o momento de se discutir alianças. Poderemos discutir mais na frente, mas agora não”, pontuou.

    Sobre seu apoio a candidatos para a câmara federal, Duque disse não ter apoio fechado com ninguém, no entanto, frisou que seu grupo tem um leque de lideranças que apoiam alguns nomes, mas ele, prefere não atropelar as coisas e esperar o momento certo para definir seu apoio a algum nome que esteja concorrendo a uma vaga para Deputado Federal nas eleições do ano que vem.

  • TCE divulga relatório sobre obras inacabadas no Estado de Pernambuco

    O TCE divulgou nesta quinta-feira (07) um relatório sobre obras paralisadas/inacabadas em Pernambuco no ano de 2016 com base em dados fornecidos pelos seus próprios jurisdicionados (Governo do Estado e Prefeituras). O diagnóstico foi apresentado pelo auditor de controle externo, Pedro Teixeira e o chefe do Núcleo de Engenharia, Ayrton Guedes Alcoforado.

    De acordo com o Tribunal, existiam em Pernambuco no final do ano passado 1.547 obras paralisadas/inacabadas, cujos contratos totalizam R$ 6,2 bilhões, dos quais cerca de R$ 2 bilhões já foram pagos às empresas que venceram as licitações. “O Tribunal está empenhado na retomada dessas obras, pois elas já consumiram muito dinheiro e não estão servindo à população”, declarou Ayrton Guedes.

    Para o presidente do TCE, conselheiro Carlos Porto, ao realizar esse diagnóstico o Tribunal de Contas de Pernambuco prestou “notável serviço” à população, pois com base nele irá pressionar os gestores públicos a concluírem as obras sob sua responsabilidade, como já ocorreu com o Canal do Fragoso, em Olinda. Esta obra tem como relatora a conselheira Teresa Duere, que já fez várias reuniões com os seus responsáveis para cobrar deles mais empenho visando à sua conclusão, dada a sua importância estratégica para os moradores daquela cidade.

    Porto citou como exemplo típico de “desperdício de dinheiro público” a ponte ligando os bairros do Monteiro a Iputinga, de responsabilidade da prefeitura do Recife. Ela foi iniciada em maio de 2012, na gestão do então prefeito João da Costa, com valor estimado em R$ 53,4 milhões. Foram gastos na obra R$ 16 milhões e ela está totalmente abandonada e sem previsão de ser concluída. “Isso é fruto da falta de planejamento, com graves consequências para o povo do Recife”, disse o presidente do TCE.

    MAIORES OBRAS – De acordo com o Núcleo de Engenharia, uma obra é considerada paralisada/inacabada, dentre outros fatores, quando tem menos de 15% do seu valor pago em um único exercício. As oito maiores são de responsabilidade do Governo do Estado ou da Prefeitura do Recife, a saber: Dragagem do canal de acesso ao Porto de Suape (R$ 279 milhões), Canal do Fragoso e Via Metropolitana Norte (R$ 206 milhões), Implantação do BRT na BR-101 (R$ 216 milhões), Corredor Norte-Sul (R$ 187 milhões), Corredor Leste-Oeste (R$ 168 milhões), Ramal Cidade da Copa (R$ 163 milhões), Saneamento integrado do bairro do Cordeiro (R$ 122 milhões), Reforço da Adutora do Oeste (R$ 114 milhões) e implantação da Hidrovia do rio Capibaribe (R$ 101 milhões).

    Outras obras de vulto que também se encontram inacabadas são a Ponte do Monteiro (R$ 53,4 milhões), o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (R$ 43 milhões), Urbanização do Cais do Porto do Recife (R$ 50 milhões), Dragagem do rio Capibaribe (R$ 44 milhões) e Reforma do Hospital Barão de Lucena (R$ 36 milhões).

    A íntegra do levantamento pode ser consultado clicando aqui ou no site do TCE. 

