• Flores: Café da manhã, caminhada do forró e festival de carro de boi, neste domingo (24)

    O Melhor São do Pajeú ainda está a todo vapor na cidade de Flores, e neste Domingo, dia 24 de Junho, a programação está recheada de atrações que vão de apresentações e concursos até shows com artistas da terra.

    Os festejos se iniciam logo cedo na Sede com um café da manhã bem junino, às cinco horas. No decorrer do dia haverá a Caminhada do Forró com os sanfoneiros do município e a apresentação do Grupo de Bacamarteiros Cabras do Nordeste.

    A programação tem como destaque a estrutura montada pela Prefeitura Municipal para o último dia das festas juninas em Flores e o tradicional Concurso de Carro de Bois, que nesta 10ª Edição, neste ano de 2018, dobrou o número de inscritos contando já com a marca de 60 inscrições.

    Pela grandiosidade da estrutura montada pelo Governo do Município que organizou bem uma excelente engenharia de arquibancadas, o público estimado para este Domingo é de 5.000 pessoas, o que pode até superar todas as expectativas devido o sucesso dos festejos juninos na cidade.

    O ‘Melhor São João do Pajeú’ será encerrado com shows de filhos da terra. A animação e o arrasta pé vão ser puxados com os cantores Florenses Erika Diniz e Rony Lima, que deverão abrilhantar com muito forró a última noite do São João de Flores.

  • PMST instala pontos de coleta seletiva em várias partes da cidade

    A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Meio Ambiente, instalou na semana passada os sete primeiros Pontos de Entrega Voluntária – PEVs de materiais recicláveis que irão reforçar a Coleta Seletiva no município.

    Foram instalados pontos de coleta na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Praça de alimentação do Pátio da Feira Livre, Ginásio Egídio Torres, Colégio Municipal Neto Pereirinha (Malhada), Academia das Cidades do IPSEP, Câmara de Vereadores e CEU das Artes (Caxixola).

    São considerados materiais recicláveis o papel (folhas, revistas, papelão, jornais, cartões, cartilhas, envelopes e impressos em geral), plástico (tampas, potes de alimentos, garrafas pet, frascos de produtos de limpeza/higiene, PVC, sacos plásticos, brinquedos e balde) e metais (latas de alumínio, latas de aço (óleo, sardinha, molho de tomate), ferragens, canos, esquadrias e arame).

    Em breve outros pontos de coleta voluntária serão instaladas na cidade. Todo material depositado será coletado pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada – COOPECAMAREST.

    RELAÇÃO DE PONTOS DE COLETA SELETIVA:

    1- Secretaria Municipal de Meio Ambiente

    2- Praça de alimentação do Pátio da Feira Livre

    3- Ginásio Egídio Torres de Carvalho

    4- Colégio Municipal Neto Pereirinha (Malhada)

    5- Academia das Cidades do IPSEP

    6- Câmara de Vereadores

    7- CEU das Artes (Caxixola)

  • Seplag lança Boletim Trimestral do Pacto pela Vida

    A Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag) lança, nesta quinta-feira (21/06), o Boletim Trimestral do Pacto pela Vida (PPV). A publicação tem o objetivo de divulgar dados consolidados da criminalidade e das ações preventivas que estão relacionadas à política pública de segurança do modelo de gestão Todos por Pernambuco, no qual ocorre o monitoramento permanente das ações e resultados. A primeira edição (janeiro-março) está disponível no endereço www.seplag.pe.gov.br.

    "Com este boletim, o governo Paulo Câmara dá ainda mais transparência aos dados e ações desenvolvidas no campo da segurança pública, não apenas na área policial, em forma de tabelas e gráficos que podem ser acessados de maneira rápida e fácil por qualquer cidadão", afirma o secretário executivo de Gestão por Resultados, Anderson Alencar Freire. A Seplag coordena o Comitê Gestor do PPV, que também conta com representantes das secretarias de Defesa Social (SDS); Justiça e Direitos Humanos (SJDH); Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ); Mulher (SecMulher); do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública.

