• Em clima de desgaste com o Palácio, Solidariedade adia decisão para dia 28

    A cúpula do Solidariedade deliberou, nesta quinta-feira (21), empurrar a decisão sobre o rumo do partido para a próxima semana. O presidente estadual do SD, deputado federal Augusto Coutinho, o deputado federal Kaio Maniçoba, o deputado estadual Alberto Feitosa e o ex-deputado federal Carlos Eduardo Cadoca devem se reunir novamente na próxima quinta-feira e tomar a decisão com “cautela”. 

    O clima de desgaste entre o Palácio do Campo das Princesas e o partido deu o tom da reunião. “Houve o episódio do Kaio, que gerou desconforto. Foi subtraído um espaço e isso nos dá um desapontamento, mas temos que ter cautela”, afirmou Coutinho, acrescentando que foi uma reunião informal de avaliação de cenário.

    O partido, no entanto, alega que foi preterido reiteradas vezes pelo governo estadual, a exemplo da perda da Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart), que ficou à época com André Campos (PSB), e, agora, com a sinalização de que a Secretaria estadual de Habitação ficaria com Kaio Maniçoba, mas foi nomeado Bruno Lisboa (MDB) para a pasta. O Palácio não chamou a legenda para nova conversa.

    O governador Paulo Câmara (PSB) negou que tenha havido qualquer sinalização para o Solidariedade neste sentido e que a pasta “sempre foi do MDB”. “Tenho sentado muito com o solidariedade e os movimentos todos que valorização desse partido que está conosco”, afirmou.

    Fonte: Blog da Folha

     

  • Sebastião Oliveira: Não me causou nenhuma surpresa o afastamento dos Ferreira

    Imagem: Júnior Campos

    NOTA À IMPRENSA

     

    Não me causou nenhuma surpresa o afastamento dos Ferreira da Frente Popular de Pernambuco, tendo em vista que nunca houve participação colaborativa deles nos programas desenvolvidos em nosso Estado, tampouco nos problemas enfrentados. 

     

    Essa atitude apenas constata que o único e nítido interesse era impor uma vaga majoritária para o Senado. A arrogância e a soberba nortearam essa aspiração e, desta maneira, obviamente, não se constrói um caminho para o futuro dentro de uma frente que sempre primou pelo respeito e diálogo. 

     

    Na realidade, este grupo jamais foi de fato um aliado "Raiz", mas puramente de conveniência.  A vida me ensinou que não podemos perder aquilo que nunca tivemos.

     

    Sebastião Oliveira

    Deputado Federal

    Presidente Estadual do Partido a República (PR)

  • Paulo Câmara (PSB) perde apoio da família Ferreira

    NOTA À IMPRENSA

    Há alguns meses o nosso grupo vem dialogando com vários segmentos da sociedade sobre a necessidade do Estado de Pernambuco iniciar um novo ciclo de mudança. A este Governo falta diálogo, capacidade administrativa e, principalmente, liderança.

    Hoje a sociedade cobra coragem nas posições políticas. Nós temos essa coragem e fazemos política por convicção. Não concordamos com a prática do poder pelo poder e nem aceitamos um governo que seja refém da barganha.

    Que se submete a trocar cargos por apoio eleitoral e ainda interfere na vida orgânica de alguns partidos.

    O nosso grupo faz parte de uma geração de políticos que tem compromisso com a verdadeira mudança. Sabemos o exato tamanho que temos e como podemos contribuir para um novo Pernambuco.

    Queremos um Estado em que as pessoas se sintam protegidas e amparadas. Por vezes, fomos a público alertar sobre os problemas que vêm se acumulando e que este Governo não demonstra mais qualquer capacidade para resolvê-los.

    Nos últimos três anos e meio procuramos colaborar da melhor forma possível com o Governo do Estado, mas, diante do que foi exposto, o nosso grupo político optou por tomar um novo caminho nas eleições deste ano em Pernambuco.

  • Duque ocupa palanque de adversários e sustenta discurso de elogios a Paulo (PSB) e Sebastião (PR)

     

    Principal cabo eleitoral de Marília Arraes, pré-candidata a governadora pelo Partido dos Trabalhadores – PT, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque do mesmo partido, não só cumpriu o dever institucional de receber o Governador Paulo Câmara (PSB), como também, fez questão de acompanhar a comitiva palaciana; ocupar o palanque governista e ainda sustentar um discurso de gratidão, elogios e de reconhecimento direcionados a Paulo e ainda, ao seu principal adversário, em Serra Talhada, o deputado federal, Sebastião Oliveira do PR, que logo deverá ser anunciado vice, na chapa da Frente Popular de Pernambuco.