  • Rodrigo Novaes defende redução da taxa de saneamento no interior

    O deputado Rodrigo Novaes (PSD) fez um apelo, na Reunião Plenária desta quarta (6), ao presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, e ao Governo do Estado para que seja revista a taxa de saneamento cobrada em municípios do Interior.

    Pela norma vigente, as tarifas dos serviços de coleta e tratamento de esgotos sanitários podem variar entre 40% e 100% sobre o valor da tarifa da água, levando em consideração a qualidade do serviço prestado.

    “Existem municípios que vivem ainda numa situação bastante difícil no que diz respeito a esse tipo de serviço, e já se está cobrando 80%. Em Parnamirim (Sertão Central), as pessoas que tinham a conta da água de R$ 100 passaram a pagar R$ 180 depois de implantado o serviço. É necessário que esses valores sejam revistos no Interior, onde as pessoas vivem de maneira mais precária”, pontuou.

  • Educação Municipal de Flores recebe reconhecimento da GRE, por experiência exitosa

    A Gerência Regional de Educação do Alto Pajeú (GRE) reconheceu o sucesso das experiências e do trabalho da rede municipal de ensino da cidade de Flores, principalmente no quesito Educação Infantil.

    Através do Programa Alfabetizar com Sucesso, durante a IV mostra de resultados dos anos iniciais, neste último dia 6 de Dezembro, a secretaria de educação do município, a professora do 4° ano da Escola Onze de Setembro, Edvany Glaucia Vieira, e Camila Rodrigues, professora de educação infantil da Escola José Cirino de Carvalho, da Matolotagem, zona rural do município, receberam a placa de reconhecimento às experiências exitosas que foram aplicadas na rede de ensino do município.

    A placa caracteriza, além do reconhecimento por parte da GRE, um prêmio de excelência e responsabilidade conquistado pelo conjunto ensino-aprendizagem, e pela parceria de grande valor existente entre professores e alunos que fazem acontecer o que se espera na educação florense.

    Para o prefeito, Marconi Santana, “resultado de um trabalho feito com muito esforço, trabalho e compromisso com a educação de nosso município”.

  • Paulo Câmara convoca novos servidores para atender a demanda do Hospam

    O governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (06.12), uma nova convocação de profissionais de saúde para reforçar os hospitais da rede estadual.  A convocação de 359 aprovados em concurso público será divulgada nesta quinta-feira (07.12) no Diário Oficial do Estado. 

     

    Nos próximos dias, os convocados, totalizando 194 de nível técnico (técnicos de enfermagem e de radiologia) e 165 de nível superior, entre enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas (motor e respiratório), terapeutas ocupacionais, entre outros, serão chamados, por meio de telegrama, para perícia, posse e posterior lotação. 

     

    Após a posse, terão 30 dias para iniciar as atividades nos respectivos serviços de lotação. Eles irão exercer suas atividades em unidades hospitalares do Recife, Goiana, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. 

     

    "O fortalecimento da rede estadual de saúde tem sido uma prioridade do nosso governo que, desde 2015, tem reforçado as escalas de profissionais dos hospitais e unidades de saúde na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Interior", afirmou o governador Paulo Câmara.

     

    Neste ano, foram 2.448, entre médicos (457) e outros profissionais de nível superior (395) e médio (1.596). Ao todo, desde o início do Governo Paulo Câmara, já foram 5,9 mil convocações, sendo 843 médicos e 5.062 não médicos (859 enfermeiros, 3.170 de técnicos de enfermagem, 303 de outras categorias técnicas e 730 de outros cargos de nível superior).

