• Paulo Câmara anuncia nova fábrica da Tramontina em Pernambuco

    Pernambuco ganhará  uma nova fábrica da Tramontina.  Com investimento de R$ 130 milhões, a quarta planta industrial da empresa no Estado vai ser instalada no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, e será a única do grupo a produzir porcelanato no Brasil, para distribuição em todo o território nacional e em alguns pontos estratégicos do mercado internacional. O empreendimento vai gerar 200 empregos diretos. As tratativas para anúncio da nova planta foram concluídas nesta segunda-feira (23.10), durante encontro do governador Paulo Câmara com o presidente da Tramontina, Clóvis Tramontina, no Palácio do Campo das Princesas. 

    "Estou muito feliz de poder anunciar a instalação de mais um expressivo empreendimento em nosso Estado, num momento que o Brasil encontra-se parado. A Tramontina é uma grande empresa, que é referência no Brasil e no exterior, e vai nos ajudar a dar mais um importante passo para a superação dessa crise nacional. São 200 empregos diretos e muitos outros indiretos que se juntam aos postos de trabalho que estamos abrindo em nosso Estado. Pernambuco, em setembro, foi o líder na geração de emprego no País, e vamos seguir trabalhando para criar as condições para empregar cada vez mais pernambucanos", destacou Paulo Câmara. 

    O terreno que receberá a nova planta da Tramontina foi doado pelo Governo de Pernambuco e conta com uma área de 66,2 hectares. A administração estadual também será responsável pela viabilização das obras de infraestrutura, como o acesso viário, no distrito industrial de Moreno, concluído em maio deste ano, além da concessão de incentivos no diferimento do pagamento do ICMS devido de importação de máquinas e equipamentos destinados a integrar o ativo fixo da empresa/diferimento na aquisição interna de máquinas e equipamentos.

    Participaram do encontro o vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; o presidente da AD Diper, Leonardo Cerquinho; o diretor executivo da Tramontina, Rui Baldasso; o diretor administrativo da Tramontina, Igor Arregul; e Karina Adriana Willms; além do presidente da Ferreira Costa, Guilherme Ferreira Costa.

    A EMPRESA - A Tramontina é uma empresa brasileira que possui mais de 100 anos de operação, reconhecida como referência de qualidade em mais de 120 países. A companhia emprega mais de sete mil funcionários, atuam em fábricas e unidades operacionais e comerciais espalhados por todo o Brasil. Em Pernambuco, as plantas já instaladas estão localizadas no bairro da Várzea (uma unidade), no Recife, e no município de Moreno (duas unidades). A Tramontina produz cerca de 18 mil produtos divididos em linhas como reforma e construção, móveis, infantil, ferramentas industriais cozinha, jardim e agricultura, banheiro e churrasco.

  • Com apoio de mais de 200 parlamentares, Danilo Cabral vai criar Frente em Defesa do SUAS

     

    Com 220 assinaturas de parlamentares, o deputado federal Danilo Cabral (PSB/PE) alcançou o número necessário para criar a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O objetivo é evitar o esvaziamento do SUAS, principalmente depois que o governo federal anunciou um corte no orçamento da Assistência Social no Orçamento Geral da União (OGU) do próximo ano.

     

    "O governo do presidente Temer vem promovendo uma série de cortes no orçamento de diversas políticas públicas. E, recentemente, anunciou um corte de aproximadamente 95% no orçamento do SUAS", denuncia Danilo Cabral. A proposta orçamentária do Governo foi imediatamente condenada pelo deputado, que iniciou a mobilização para defender o SUAS e coletar assinaturas para criação de uma Frente no Congresso Nacional.

     

    Na avaliação do parlamentar, o corte põe em risco o Sistema Único de Assistência Social porque vai impossibilitar a realização de serviços fundamentais, como o funcionamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

     

    "O SUAS é muito importante porque mantém e preserva toda uma rede de proteção social. Aqueles que na sua trajetória de vida não tiveram acesso à construção de sua cidadania precisam do Sistema. Estamos falando aqui de pessoas em situação de vulnerabilidade social que são atendidas pelos CRAS, CREAS, Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dentre outras ações, programas e projetos. O governo do presidente Temer quer acabar com tudo isso. Não podemos permitir", destaca.