    Na área da Defesa Social, o Boletim traz os números absolutos de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) dos anos de 2016, 2017 e 2018; números de CVLI por mês e dia da semana; número de CVLIs por sexo, faixa etária e instrumento utilizado (arma branca, arma de fogo e outros). A publicação apresenta, ainda, o número de prisões realizadas pelas polícias estaduais e dados das operações Bar Seguro, realizadas pelo Corpo de Bombeiros. Uma planilha em anexo lista todos os casos de CVLI registrados no ano, discriminados por Área Integrada de Segurança (AIS) em que ocorreram, cor/raça, faixa etária, município, instrumento utilizado, sexo, mês e dia da semana.

    Na área de Ressocialização, o Boletim Mensal do PPV apresenta dados da população carcerária, percentual por sexo e por tipo de regime (fechado e semiaberto). Já no campo preventivo, a publicação mostra o quantitativo de usuários atendidos pelo Programa Atitude, que proporciona proteção às vítimas de violência e atendimento espontâneo aos usuários de crack, álcool e outras drogas. São eles: usuários que sofreram CVLI por ano e mês; usuários atendidos por tipo de serviço (Atitude nas Ruas, Apoio, Intensivo e Aluguel Social); tipo de droga motivadora do atendimento na modalidade Atitude nas Ruas; e número de usuários atendidos por sexo, cor/raça e faixa etária.

  • Flores: Marconi Santana autoriza início de construção de nova praça

    Na tarde da última quarta-feira (20), no povoado do Saco do Romão, localizado na zona rural do município, o Prefeito Marconi Santana assinou uma ordem de serviço para início dos trabalhos de construção de um novo espaço de lazer que receberá o nome de Praça Luís Ribeiro da Silva, personagem importante da cidade que era mais conhecido como Luís Peixoto.

    Marconi na ocasião agradeceu aos moradores do povoado e dos sítios próximos pela presença. Agradeceu também ao seu vice e aos seus secretários e vereadores destacando que “levamos mais ações para os moradores do Povoado do Saco do Romão. Em breve vamos voltar lá, para entregarmos uma praça novinha. Obrigado aos moradores do povoado e sítio circunvizinhos pela presença, como também, aos nossos secretários, os vereadores, Alberto Ribeiro, Jeane Pereira e nosso vice-prefeito Cicero Moizes pela presença”.

    O gestor ainda pontuou que a tarde de ontem foi de prestação de contas de ações já implementadas e de reafirmação do compromisso de sua administração em ofertar qualidade de vida, integração e inclusão para as famílias que residem em Saco do Romão.

    A Praça Luís Ribeiro da Silva será construída com recursos próprios do Governo Municipal de Flores; uma indicação de que o dinheiro da população Florense está sendo bem aplicado pela gestão garantido o retorno através de obras que salientam o comprometimento e o bom funcionamento da prefeitura com as finanças da cidade.

  • Rejeição de Contas: Duque diz apostar na reversão do resultado

    Sobre a rejeição das contas, referente ao exercício financeiro de 2013 e a aplicação de R$ 60 mil ao gestor de Serra Talhada, a assessoria de imprensa de Duque - o prefeito – disse que irá recorrer e acrescentou: Sobre o julgamento não definitivo das Contas de Gestão de 2013, o prefeito Luciano Duque informa que irá recorrer e acredita na reversão do resultado.

  • Paulo Câmara entrega PE-414 ao distrito de Bernardo Vieira, em Serra Talhada

    SERRA TALHADA -  O governador Paulo Câmara foi até o distrito de Bernardo Vieira, no Sertão do Pajeú, para inaugurar a PE-414, denominada Rodovia Argemiro Pereira, no trecho do entroncamento da BR-232 e a entrada da localidade, totalizando 26 quilômetros de extensão.

    Na ocasião, Paulo - primeiro governador a ter visitado o distrito - ressaltou o compromisso do Governo de Pernambuco de criar as condições necessárias para a garantia do desenvolvimento de todas as regiões do Estado. A intervenção contou com um investimento de R$ 26 milhões e vai permitir o ir e vir da população com mais segurança e rapidez.                                                 

     

    "É muito bom vir até Serra Talhada, principalmente porque é estando junto da população que conseguimos ver de perto os desafios e buscar soluções para a vida do povo. Buscamos, desde o início, alternativas para que essa obra simbolizasse o que queremos para todo o Estado de Pernambuco: levar pavimentação para todas as estradas.