     

    "O Governo de Pernambuco se destaca no Nordeste  com os maiores percentuais de investimentos próprios na área de Saúde, numa clara demonstração da priorização do setor. Graças a isso, mesmo em um momento adverso, com uma grave crise que atinge todo o país, o nosso Estado, que possui uma das maiores redes próprias do Brasil, não só manteve o atendimento em todas as unidades, como vem reforçando as escalas dos serviços e, com isso, tem conseguido alavancar a produção hospitalar e ambulatorial", ressaltou o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

     

    O secretário complementa fazendo um balanço das contratações. "Com esta nova nomeação, o governador Paulo Câmara entra para a história com a maior contratação de profissionais de Saúde concursados de todos os tempos em nosso Estado". 

     

    Realizado em 2014, o concurso para profissionais de saúde de diversas áreas, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que teria seu prazo expirado em 2016, foi prorrogado até dezembro 2018.

     

     

     

  • Flores: Programação Natalina começa nesta quinta-feira (07), com chegada do Papai Noel

    Prefeitura Municipal de Flores já está trabalhando para garantir a programação natalina do município, com uma programação variada que a partir do dia 07 de Dezembro promete encantar toda a população florense.

    Com o tema "O Quebra Nozes", os munícipes de Flores poderão contemplar durante as apresentações que, acontecerão sempre no período noturno, espetáculos cinematográficos, musicais e teatrais.

    Confira a programação do Natal que vai encantar a cidade, abaixo:

  • Paulo solicita a ministro de Temer recursos da para a Adutora do Agreste

     
    BRASÍLIA - O governador Paulo Câmara se reuniu hoje (06/12) à tarde com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, para solicitar a liberação dos recursos da Emenda de Bancada previstos para a Adutora do Agreste. Diante da escassez de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), o governador  solicitou, no  final de 2016, que a Emenda de Bancada fosse utilizada para dar andamento à Adutora.

    A Emenda de Bancada tem o valor de R$ 126 milhões e o  governador pediu hoje a liberação de R$ 70 milhões. "Esses recursos são essenciais para que não ocorra a paralisação das obras", disse Paulo. O ano de 2017 foi o pior dos últimos três no tocante ao repasse de recursos do Orçamento da União para a Adutora do Agreste. Foram R$ 94 milhões em 2015, R$ 136 milhões em 2016 e R$ 67 milhões este ano.

    Participaram da audiência o deputado federal Fernando Monteiro, o deputado federal e secretário estadual de Habitação, Kaio Maniçoba, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

  • Governo de Pernambuco reforça segurança com mais 77 viaturas para a PMPE

     
    O governador Paulo Câmara entrega, nesta quarta-feira (06.12), mais 77 novos veículos para reforçar o trabalho da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), renovando a frota de batalhões e unidades especializadas na Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste. Ao todo, serão entregues 43 veículos modelo Spacefox (tipo station wagon), 29 caminhonetes L-200 4x4 e 5 viaturas do tipo Spin. A solenidade de entrega será realizada às 8h, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

    Os veículos serão distribuídos para os batalhões da PMPE de Olinda (1º BPM), Jaboatão dos Guararapes (6º e 25º), Recife (11º, 16º e 19º), Paulista (17º), Cabo de Santo Agostinho (18º) e São Lourenço da Mata (20º). Também serão contempladas as forças policiais que atuam em unidades especializadas da PMPE: Batalhões de Choque, Radiopatrulha e Cavalaria.

    No Agreste, os novos veículos equiparão o 4º BPM, sediado em Caruaru, e o batalhão de Belo Jardim (15º). Já a Zona da Mata será contemplada com novas viaturas para a região de Palmares (10º), Vitória de Santo Antão (21º) e Goiana (3ª CIPM).

  • Prefeitura de Flores investe R$ 189 mil em reforma e ampliação de Unidade de Saúde da Família

    Depois de garantir ações para o fortalecimento da agricultura familiar com distribuição de mudas de canas e manivas mandioca e instalação de um sistema simplificado de abastecimento d’água que já atende cerca de 190 famílias.

    Os moradores do Sítio Matolotagem foram contemplados nesta terça-feira (04), com mais investimentos assegurados pela Prefeitura de Flores.