     

    Segundo o socialista, é preciso mobilizar a sociedade e o Congresso Nacional para que não haja retrocessos nas políticas públicas da área. "Com a Frente Parlamentar, pretendemos unir parlamentares, gestores, assistentes sociais, profissionais, conselhos, fóruns, sindicatos e a sociedade em geral para defender e fortalecer o Sistema Único de Assistência Social", disse Danilo. A principal pauta da Frente será a imediata recomposição do orçamento federal destinado ao SUAS para o ano de 2018.

     

    SUAS – Garantido pela Lei 12.435/2011, o Sistema Único de Assistência Social está organizado de forma descentralizada e participativa, nos níveis federal, estadual e municipal. Atende e protege famílias, crianças, adolescentes, jovens, pessoas com deficiência, idosos, população em situação de rua, mulheres em situação de violência, dentre outros grupos vulneráveis socialmente. Integram o SUAS os entes federativos, conselhos de assistência social e entidades da assistência social, constituindo uma rede articulada e complementar responsável pela gestão da assistência e proteção social em todo Brasil.

  • 2018: Ao construir caminho para João Campos, presidente da Amupe fala em emoção e oportunidade

    Imagens: Cláudio Gomes

    Uma mesa de glosas, onde os motes versavam sobre o empreendedorismo, reuniu importantes nomes da poesia do Sertão do Pajeú. Diomedes Mariano, Paulo Matricó, Gonga Monteiro, Elenilda Amaral, Dedé Monteiro – patrimônio da cultura pernambucana, dentre outros poetas, emprestaram o seu talento para dar ainda mais brilho à III Feira do Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira.

    Além dos poetas, a feira também contou com a presença de João Campos, Chefe de Gabinete do Governador Paulo Câmara (PSB), que esteve acompanhado do Prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe, José Patriota.

    "Fico emocionado em poder, hoje, caminhar ao lado da terceira geração de uma família que sempre teve uma identificação com o Pajeú. Eu que já caminhei tantas vezes com Arraes, depois com Eduardo Campos, e agora, tenho a oportunidade de poder mostrar a riqueza de nosso Pajeú ao filho e bisneto, João Campos," destacou Patriota. 

  • Em Arcoverde, Paulo oficializa entrega de viaturas e em Sertânia inaugura contorno viário

     
    O governador Paulo Câmara estará, nesta sexta-feira (20.10), nas cidades de Arcoverde e Sertânia, no Sertão do Moxotó, para entregar ações e vistoriar obras nas áreas de segurança, educação, recursos hídricos e transportes. Após entrevista coletiva à Imprensa, às 8h, o chefe do Executivo estadual irá inaugurar o prédio definitivo do Campus da Universidade de Pernambuco (UPE) de Arcoverde. O empreendimento, cujo investimento total foi de R$ 6.195.413,82, está instalado em uma área de 20 mil metros quadrados (m²) e beneficiará toda a população da região.
     
    O novo prédio irá dispor, entre outras dependências, de 20 salas de aula, um laboratório de informática, quatro de odontologia, 12 consultórios odontológicos, uma sala de radiologia, outra de vídeo-conferência, nove salas administrativas e uma biblioteca. Ainda no âmbito da educação, Paulo irá lançar o edital de licitação para realização de Concurso Público de Provas e Títulos para Docente (CPD) para professores na categoria de Professor Auxiliar, Professor Assistente e Professor Adjunto, do quadro efetivo de Pessoal da UPE. Ao todo, serão 108 vagas para atuar nos cursos de Educação Superior, em níveis de graduação e pós-graduação.
     
    Ainda em Arcoverde, Paulo aproveitará a ocasião para oficializar a renovação da frota do 3º Batalhão da Polícia Militar de Arcoverde, com a entrega de 26 viaturas este ano. O 3º BPM abrange os municípios de Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Itaíba, Manari, Pedra, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa, formando a Área Integrada de Segurança 19 (AIS-19). Em seguida, o governador realizará visitas à Escola Noé Nunes Ferraz, onde entregará uma quadra coberta, e às obras da Estação Elevatória da Adutora do Moxotó.
     