    E esse é um dos nossos grandes desafios: manter toda a malha rodoviária adequada para uso. Os distritos precisam ter um olhar diferenciado para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ainda temos muito o que fazer, mas fica mais fácil quando se tem unidade e se busca, juntos, soluções que possam beneficiar toda a população.


    Venho aqui hoje e saio muito feliz por saber que o Governo do Estado pôde contribuir para o desenvolvimento do distrito de Bernardo Vieira", afirmou o governador Paulo Câmara.

     

    O prefeito Luciano Duque registrou a alegria e a satisfação de ter uma obra dessa importância  entregue pelo governador Paulo Câmara à população. "Hoje, Bernardo Vieira pode comemorar uma grande vitória: uma obra que vai encurtar distâncias e trazer desenvolvimento. Estradas são importantes para o desenvolvimento local, para o transporte de produção e das pessoas. Obrigado, governador, por mais esse gesto pela nossa cidade. Parabéns por mais essa obra. Serra Talhada e Bernardo Vieira lhe são muito gratos por isso", destacou o gestor municipal.

     

    Também participaram da entrega os deputados federais Gonzaga Patriota e Sebastião Oliveira; os deputados estaduais Rogério Leão, Rodrigo Novaes e Diogo Morais; o presidente da Compesa, Roberto Tavares; o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER-PE), Silvano Carvalho; o secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; e os prefeitos Manuca de Zé do Povo (Custódia); Lino Moraes (Ingazeira); Zeinha Torres (Iguaracy); e Belarmino Vasques (Tracunhaém).

  • Danilo quer Comissão de Educação fiscalizando cortes no orçamento das universidades

    Emendas garantem recursos para Programa Nacional de Assistência Estudantil e investimentos na infraestrutura para a Educação básica

    A Comissão de Educação, presidida pelo deputado Danilo Cabral (PSB/PE), aprovou, ontem (20), a criação de uma subcomissão para acompanhar a crise nas universidades e institutos federais. A subcomissão será presidida pela deputada Alice Portugal (PCdoB/BA). 

    Danilo voltou a questionar os cortes feitos na educação pública brasileira em função da implantação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do teto dos gastos. "A efetivação do Plano Nacional de Educação só será possível com a revogação desta PEC do teto dos gastos", afirmou o parlamentar. 

    A reunião também aprovou emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO). Uma das emendas assegura recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que oferece uma ajuda de custo aos estudantes de baixa renda matriculados em universidades federais.

    Cada comissão permanente pode apresentar duas emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019 (PLN 2/18). A outra apresentada diz respeito à educação básica e acresce investimentos na infraestrutura para a educação na área. O deputado Danilo também apresentou, separadamente, cinco emendas, e uma delas solicita o demonstrativo de investimentos no Plano Nacional de Educação.

    Nesta quarta (20), o parlamentar esteve novamente reunido com indígenas e quilombolas, que sofreram cortes em suas bolsas de assistência estudantil. "Os cortes efetuados na política de assistência estão inviabilizando a permanência dos estudantes nas universidades. Temos que recompor o orçamento para garantir o direito", defende Danilo. 

    A Comissão também aprovou o Projeto de Lei 2.171/03, de relatoria da deputada Maria do Rosário (PT/RS), que trata sobre a aplicação de provas e a atribuição de frequência a alunos impossibilitados de comparecer à escola, por motivos de liberdade de consciência e de crença religiosa. O PL estava aguardando aprovação há 15 anos.

  • Flores: Polo Junino atrai grande público, confirmando o sucesso das festas juninas

    O Polo Junino da cidade de Flores continua animando a população com o “Melhor São João do Pajeú”, que já virou marca carimbada pelo povo e pelo governo do município. A noite de ontem na Sede, atraiu grande público denotando o sucesso das festas juninas de 2018 em Flores.