    Na ocasião, o prefeito Marconi Santana assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação da USF – Unidade de Saúde da Família e construção de uma sede com vestiários e banheiros para atender os praticantes de futebol de campo da comunidade e região.

    “O nosso sentimento é de profunda felicidade. Estamos realizando grandes transformações e realizando os sonhos de muitas famílias, aqui no Sítio Matolotagem, que já podemos considerar um povoado. Esta reforma e ampliação é uma reivindicação não só dos moradores, como também, de toda equipe de profissionais que aqui trabalhara, que nestes próximos 60 dias já poderão contar com um novo ambiente de trabalho, mais amplo e arejado. Como também, a sede para os atletas que praticam o futebol de campo, que há sonham com um lugar para trocar de roupa e tomar um banho”, destacou Marconi.

    Para melhorar as condições da infraestrutura da USF – Unidade de Saúde da Família, a prefeitura vai investir R$ 189 mil. Os recursos são do próprio tesouro municipal.

  • Floresta terá que substituir servidores terceirizados por concursados

    Segunda Câmara do TCE determinou nesta terça-feira (05) ao prefeito do município de Floresta, Ricardo Ferraz, que substitua de imediato os servidores contratados temporariamente que estejam ocupando cargos de natureza permanente, por servidores concursados, a menos que as substituições acarretem algum prejuízo ao serviço público. Caso não sejam feitas as substituições, o prefeito terá que apresentar ao TCE as devidas justificativas, “dando transparência a cerca de seus motivos determinantes”. Para a concretização dessas medidas, o conselheiro substituto e relator do processo, Ruy Ricardo Harten Júnior, sugere ao gestor a prorrogação do concurso realizado em 2015 na gestão da então prefeita Rosângela Maniçoba.

    Segundo o relator, não se afasta a possibilidade de a administração valer-se de contratações por tempo determinado para atender às necessidades temporárias de “excepcional interesse público”, instrumento previsto na Constituição. Mas o que não se admite, disse ele, “é a adoção dessa via para suprir necessidades permanentes, sobretudo quando se verifica a presença de candidatos aprovados em concurso público”.

    SUGESTÃO - A expedição das Cautelares foi sugerida pelo Ministério Público de Contas num processo de auditoria especial instaurado pelo TCE para apreciar atos de admissão de pessoal na mencionada prefeitura. De acordo com o relatório de auditoria, só no primeiro quadrimestre deste ano foram realizadas 1.001 contratações temporárias para diversas funções, apesar de o último concurso realizado pela prefeitura ainda estar vigente.

    Acompanharam o voto de Ruy Ricardo na Segunda Câmara os conselheiros Dirceu Rodolfo, Marcos Loreto e Valdecir Pascoal.

  • Prefeituras recebem 1% extra do FPM nesta 5ª

    Nesta quinta, dia dia 7 de dezembro, será creditado o 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Conquista do movimento municipalista, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) estima que o valor será de R$ 4,022 bilhões.

    A entidade destaca que o montante pode contribuir para amenizar a situação financeira dos Entes locais no final deste ano. A previsão da entidade é feita com base em informações divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Relatório de Avaliação Fiscal e Cumprimento de Meta.

    O repasse extra de 1% é fruto de uma luta intensa da CNM e do movimento municipalista. O repasse é fruto de uma intensa luta da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do movimento municipalista e culminou com a aprovação das Emendas Constitucionais 55/2007 e 84/2014. Essas medidas alteraram o artigo 159 da Constituição Federal e elevaram, gradativamente, os recursos repassados pela União para o Fundo.

    Entenda o 1%: os municípios recebem todos os anos nos meses de julho e dezembro 1% da arrecadação de Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) referente aos 12 meses anteriores ao mês do repasse. A entidade explica que o FPM é composto de 22,5% da arrecadação desses tributos repassados a cada decêndio e distribuídos de forma proporcional de acordo com uma tabela de faixas populacionais.