    À tarde, no município de Sertânia, o governador irá vistoriar as obras da Estação de Captação da Adutora do Moxotó. Na sequência, irá inaugurar o Contorno Viário de Sertânia, localizada no trecho da divisa entre Pernambuco e Paraíba (Pernambuquinho Km-0) e a BR-232 (Cruzeiro do Nordeste), nos segmentos Km 61,4 – Km 68,9. A nova via, cuja extensão é de 7,5 quilômetros, foi realizada pelo Governo de Pernambuco, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e evitará que dois mil caminhões circulem mensalmente pelo centro urbano da cidade. Ao todo, serão beneficiadas diretamente mais de 35 mil pessoas.
     

  • Em Afogados da Ingazeira, público prestigia abertura da III Feira do Empreendedorismo

    O sucesso de um evento não se mede apenas pelo número de participantes, mas também pela quantidade de pessoas que ele consegue atrair. Como se já não bastasse ter quase queduplicado o numero de stands e empreendedores participantes, a abertura da 3ª edição da Feira de Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira também bateu recorde de público.

    Valorizando a economia criativa e o potencial da cultura na geração de oportunidades, os visitantes eram convidados, logo na chegada, a participar de uma animada noite deautógrafos com os escritores Wellington Rocha, Elenilda Amaral, Antônio dos Anjos, Gabriel Fonseca e outros. Eles comercializaram e autografaram seus livros: “Eu, meus eus e o Sertão”, “Olhos do abismo”, “Gabriel, o que você vai ser quando crescer?” e “Coletânea das flores”, este último, como o próprio nome diz, uma coletânea de poemas de escritoras do Sertão do Pajeú.

    Na abertura oficial da feira, a Secretária de Administração e coordenadora da política municipal de empreendedorismo, Flaviana Rosa, agradeceu ao empenho de toda a equipe de governo, das instituições parceiras e dos empreendedores, por acreditarem no evento. O Presidente do CDL/Afogados, Glauco Queiroz, destacou os inúmeros postos de trabalho temporários gerados antes, durante e após a feira de empreendedorismo, destacando a perspectiva de bons negócios este ano.

    O Gerente Regional do SEBRAE no Sertão Central, Pedro Lira, fez questão de ressaltar o papel de destaque que Afogados vem obtendo no cenário do empreendedorismo em Pernambuco. “Sempre que chegamos a um município que quer adotar o empreendedorismo como política pública, fazemos questão de dizer: vão conhecer o exemplo de Afogados, aprendam com o que eles estão fazendo lá,” destacou Pedro.

    O Prefeito de Afogados, José Patriota, informou que mais de 1.200 pessoas já participaram dos cursos de qualificação profissional ofertados pela Prefeitura.“Estamos fazendo história, em meio a uma das mais graves crises dos últimos anos. Mas não baixamos a cabeça e nem recusamos o desafio. Estamos mostrando que é possível gerar oportunidade e renda, profissionalizando a nossa mão de obra e apostando no talento e criatividade dos nossos empreendedores,”afirmou o Prefeito.

    A abertura também contou com as presenças do Vice-Prefeito Alessandro Palmeira; Alberto Galvão, gerente de negócios da AGEFEPE, representando o Governo de Pernambuco; vereadores Augusto Martins, Igor Mariano, Franklin Nazário, Reinaldo Lima, Luiz Besourão; secretários municipais; Vice-Prefeito de Carnaíba, Júnior de Mocinha; representantes da Caixa, Banco do Nordeste,e empresários do setor de gesso no Sertão do Araripe, responsável por 95% da produção nacional de gesso.

  • Augusto César denuncia falta de transparência no processo licitatório aberto pelo Detran-PE

    Ao considerar que há falta de transparência no processo licitatório aberto pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) para contratação de operadora de plano privado de assistência de saúde para servidores, o deputado Augusto César (PTB) cobrou esclarecimentos do Poder Executivo, no Pequeno Expediente desta quinta (19). “Fiquei sabendo que a situação não se resolve há três anos. Mais um problema de falta de transparência do órgão”, destacou.

     

    A intervenção do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) no processo foi descrita por Augusto César. “O pregão foi publicado com termo de referência completamente distorcido e desencontrado, tanto que o TCE determinou que o Detran suspendesse o ato.” O parlamentar referiu-se à determinação do tribunal, que em agosto considerou que houve “indícios de infração à Constituição Federal e à Lei de Licitações” no Pregão Presencial nº 026/2017. “O sindicato enviou vários ofícios pela suspensão também”, acrescentou.