    A Prefeitura Municipal através das Secretarias de Bem Estar Social e de Turismo e Eventos, trabalham este ano com foco no resgate das tradições populares da terra e promoveu nesta terça-feira (19), grandes espetáculos para abrilhantar o São João Florense com danças juninas desfilando pelas principais ruas da cidade, performance do grupo de bacamarteiros, quadrilha improvisada, pau de sebo, quebra pote, caça ao tesouro, premiação para o casal mais animado, apresentações culturais e apresentação da quadrilha junina Flor Matuta.

    O Prefeito Marconi Santana disse que “foi emocionante ver tanta gente participando, se divertindo e revivendo o verdadeiro São João. Hoje assistimos o resgate de nossas tradições populares em formato de grandes espetáculos e ficamos encantados e agradecidos, não só aos que foram prestigiar como também a toda nossa equipe de governo”.

    Marconi também ressaltou a dedicação de sua esposa, Lucila Santana, e das Secretarias envolvidas no evento, pontuando a essência e a importância de se valorizar a cultura, a tradição e o folclore do município como fatores de grande relevância para a realização de uma autêntica festa junina.

     

  • Sebastião Oliveira: Ela (Marília) cometeu um vexame político

    Imagem: Júnior Campos

    Durante entrevista na tarde desta quarta (20), ao programa O X da Questão da Rádio Líder FM, o Deputado Sebastião Oliveira decidiu alfinetar a pré-candidata do PT ao Governo do Estado de Pernambuco, Marília Arraes, que é apoiada por seu adversário em Serra Talhada, o Prefeito Luciano Duque.

    Sebastião falou aos apresentadores sobre a coletiva de imprensa que Marília convocou para anunciar Sílvio Costa como seu aliado e candidato a Senador pelo Avante dizendo que "ela cometeu um vexame político".

    O Deputado se referiu a desaprovação do diretor estadual do PT em Pernambuco, que expediu uma nota logo após a coletiva da petista.

    Oliveira ainda declarou que existe uma real possibilidade de aliança entre o PT e o PSB no estado, o que configuraria de fato a retirada de Marília Arraes da corrida até o Palácio do Campo das Princesas.

  • Como o blog adiantou Governo de PE muda presidente do Porto de Suape

     

    Como o blog adiantou em primeira mão, o governo de Pernambuco anunciou, nesta terça-feira (19), mudanças no secretariado estadual. As alterações ocorrem em cinco pastas: Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão, Habitação, Transportes e Turismo, Esportes e Lazer. O Porto de Suape também passa a ter nova presidência.

     

    Lembre: Sebastião Oliveira (PR) será o vice de Câmara (PSB) e o PP amplia o espaço no governo assumindo  Suape

     

    Antônio Mário da Mota Limeira Filho, que chefiava o gabinete do governador Paulo Câmara (PSB), assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tinha André Gustavo Carneiro Leão como titular. Marcos Baptista, presidente de Suape, deixa o cargo para ser secretário de Planejamento e Gestão, pasta que era comandada por Márcio Stefanni.

     

    Stefanni, por sua vez, passa a assumir a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, que era chefiada pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB). Então gerente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa (Condepe/Fidem), Bruno Lisboa assume a Secretaria de Habitação, que era comandada por Raul Goiana Novaes Menezes.

     

    Antônio Júnior, que atuava como secretário interino de Transportes, passa a ser efetivado no cargo. A presidência do Porto de Suape fica com Carlos Vilar, que administrava o Porto do Recife.

  • Paulo Câmara cumpre agenda em Serra Talhada nesta quarta (20)

    Nesta quarta-feira (20.06), o governador Paulo Câmara estará no Sertão do Estado participando de uma série de ações. A programação tem início em Arcoverde onde, no período da manhã, ele comanda a Caravana da Educação, que inclui Pactuação de Metas 2018 e visitas aos polos Central, Cultural e Esportivo da cidade.

    As ações, que vão contemplar todas as escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Moxotó-Ipanema, contemplam um momento de discussão de metas para o ano corrente e um circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes.

     

    Ainda em Arcoverde, Paulo inaugura a Unidade Regional da Polícia Científica do Sertão do Moxotó, que beneficiará mais de 350 mil moradores de dez municípios da Região, levando atendimento especializado para mulheres e crianças vítimas de crime sexuais, além de perícias criminais e médicos legais. O governador assina, ainda, ordens de serviços para o início de obras na área de saneamento, de pavimentação e de reforma do estádio municipal; além de licitação para elaboração de projeto do COMPAZ.