    Cabe destacar que, de acordo com a redação da emenda constitucional 55/2007, o 1% adicional do FPM não incide retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). No entanto, por se tratar de uma transferência constitucional, deve incorporar a Receita Corrente Líquida (RCL) do Município e consequentemente deve-se aplicar os limites constitucionais em saúde e educação.

    A entidade alerta, no entanto, que esses valores são previsões que visam a nortear os gestores em seu planejamento e incorrem em uma margem de erro amostral. Destaca-se que as estimativas podem variar de acordo com a evolução da atividade econômica futura, onde se dará a arrecadação dos impostos que compõem o FPM

    Quanto seu município vai receber? Em Pernambuco, eis o valor que será creditado para algumas cidades: Afogados da Ingazeira receberá R$ 970.406,50, valor idêntico a São José do Egito. Arcoverde, pouco mais de R$ 1 milhão, 576 mil. Carnaíba, R$ 727 mil. Custódia, R$ 970 mil, mesmo valor de Floresta.

    Iguaracy receberá R$ 485 mil, tal qual Santa Cruz da Baixa Verde e Santa Terezinha. Ingazeira e Calumbi, pouco mais de R$ 363 mil, mesmo valor de Quixaba, Brejinho e Tuparetama. Tabira e Flores, R$ 849 mil.

    Serra Talhada terá direito a quase R$ 1 milhão e 700 mil. Triunfo, R$ 606 mil, assim como Itapetim.

    Veja aqui tabela com os valores por Município e o total por Estado.

  • Prêmio Gestão Escolar vai para a Escola Dário Gomes de Lima

     
    Bonito (MS) – Nesta segunda-feira (04), ocorreu a solenidade de entrega do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017, que reuniu as cinco melhores gestões escolares do país, no salão de eventos do Zagaia Hotel. A Escola Dário Gomes de Lima, localizada na cidade de Flores, Sertão pernambucano, foi a representante do Nordeste na etapa final do PGE 2017. A unidade de ensino foi uma das mais de sete mil escolas em todo o país inscritas no Prêmio, que busca reconhecer o trabalho dos gestores escolares, a partir da avaliação de projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública de todo o país.

    "Quero, primeiramente, parabenizar todos que fazem a Escola Dário Gomes de Lima, alunos, professores, pais e funcionários, enfim, todos que ajudaram na conquista desse resultado, nesse reconhecimento nacional. Para mim é motivo de muito orgulho e reforça a minha crença de que estamos no caminho certo, de priorizar a Educação Pública, em tempo integral e de qualidade. Estamos construindo hoje o nosso futuro", disse o governador Paulo Câmara. 

    O secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, acompanhou a premiação e comemorou o resultado de Pernambuco no Prêmio. "Com muito orgulho, a Escola Dário Gomes e Ana, sua gestora, representaram o belo trabalho que estamos realizando em Pernambuco e a transformação na vida de nossos estudantes. Estamos construindo um novo Pernambuco pela Educação. O principal é nosso sentimento de vitória pela nossa Educação".

    "Representar Pernambuco e o Nordeste nos enche de orgulho por tudo que a escola representa para a vida da comunidade local. O PGE é o reconhecimento de um trabalho incansável, dedicado a todos que fazem a Família Dário Gomes", destaca Ana Lúcia Xavier Cavalcanti, gestora da escola em Flores.

    Além da Dário Gomes de Lima, também foram agraciadas a Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, do Mato Grosso do Sul, o Centro de Atenção à Criança Girassol de Tempo Integral (CAIC), de Palmas, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Jones José do Nascimento, do Espírito Santo, a EEF Mont Alvern, de Ituporanga, Santa Catarina. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) agraciou as cinco gestoras escolares com troféu, além de uma viagem aos Estados Unidos, financiada pelo governo dos Estados Unidos. 