    O petebista lembrou ainda que, também em agosto, já havia chamado atenção para outro “problema”: a mudança na regulamentação das fábricas e lojas que fornecem placas de identificação veicular. “O Detran-PE vem sofrendo com medidas arbitrárias.”

  • Decisão de restringir atividades de enfermeiros pode atingir em cheio prefeituras

    Responsáveis constitucionalmente por promover a Atenção Básica de Saúde, os Municípios já enfrentam dificuldades na gestão da área. Contudo, o cenário pode ficar ainda mais crítico. Uma liminar movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) pretende excluir do rol de atividades dos enfermeiros as requisições de exames. A medida é vista com preocupação pelos gestores municipais, que temem um colapso no atendimento dos postos de saúde.

    As atividades dos profissionais de enfermagem são regidas pela Lei 7.498/1989, também conhecida como Lei do Exercício Profissional. Além disso, uma resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) legitima os profissionais da categoria a fazerem a requisição de exames dentro da Atenção Básica. Os detalhamentos constam da Resolução Cofen 195/1997.

    A entidade nota ainda que os enfermeiros desempenham um papel fundamental na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo na Atenção Básica. Em todos os Municípios do país, a enfermagem realiza consultas na atenção à saúde da gestante, da criança, da mulher, no planejamento familiar, no acompanhamento das condições crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade, além de solicitar exames laboratoriais, complementares e testes rápidos.

    Com a aprovação da liminar, esses procedimentos ficarão restritos obrigatoriamente aos médicos. Tendo em vista o relato de diversos prefeitos, haverá sobrecarga.

  • Candidatos denunciam irregularidades em concurso do TJPE

     

    O concurso público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realizado no domingo (15), tem sido alvo de polêmicas. Ao todo, 179.548 pessoas inscreveram-se para o certame, e alguns candidatos alegam irregularidades e suspeita de fraude na aplicação das provas da seleção. Na internet, foi aberta uma petição pública, que já conta com quase sete mil assinaturas, pedindo a anulação das provas, aplicadas pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

    Nesta terça-feira (17), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) afirmou que recebeu um grande número de reclamações acerca do certame e que está fazendo a triagem das denúncias para, possivelmente, abrir um procedimento investigatório.

    Segundo relatos de candidatos, uma das irregularidades diz respeito à folha de resposta para a prova discursiva. Um dos itens do edital do concurso proibia qualquer forma de identificação do candidato na folha destinada às respostas discursivas, mas, no entanto, a folha para a redação seria a mesma para o gabarito, onde constava dados como nome, RG e número de inscrição do candidato.

    "A redação estava junto com a folha do cartão resposta, o que poderia dar margem para fraude. Se houver algum tipo de esquema, o candidato pode ter uma nota atribuída não pelo tipo de conteúdo, mas sim porque está envolvido em uma fraude", argumenta a estudante Larissa Rodrigues, que estuda há dois anos para passar em concursos públicos.

    Além disso, os candidatos também denunciam não ter sido submetidos ao uso do detector de metal para entrada no local de prova e sala do exame, o que é de praxe nos concursos públicos para evitar fraudes no momento da prova.

    "Quando eu fui ao banheiro, vi cinco pessoas conversando durante a prova. Quando voltei e disse ao fiscal o que estava acontecendo, ele disse que não poderia fazer nada naquele momento", relata a advogada Viviane Delgado, que também realizou o certame.

    Fonte: G1/PE

  • Após explicações de Secretário de Educação de ST sobre merenda escolar, oposição sustenta elogio

    Edmar Júnior, Secretário de Educação de Serra Talhada, usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Serra Talhada, nesta segunda-feira (16), para rebater as criticas sustentadas pelos vereadores da bancada de vereadores do bloco de oposição, liderados por Antônio de Antenor (PR), que tem mantido uma agenda de visitas as escolas da rede municipal com foco na qualidade da merenda.

    O auxiliar de Duque iniciou explicou que o município recebe R$ 1,27 por aluno de creche e R$ 0,53 aluno regular e ensino fundamental R$ 0,32. “Valores que município dispõe para merenda escolar”, explicou Edmar ainda acrescentando que, é necessário um aporte financeiro, por parte do município, para complementar o custeio da merenda escolar.