    À tarde, o governador Paulo Câmara estará em Sertânia, onde autoriza a licitação do Sistema de Abastecimento de Água do município, cujo investimento é estimado em R$ 700 mil e contemplará 25 mil habitantes. Ainda em Sertânia, Paulo assina a autorização de contratação do Sistema de Abastecimento de Água Rio da Barra, que, com um aporte de R$ 6 milhões, beneficiará 4 mil pessoas.

     

    Finalizando os compromissos do dia, o governador segue para o município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, para inaugurar a PE-414, no trecho do entroncamento da BR-232 com a Bernardo Vieira, no distrito de mesmo nome. Com 26 quilômetros de extensão, a via recebeu um investimento de R$ 25 milhões.

     

    São ações que fortalecem a educação e fomentam o desenvolvimento econômico e social do Sertão pernambucano.

  • Prefeitura de Flores antecipa pagamento de junho e primeira parcela do 13º

    A Prefeitura de Flores vai antecipar o pagamento de junho dos servidores efetivos, aposentados e pensionistas, e a primeira parcela do 13º salário na próxima quinta-feira (21); injetando cerca de R$ 2 milhões na economia do município. A boa notícia chega para os servidores municipais, às vésperas dos festejos juninos no município. 

    O prefeito, Marconi Santana reforçou que o pagamento antecipado da folha salarial do mês de junho e da primeira parcela do 13º salário é o resultado de quem governa com planejamento e com o olhar voltado para a boa aplicação dos recursos públicos.

    “O pagamento da primeira parcela do 13º salário e antecipação do salário dos servidores municipais, nada mais é que a reafirmação da sensibilidade que o nosso governo tem não só com os servidores públicos, mas também, com o comércio local, pois esse montante de dinheiro chega num época muito especial, que é o São João”, destacou Marconi.

  • Flores: Apresentação de quadrilha junina e show de Rôny Lima atrai o público no ‘Melhor São João’

    Segunda-feira, porém, o público compareceu ao Polo Junino, principal centro de animação dos festejos juninos do município de Flores, no Sertão do Pajeú. Quem esteve por lá reviveu os bons tempos, onde as famílias Florenses se reuniam para festejar o São João.

    No palco montando entre duas casas de taipas, o artista Florense, Rôny Lima não só encantou o público com o autêntico forró, como puxou uma quadrilha improvisada. No intervalo do show de Rôny, houve a exibição da quadrilha Junina Renascer do município de Triunfo – PE.

    A exibição da agremiação junina foi embalada não só pela trilha sonora, como também, pelas fortes palmas e o carinho da plateia; a exemplo do servidor público Auriedson Moreira.

    "Flores resgata hoje, a tradicional junina do interior. Essa tradição que tinha se perdido um pouco e Flores hoje, tem um polo junino. A gente percebe as crianças e as famílias... não tem preço! E o que eu acho mais bonito é ver à presença das famílias", destacou Auriedson.

    A programação junina no polo segue nesta terça-feira, com o arraial da Secretaria de Bem Estar Social e apresentações culturais, quermesse, forró pé de serra e comidas típicas, até o próximo sábado (23).

  • Paulo Câmara investe R$ 20 milhões na requalificação da PE-119, em Bezerros

    BEZERROS - Para garantir mais conforto e segurança no ir e vir da população do Agreste Central, o governador Paulo Câmara assinou, nesta segunda-feira (18.06), a Ordem de Serviço para o início das obras de adequação e pavimentação da VPE-119. A intervenção contemplará um trecho de 14 quilômetros da via, ligando o município de Camocim de São Félix ao distrito de Sapucarana, em Bezerros, até o entroncamento com a BR-232, próximo ao distrito de Encruzilhada de São João. A obra contará com investimentos da ordem de R$ 20,4 milhões, com prazo de conclusão de 18 meses. Ao todo, serão beneficiados cerca de 80 mil pessoas. 