    A ESCOLA - A Dário Gomes de Lima atende mais de 555 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Dentre os destaques da Dário, estão: o foco na aprendizagem de todos os alunos, mediante o SPE (Sistema de Posicionamento Educacional), atendimento das necessidades de aprendizagem no contraturno, projetos inovadores (A Escola Vai à Feira), participação e interação ativa com a comunidade, além da conquista do 1º lugar no Ensino Fundamental Anos Finais (média 6,23), no Ensino Médio (média 6,80) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2016.

    Em mais de duas décadas, aproximadamente 38 mil escolas de todas as regiões do país participaram e mais de 8 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos.

  • Flores: Autoridades e empresários definem ações contra criminalidade. Prefeito garantiu 100 câmeras


    Logo após a investida de criminosos contra agência dos Correios do Município de Flores, na madrugada do último domingo (04), o prefeito de Flores, Marconi Santana, buscando inibir e se prevenir de uma nova ação contra o Banco do Brasil – ainda em reforma - promoveu uma reunião, nesta segunda-feira (04), onde foi prestado contas de ações e investimentos em prol da segurança pública e proposto um Plano Municipal de Segurança Pública para inibir uma possível ação de bandidos no município.  

    Na ocasião, Marconi abriu a reunião, listando as melhorias realizadas em iluminação, recuperação de prédios públicos, praças e investimentos em saneamento, pavimentação e cobrou aos representantes do 14º BPM, o cumprimento do efetivo da Polícia Militar no distrito de Fátima.

    “Nós fizemos a nossa parte. Garantimos uma casa, com todas as condições necessárias para o funcionamento do trabalho da Polícia Militar, mas infelizmente vocês não cumpriram com o efetivo em Fátima, não cumpriram! Marconi ainda cobrou a presença do Ministério Público no dia a dia, e anunciou que “a partir de janeiro teremos 100 câmeras. Vamos Investir mais de R$ 80 mil, com monitoramento 24 horas, com televisões de 50 polegadas. Mesmo em crise”,  destacou Marconi.

    Dentro do Plano de Segurança Pública Municipal, o prefeito ainda colocou em votação a interdição da Travessa Manoel Quidute com a Praça da Bandeira, vias que dão acesso ao Banco do Brasil, que tem com objetivo dificultar o acesso dos criminosos.

    O Pároco da Diocese, João Carlos, que reside na Praça da Bandeira, colocou que, além da interdição é necessário que no espaço seja aproveitado com uma “Rua do Lazer”, defendendo “uma arquitetura bonita”, para dificultar o acesso dos ladrões. O líder religioso ainda garantiu que vai instalar câmeras na torre e laterais da igreja.

    Sargento Samarone do 14º BPM, em respostas as cobranças do prefeito disse: “Não é fácil. Ocorrência no período da noite, depois das 22h, temos que ir para Serra Talhada, e a cidade fica sem efetivo, a gente tem a boa vontade de trabalhar mais as condições são poucas”.

    A Delegada de Polícia, Dra. Jéssica Zui destacou a parceria com a prefeitura.  “As ações da prefeitura me ajuda. E vou jogar confetes sim. As festas daqui não tiveram uma ocorrência”, destacando a contratação de segurança particular.

    Já, o empresário Carlos Alberto que gerência o Grupo Cajá Cobrou a promessa feita pelo 14º BPM, em outra ocasião, de implementar o ‘Madrugada Segura’.

    "Só aconteceu uma vez". Segundo o empresário, “falta vontade de trabalhar”, e finalizou em tom de indignação: "atenda o telefone e diga pelo menos um não".

    O gerente do Banco do Brasil, Jair Pereira, disse que o está Investindo pesado em segurança e lembrou: “Tanto é que o sistema que nós implantamos, nesta última investida, eles não conseguiram levaram nada".

    Estiveram presentes, também, os vereadores Alberto Ribeiro e Jeane Lucas. Alberto fez uso da palavra fazendo forte cobranças aos policiais que deveriam, na visão de Alberto ser mais eficazes no combate direto a esse tipo de ação.