    Em um tom brando e sereno, o secretário ainda ressaltou que, a merenda escolar é um complemento na alimentação “é um lanche” e, que é necessário seguir o cardápio montado por uma nutricionista.

    “Difícil é você agradar paladares diferentes [...], aplicamos um cardápio regional. Alguma critica que possa surgir, não é por questão de qualidade e sim de paladar, e estamos fazendo este trabalho de forma racional”; disse o Secretário de Educação.

    Em um curto trecho, o titular da pasta passou o recado para os opositores de Duque: “Elogie na elogiar e critique na hora de criticar”.

    As explicações de Edmar foram aceitáveis pelo líder da oposição, Antônio de Antenor (PR), que de pronto reconheceu:

    “Tenho que elogiar o seu trabalho. Na questão da merenda escolar fizemos a visita depois receber uma denúncia. Quando a pessoa ligar, a gente vai lá verificar”.

  • Adagro aprova terreno do Abatedouro Regional que vai atender Flores e mais 7 municípios

    O início da construção do Abatedouro Regional de Serra Talhada está mais perto de acontecer. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) já realizou a vistoria técnica obrigatória e aprovou o terreno onde o equipamento será construído, às margens da PE 414, sentido Serra Talhada/Bernardo Vieira.

    O projeto arquitetônico, que foi elaborado dentro das normas técnicas do Ministério da Agricultura, também está em fase de análise para aprovação da Adagro.  A área total para implantação do abatedouro é de 134.860,38 m² e o empreendimento quando construído terá capacidade para abater 250 bovinos, 230 suínos e 405 caprinos por dia.

    Serão investidos na obra em média R$ 1.700.000,00 com recursos do setor privado. O equipamento deverá atender oito municípios da região: Serra Talhada, Calumbi, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Mirandiba, Carnaubeira da Penha e São José do Belmonte.

  • Na sessão da CMST, secretário fará esclarecimentos acerca da merenda e transporte escolar

    A Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) realiza mais uma sessão ordinária na noite desta segunda-feira (16), a partir das 20h, no Plenário Manoel Andrelino Nogueira. No começo da sessão será facultada a palavra ao secretário municipal de Educação, Edmar Júnior, que fará esclarecimentos acerca da merenda e transporte escolar do município.

    Na pauta, uma indicação do vereador Antônio Rodrigues, que solicita do Governo Municipal a perfuração de um poço artesiano na comunidade Macambira (Saco da Roça) e dois Projetos de Lei de autoria do Executivo, que estabelecem normas para a retirada de entulhos das ruas e alteram o ART. 2º, da Lei Complementar Nº 226, de 15 de abril de 2014 e o anexo XV da Lei Complementar Nº 103, de 01 de setembro de 2010, referentes ao Plano de Cargos e Carreira do Magistério, respectivamente.

    Destaque ainda para a votação única do Projeto de Resolução Nº 007/2017 de autoria do vereador Sinézio Rodrigues, que concede o "Troféu Cidadão Que Faz" ao senhor Francisco José Mourato da Cruz (Chico Mourato).

  • Logradouro recebeu Caravana Direitos da Pessoa Idosa

    O Distrito de Logradouro recebeu neste domingo (15) a Caravana Direitos da Pessoa Idosa promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Centro de Referência do Idoso – CRI.

    A atividade tem o objetivo de estimular a inclusão social das pessoas idosas, além de proporcionar momentos de recreação com apresentações culturais, dança, música e teatro. As caravanas já aconteceram nos distritos de Varzinha, Santa Rita, Caiçarinha da Penha e Tauapiranga.

  • OAB-ST diz está dando toda assistência a advogado e que agressor foi covarde e sorrateiro

    A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, com representação em Serra Talhada, em nota à imprensa neste domingo (15), abominou o ato de violência contra o advogado Domingos Sávio  Lima Silva, agredido a pauladas no pátio da feira livre, na manhã de ontem, domingo (15). A entidade classificou o ato “covarde, sorrateiro e criminoso”.