     
    "Vamos fazer essa estrada, que vai de Bezerros até Camocim, passando aqui por Sapucarana. É um compromisso nosso, compromisso importante e que com certeza vai trazer desenvolvimento e melhores condições no ir e vir das pessoas, de maneira muito mais adequada e segura. A obra começa até o dia 1° de julho, e em 18 meses estará pronta. Os tempos são difíceis, o dinheiro é curto, mas temos que priorizar o que é importante para o nosso Estado e para as nossas cidades. Por isso, é uma alegria muito grande poder voltar aqui, a Sapucarana, para dar início a essa importante obra", destacou.

    O trecho requalificado permitirá a ligação do distrito de Sapucarana às rodovias PE-103 e BR-232, integrando-a à malha rodoviária do Estado. Ao mesmo tempo, a nova estrutura irá proporcionar melhores condições para o desenvolvimento agropecuário na região, para o transporte e distribuição dos produtos, contribuindo, diretamente, para o desenvolvimento socioeconômico da região. Com os serviços de requalificação, a nova estrada garantirá a trafegabilidade adequada, com mais conforto, segurança e agilidade para seus usuários. 

    Além disso, irá oferecer ao Agreste Central uma nova rodovia de escoamento da produção agrícola, fomentando o desenvolvimento social local, como explica o secretário estadual de Transportes, Antônio Junior. "Corrigiremos os traçados geométricos para melhorar a situação da estrada e propiciar mais segurança. Em um momento de tanta dificuldade, de tanto sufoco financeiro e administrativo, o governador está mostrando mais uma vez o quanto se preocupa com o desenvolvimento de Pernambuco, principalmente do Interior, buscando melhorar a qualidade de vida da população", enfatizou.

    Em seu discurso, o prefeito Branquinho agradeceu a iniciativa do Governo do Estado em atender a um desejo antigo de toda a população. "Hoje, o governador começa a materializar o sonho de muitos que habitam essa região, não só da população de Bezerros, mas de todos que querem e precisam encurtar o trajeto entre Camocim e Caruaru. Essa é uma das obras mais esperadas pelo nosso povo, porque só quem precisa dela, sabe da necessidade dessa requalificação. Agradeço ao compromisso do governador de autorizar mais essa importante ação para o desenvolvimento da nossa cidade", declarou Branquinho.

    O mesmo sentimento foi compartilhado pelo jovem Victor Frazão, de 19 anos, morador de Sapucarana. "É preciso evidenciar a importância desse feito, não só para Sapucarana, mas para as cidades vizinhas a Bezerros, que farão uso da estrada para encurtar distâncias, otimizar o tempo e produzir desenvolvimento", disse. Victor aproveitou a oportunidade para solicitar a construção de uma quadra coberta na Escola Intermediária Rufina Borba, que conta com quase 700 alunos. O Governador garantiu de pronto o levantamento  da viabilidade da obra.

    Acompanharam o governador durante a visita a Bezerros os deputados federais Danilo Cabral, Wolney Queiroz; os deputados estaduais Marcantonio Dourado e Waldemar Borges; o defensor público geral do Estado, Fabrício Lima; o superintendente regional do DNIT/PE, Cacildo Cavalcanti; o presidente do DER-PE, Carlos Estima; o diretor de operações e obras do DER-PE, Silvano Carvalho; além dos prefeitos Wilson Madeiro (Barra de Guabiraba), Giorge de Nena (Camocim de São Félix), Joelma Campos (Panelas), Fernando Pergentino (Sairé), Jadiel Braga (São Caitano) e Gustavo Adolfo (Bonito); o vice-prefeito de Bezerros, Breno Borba; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Nivaldo Santos.

     

  • Sebrae Serra Talhada abre inscrições gratuitas para SerTão Mais Criativo

     

    A Unidade do Sebrae no Serão Central, Moxoto, Pajeú e Itaparica vai realizar mais um grande evento em Serra Talhada: Sertão Mais Criativo. O Festival cultural, que acontece de 13 a 16 de setembro, é voltado para empreendedores culturais, músicos, artesãos, fotógrafos, poetas e pessoas que trabalham com economia criativa.