    Por fim, o prefeito ainda sugeriu aos comerciantes presentes, a compra integrada de câmeras com wi-fi, e fez a previsão de iniciar janeiro com pelo menos 160 câmeras na cidade. A sugestão foi aceita por todos os presentes.

     

     

  • Comissão de Agricultura debate situação de criadores de animais em Custódia

    As dificuldades enfrentadas por criadores de cabras e ovelhas, como a falta de água e a necessidade de melhoramento genético do rebanho, foram abordadas em audiência pública realizada pela Alepe nesta segunda (4), em Custódia, no Sertão do Moxotó. O encontro foi promovido pela Comissão de Agricultura da Casa em parceria com a Câmara de Vereadores da cidade.

    Maria de Lourdes Silva, criadora de Sítio Brabo, na zona rural do município, chamou atenção para a escassez de recursos hídricos na região. “A gente já enfrentou uma grande seca no Nordeste há quatro anos. Não havia pastagem para os animais nem água. Sofremos muito”, relatou.

    Aos poucos, porém, esse cenário está mudando graças a programas sociais, a exemplo do que garante a ração dos animais. Capacitações são dadas pelo escritório regional do Sebrae, e o financiamento fica a cargo do Banco do Nordeste. Representante da instituição financeira, Marivaldo Manuel destacou as vantagens de uma das linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “O crédito, de até R$ 5 mil, é subsidiado em 40%. Ou seja, o beneficiado devolve apenas R$ 3 mil”, explicou. “Esse financiamento ajuda o homem do campo a investir em recursos hídricos e produzir durante todo o ano, e não só num período em que haja chuva.”

    Além do crédito facilitado, o Programa Vendas em Balcão, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), também tem contribuído para que os criadores assegurem a ração de que precisam. O representante do órgão em Arcoverde (Sertão do Moxotó), Herivelton Marculino da Silva, esclareceu o objetivo da iniciativa: “O Governo oferece um preço abaixo do mercado, que, por sua vez, fica obrigado a baixar o valor para poder vender ao produtor. A gente procura ajudar o pequeno produtor a ter acesso ao milho subsidiado, ou seja, sem o acréscimo de impostos”.

    Segundo a Pesquisa Pecuária Municipal feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, o Brasil possui mais de 18 milhões de ovelhas. Dessas, 2,5 milhões estão em Pernambuco, sendo 40 mil em Custódia. Já o quantitativo nacional de cabras é de quase dez milhões, com 2,5 milhões de cabeças no Estado, das quais 70 mil em Custódia.

    Requerente da audiência, o vereador Joãozito Moura (PTB) afirmou que os produtores vêm sofrendo com a falta de mercado. Ele apontou caminhos para o Poder Público fortalecer a pecuária na região. “Nós precisamos de incentivos por parte do Governo do Estado e do município, para um apoio com relação ao fornecimento de alimentação a esses animais. Também na aquisição do leite e da carne, que podem ser inseridos na merenda escolar e distribuídos para famílias que necessitam”, sugeriu.

    Para o presidente da Câmara de Vereadores de Custódia, vereador Neguinho da Maravilha (PSD), a carne de bode deve ser consumida nas escolas. “E também nos hospitais, onde os governos estadual e municipal terão demanda”, propôs.  Além da expansão do consumo, o crescimento do mercado passaria pelo melhoramento genético do rebanho, na opinião do presidente da Associação de Caprinos e Ovinos de Custódia, Mário Edson. “Nós temos um rebanho enorme, porém sem grande qualidade genética”, observou.

    O deputado Eduíno Brito (PP), que presidiu a audiência, defendeu uma intervenção do Poder Executivo Estadual nesse sentido. “A ovinocaprinocultura é importantíssima para Pernambuco, é centenária. É fundamental que o Governo entre nessa cadeia”, defendeu, ressaltando a possibilidade de geração de novos empregos.