    SEGUE NOTA

    Nota da Ordem dos Advogados do Brasil/Serra Talhada

    “A OAB Serra Talhada-PE, através de sua Diretoria e Conselho, vem externar sua profunda indignação ao ataque covarde, sorrateiro e criminoso sofrido pelo Dr. Domingos Sávio Lima Silva, OAB-PE 00690, neste domingo 15.10.17, cuja agressão física fora derivada de sua atuação profissional, pugnando pela rigorosa aplicação da Lei Penal ao acusado, contra ao qual já fora decretada a prisão preventiva, sendo uma abrupta agressão não só ao colega advogado, mas a toda classe, bem como a cidadania, posto que não há cidadania sem o advogado.

    Assim, a OAB e a CAAPE está dando a assistência necessária ao colega e a sua família, reiterando sua repulsa a toda e qualquer forma de agressão ou ataque a atividade profissional da advocacia”.

    Serra Talhada, 15 de outubro de 2017

    OAB SERRA TALHADA

  • Jovem serra-talhadense é assassinato a tiros em Sta Cruz da Baixa Verde

    Um jovem serra-talhadense de apenas 23 anos, identificado como Jean Carlos Marinho de Melo, foi assassinado no município de Santa Cruz da Baixa Verde, a vinte do quilômetros de Serra Talhada, na tarde desse sábado (14).

    De acordo com testemunhas, dois homens não identificados, usando capacetes, se aproximaram numa motocicleta e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra Jean Carlos, que se encontrava numa oficina de automóveis.

    Insatisfeitos, os bandidos ainda deixaram um recado após a execução do crime. ‘Pensou que iria ficar assim mesmo?’ teria dito um deles. O jovem morreu no local.

    A Polícia Militar foi acionada, isolou o local e realizou diligências, no sentido de capturar os algozes, logo em seguida a ocorrência foi repassada para a Polícia Civil foi acionada.

    Fonte: Nayn Neto

  • Procissão e missa encerram os festejos religiosos no distrito de Fátima

    Fiéis e devotos de nossa de Senhora de Fátima estiveram em grande público no início da noite desta sexta-feira (13), no distrito de Fátima, onde participaram de procissão e missa que marcaram encerramento das festividades alusivas à santa, padroeira do distrito, no município de Flores.

    A missa foi presidida pelo o vigário geral da diocese e pároco da paróquia de Flores, o Monsenhor João Carlos Acioly. Houve momentos de adorações, reflexão da palavra de Deus, louvores, agradecimentos e apresentação dos novos juízes, para próxima festa.  A celebração aconteceu na escadaria da igreja.

    Após o ato religioso, houve um momento de confraternização no salão paroquial. O encontro foi ofertado por Padre João; “Aos amigos mais próximos e aos que durante todo ano, estiveram ajudando e cooperando ativamente para o sucesso desta festa”.

    O prefeito do município, Marconi Santana, a primeira dama Lucila Santana, o vereador Chico Paraíba, Dr. Nelson Daniel – Presidente da Fundação Ambiental Pedro Daniel e lideranças políticas locais estiveram prestigiando o encerramento da festa religiosa.

     

  • Das 411 pessoas assassinadas em setembro, 57% tinham relação com o tráfico de drogas, em PE

    Pernambuco registrou 4.145 homicídios de janeiro a setembro deste ano, número 31,5% maior que o registrado no mesmo período de 2016, quando foram computados 3.152 assassinatos pela Secretaria de Defesa Social (SDS). O balanço foi divulgado pelo governo na noite desta sexta-feira (13).

    Março e abril foram os meses mais violentes deste ano. Foram 551 homicídios em março e 514 mortes em abril. Com 411 crimes contra a vida, setembro foi o sexto mês com mais homicídios, um a menos que agosto.

    Contudo, só a capital pernambucana apresentou um aumento de 22 homicídios. Foram 49 em agosto e 71 em setembro. A Região Metropolitana do Recife permaneceu com 114 crimes contra a vida nos dois meses. Já o interior registrou uma diminuição: foram 249 assassinatos em agosto e 226 em setembro.

    Segundo a SDS, das 411 pessoas assassinadas em setembro, 57% tinham relação com o tráfico de drogas e outras atividades criminais, sendo mortas pela própria criminalidade; 16% resultaram de conflitos na comunidade, 3% foram latrocínio, 1% conflitos familiares e 1% foram feminicídio.