    De acordo com a analista do Sebrae, Ana Paula, serão realizados vários cursos, palestras e oficinas de preparação dos participantes. Durante o evento acontecem vários seminários culturais. "O Sertão Mais Criativo é a culminância de várias ações. Então já estamos cadastrando esses profissionais para que, a partir da necessidade do público, nós possamos oferecer capacitação adequada e uma preparação eficaz para o desenvolvimento da economia criativa em Serra Talhada", informa a analista.

    As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede do Sebrae em Serra Talhada, na Praça Barão do Pajeú, até dia 20 de julho. Maiores informações pelo número (87) 3831-1552 ou (87) 99109-2623.

    SERTÃO MAIS CRIATIVO

    O Seminário Sertão Mais Criativo é mais um investimento do Sebrae com objetivo de fomentar a capacidade criativa e o empreendedorismo no Sertão de Pajeú. São José do Egito foi a primeira cidade da região a receber o projeto, que tem foco em três pilares: Turismo CulturalGastronomia Local e Hotelaria Domiciliar. Exu também terá uma versão do Festival, entre os dias 03 e 05 de agosto, com ênfase na música (forró) e o artesanato em couro.

     

     

    SERVIÇO

    Evento: Inscrições para o SerTão Mais Criativo de Serra Talhada.

    Data: Até dia 20 de julho de 2018.

    Local: Unidade do Sebrae Serra Talhada (Praça Barão do Pajeú).

    Investimento: Gratuita.

  • Rodrigo Novaes lembra aniversário de 111 anos de Floresta

    Comemorado na próxima quarta (20), o aniversário de 111 anos de Floresta, no Sertão de Itaparica, motivou pronunciamento do deputado Rodrigo Novaes (PSD). Durante a Reunião Plenária desta segunda (18), o parlamentar enalteceu as tradições e as paisagens da região. “Registro minha admiração e meu amor pela cidade, e o meu respeito e amizade pelo povo florestano”, comentou.

    “Ser sertanejo não se aprende em livro ou em cartilha. Para entender como pensa o povo do Sertão é preciso conviver com ele”, discursou. “São pessoas corretas – para quem a honra tem um valor muito maior do que em qualquer outro lugar -, verdadeiras e de muita fé em Deus”, disse o deputado.

  • Serra Talhada lança campanha contra o trabalho infantil

    A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, lançou a “Campanha Trabalhar não é Coisa de Criança”.

    O lançamento aconteceu no Pátio da Feira Livre e logo em seguida teve panfletagem na feira e blitz educativa no centro da cidade. As ações da campanha seguem durante todo o mês de junho com palestras, panfletagens, blitz educativas e oficinas com crianças.

    “Durante todo o mês de junho vamos realizar palestras nas escolas e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ações de mobilização no Mercado Público, blitz educativas nas ruas e oficinas com crianças”, informou a coordenadora municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (PETI), Wanessa Lira.

    A programação da campanha conta ainda com uma audiência pública para discutir as estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, na próxima terça-feira (19), às 08h, na Câmara de Vereadores e uma oficina com crianças e adolescentes, na sexta-feira (22), em Varzinha.

    O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado anualmente em12 de junho. O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos dogovernosobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo. Esta data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002.

  • Com público de 50 mil, São João de Petrolina é aberto no embalo de Aviões, Mano Walter e Mioto

    O slogan "São João melhor e mais forte do Brasil" foi justificado à risca na abertura da festa junina de Petrolina. Com uma estrutura grandiosa, segurança reforçada e atrações de peso nacional, o Pátio Ana das Carrancas recebeu, na noite desta sexta (15), mais de 50 mil pessoas. Foi a primeira de uma maratona de nove noites de forró, sertanejo, entre outros ritmos, que irão animar a capital do Sertão do São Francisco até o sábado (23).

    O público que chegou mais cedo, por volta das 19h, começou a esquentar o coração e as pernas com uma apresentação do tradicional som de Raimundinho do Acordeon. Em seguida, foi a vez de uma das maiores revelações do sertanejo, Gustavo Mioto. O cantor paulista fez um show empolgante com sucessos como "Anti-Amor","Impressionando os Anjos" e "Coladinha em Mim", empolgando, em especial, o público feminino.