    Fonte: G1/PE

  • Reaberto prazo para Municípios aderirem a parcelamento de débitos previdenciários

    Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios terão até o dia 31 de outubro para aderirem ao parcelamento dos débitos previdenciários junto à Receita Federal do Brasil (RBF).

    Além disso, a Receita ampliou a redução das multas de mora, de ofício e isoladas para 40%. As informações constam na Instrução Normativa 1.750/2017 – decorrente da conversão da Medida Provisória 778/2017 na Lei 13.485/2017 – publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 6 de outubro.

    De acordo com a Receita, o requerimento de adesão ao parcelamento deverá ser apresentado dentro do prazo estabelecido e os débitos relativos às contribuições previdenciárias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios poderão ser quitados de acordo com as seguintes regras:

            1.   pagamento à vista e em espécie de 2,4% (dois inteiros e quatro décimos por cento) em até 3 (três) parcelas iguais e sucessivas, vencíveis entre outubro e dezembro de 2017; e

            2.   pagamento do restante da dívida consolidada em até 194 (cento e noventa e quatro) parcelas, vencíveis a partir de janeiro de 2018, por meio de retenção no Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) ou no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com reduções de:

            a) 40% (quarenta por cento) das multas de mora, de ofício e isoladas; e

            b) 80% (oitenta por cento) dos juros de mora.

     

    Os Entes federativos que tenham renegociado suas dívidas ao amparo da Medida Provisória 778 - redação original da Instrução Normativa 1.710/2017-, não necessitarão apresentar novo requerimento de adesão. Seus débitos automaticamente serão migrados para o parcelamento de que trata a Lei 13.485/2017, e o saldo devedor ajustado ao novo percentual de desconto de multas de mora, de ofício e isoladas.

    Confira aqui a Instrução Normativa 1.750

  • Paulo Câmara anuncia isenção de ICMS para tomate produzido no Estado

    O governador Paulo Câmara anunciou hoje (13.10) que vai encaminhar pedido de autorização ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) concedendo isenção de ICMS para a produção pernambucana de tomates. O governador atende, dessa forma uma reivindicação dos produtores locais.

    A legislação tributária nacional estabelece que a isenção de ICMS tem de passar pelo Confaz. 

    Enquanto a autorização para a isenção não é concedida, Paulo determinou que a Secretaria da Fazenda reduza o ICMS de 10 centavos por quilo para cerca menos de 4 centavos por quilo. Isso representa uma redução de 64% no valor do imposto cobrado.

  • Festa de Fátima recebe grande público. Lucila destaca formato da programação e Marconi segurança

    Terminou na madrugada desta sexta-feira (13), no município de Flores, a tradicional festa do distrito de Fátima. Foram 5 dias de programação, com ações para as crianças, terceira idade, entrega de novos equipamentos para a -USF - Unidade de Saúde da Família, ordem de serviço para pavimentação e anúncio de novas ações, asseguradas pelo prefeito do município, Marconi Santana.

    Além da vasta programação institucional, a Secretaria de Turismo e Eventos garantiu dois dias de shows musicais.

    No primeiro dia, Banda Vizzu e Michel Júnior. Já ontem, quinta-feira (12), subiram ao palco montando na Praça Primo de Souza Guerras, Leya Emanuelly e Ciel Rodrigues.

    Foram dois dias com a Praça lotada e com o público correspondendo às apresentações dos artistas.

    Para a Secretaria de Turismo de Eventos Lucila Santana, “o sentimento de “dever cumprindo e de estar mais uma vez levando para à população florense uma programação festiva que atenda a todos não só com os shows musicais, mas, sim com a participação das famílias, das crianças, dos idosos e garantindo mais investimentos em ações na saúde, educação, infraestrutura e bem estar social. Esta é a orientação do nosso prefeito”; Destacou Lucila.

    Já o prefeito Marconi Santana, agradeceu ao apoio do 14ª BPM-PE, em especial aos militares que estiveram durante os dois dias, garantindo a segurança do público. Marconi ainda ressaltou que, “além da presença dos militares que realizaram o excelente trabalho, garantimos mais uma vez segurança particular, para que todos participassem da festa tranquilamente e assim aconteceu”; Frisou.