     

    Após o sertanejo, subiu ao palco o vaqueiro Mano Walter. Como sempre faz ao visitar Petrolina, o cantor alagoano deu um banho de descontração. Mano Walter interagiu com o público e levou um vasto repertório de canções que celebram a cultura da vaquejada como "Meu cavalo é show". Ainda teve espaço para novos sucessos mais românticos como "juramento do dedinho", fazendo os casais dançarem mais de uma hora e meia no pátio Ana das Carrancas.

     

    Já era meia noite quando uma das mais aguardadas atrações do São João de Petrolina pousou no palco. Aviões sob o comando de Xandy fez os mais de 50 mil forrozeiros vibrarem com um show mesclado de sucessos atuais com hits do começo da carreira. O comandante dos Aviões, além embalar o público, deu um show de carisma, brincando com o público e reforçando em suas palavras que Petrolina "tem o melhor São João do Brasil".

     

    A última atração foi Ávine Vinny, um artista que já tem uma história de grandes shows em Petrolina. O cantor mais uma vez provou com muito ritmo porque todo ano é figurinha carimbada na programação de grandes eventos da capital sertaneja. "Foi uma abertura em grande estilo. Aguardamos mais de 700 mil pessoas nesses dias, e a julgar por esta noite, teremos uma semana incrível, com muito forró, sertanejo, tudo em clima de paz", resumiu o prefeito Miguel Coelho, que acompanhou as apresentações até o fim.

     

    O São João de Petrolina segue neste sábado (16) com um repertório diversificado. Do forró "das antigas" da banda Magníficos ao sertanejo da dupla Zezé de Camargo & Luciano. Ainda se apresentarão o mito da sofrência, Tayrone, o mestre Targino Gondim e a atração regional Césio Tenório.

     

  • São José do Belmonte paga metade do 13º para os ativos da Educação

    Os cerca de 630 servidores – todos da ativa – da Secretaria Municipal de Educação de São José do Belmonte já estão recebendo 50% do décimo terceiro salário 2018, nesta sexta-feira (15).

     

    O pagamento foi confirmado pelo prefeito Romonilson. Ele ressaltou ainda que o depósito do abono está garantido devido ao uso de recursos do Fundeb 40 e 60. De acordo com as informações dadas, o adiantamento vai injetar R$ 833 mil na economia local.

     

    Segundo Romonilson, a prefeitura veio trabalhando desde o início do ano para garantir o adiantamento do benefício, mesmo em meio à crise. "Esta boa notícia é fruto de trabalho de gerenciamento eficaz da aplicação dos recursos do fundo, já que estamos, desde o início do ano, provisionando mensalmente na Educação esses recursos", declarou o prefeito.

  • Espetáculo circense atrai 4 mil crianças em Flores

     

    A Secretaria de Turismo e Eventos segue ofertando à população Florense, entretenimento, diversão e arte, ao garantir através de parceria com o Governo de Pernambuco,  espetáculo circense gratuito para os alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, através da trupe do centenário Circo Alves dirigido pela artista Gardênia Vasconcelos. 

     

    Durante os 4 (quatro) dias de espetáculos, com duração de 1h, a tenda montada no Bairro Vila Nova recebeu cerca de 4 mil crianças que foram agraciadas com a magia do circo.

     

    Nesta sexta-feira (15), último dia de espetáculo, o prefeito Marconi Santana e a primeira dama, Lucila Santana estiveram presentes ao lado do público, formado por centenas de crianças do mesmo município.

     

    Para Lucila, “tudo muito lindo…estamos encantados vendo todas estas crianças lindas, prestando atenção a cada apresentação e ao mesmo tempo soltando tantas gargalhadas. É isso que nos move a continuar trabalhando com muito carinho e dedicação por nossa cidade”, destacou.

     

    A artista Gardênia Vasconcelos foi incisiva ao ressaltar o acolhimento que teve na cidade, através da gestão municipal.

     

    “Fomos tão recebidos aqui em Flores. Este casal nos deu uma atenção tão especial que vamos ficar mais um dia aqui”, agradeceu. Amanhã, sábado (16), Gardênia abre as lonas do Circo Alves para população adulta, em um espetáculo à noite, a partir das 20h.