    Durante o ato de inauguração da rodovia PE-414, que liga Serra Talhada ao distrito de Bernardo Vieira, Duque (PT), classificou Oliveira de determinado, reconheceu a importância do investimento para região e ainda agradeceu ao governador pelo gesto.

    “...este sonho tem a marca de Sebastião Oliveira, temos que reconhecer, porque foi ele (Sebastião) que teve  a determinação de buscar, junto ao senhor, para que estes recursos fossem viabilizados e hoje, Bernardo Vieira possa estar uma grande vitória, porque encurta distância e traz desenvolvimento. Porque estrada e infraestrutura, aquilo que Sebastião Oliveira disse aqui, é importante para o desenvolvimento local e o transporte da produção”, discursou o prefeito, recebendo aplausos da população”, disse Duque completando:

    “Parabéns governador por este gesto que o senhor faz com Serra Talhada. Serra Talhada e o povo de Bernardo Vieira lhe é muito grato por mais este investimento. Parabéns, Sebastião e Rogério Leão pela iniciativa”, reconheceu o prefeito.

     

     

  • Paulo Câmara nomeia novos nomes do Secretariado

     O governador Paulo Câmara nomeou hoje (19/06) os novos secretários do Governo de Pernambuco: Antônio Mário será o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Baptista assume a Secretaria de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni comandará a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, Bruno Lisboa assume a Secretaria de Habitação e Antônio Júnior, a Secretaria de Transportes.

    Na área portuária estadual, Carlos Vilar comandará o Porto de Suape. As nomeações serão publicadas na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (20/06). Até a próxima sexta-feira (22/06), será concluída a reforma do Secretariado Estadual.

  • Marília garante que com o apoio o não do PT vai dá início ao programa de governo

    Imagem: Ed Machado

    Sem o amparo da legenda, a vereadora do Recife, Marília Arraes (PT) convocou setores da imprensa Pernambucana para uma entrevista coletiva que, ocorreu nesta terça-feira (19), no Recife-PE. O objetivo de Marília foi anunciar o apoio recebido do deputado federal, Silvio Costa do AVANTE.   

    Durante a coletiva, a adversária direta do Palácio do Campo das Princesas foi questionada sobre o nome para vice.  

    “Na verdade estas conversas vão ser conduzidas pela direção do Partido dos Trabalhadores e o que nós estamos fazendo aqui é anunciando o apoio do deputado federal Silvio Costa”, explicou.

    A neta de Arraes também foi questionada sobre a ausência do senador Humberto Costa do mesmo partido.  

    “Eu gostaria que ele (Humberto), estivesse aqui e minha opinião como militante do PT, gostaria que fosse o senador Humberto Costa, um dos nossos senadores que com certeza deverá ser reeleito senador de Pernambuco”, disse a vereadora, evitando o confronto com o senador que tem defendido uma aliança com o PSB.

    Mesmo sem o aval da legenda, Marília foi enfática ao assegurar que vai continuar, “com nossa agenda visitando o estado inteiro, juntos ou não juntos e vamos dá início ao programa de governo. Então é isso, estamos a um mês das convenções e queremos chegar com uma candidatura própria”, sustentou.

  • Luciano Duque descarta aliança com o PR

    Diante das especulações sobre uma provável aliança entre PT e PSB em Pernambuco, e a possibilidade de um suposto apoio do Prefeito de Serra Talhada a Waldemar Oliveira para candidato a uma cadeira na Câmara Federal, o gestor da Capital do Xaxado resolveu se pronunciar.

    Luciano Duque, em contato com Júnior Campos, fez questão de esclarecer que isso está fora de cogitação, e resumiu suas palavras em uma única frase: "Eu tenho partido".

    Com essa declaração incisiva, o Prefeito da Capital do Xaxado lançou por terra qualquer indício de apoio ao irmão de seu opositor Sebastião Oliveira, e parece estar firme na luta que os Marilistas travam por uma candidatura própria do PT ao Governo do Estado, alçada pelo nome da neta de Miguel Arraes.

  • Com a possibilidade de Sebastião ser vice de Câmara, Duque poderá apoiar Waldemar para federal

    Os capítulos, ou momentos decisivos para o desfecho das alianças entorno da corrida ao Palácio do Campo das Princesas vão começando a ganhar contornos mais concretos. Agora mais um capítulo se desenha com a ampliação do PP no Governo Paulo Câmara e a indicação de Sebastião Oliveira ser vice na chapa amarela do Governador.

    Esse capítulo abre agora, mais um leque de especulações sobre a decisão que realmente importa ao PSB em Pernambuco.

    Com a possibilidade de  Oliveira sendo vice na chapa do Governo que tenta permanecer no poder, se a aliança com o PT for realmente concretizada no estado, é possível que o Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, possa apoiar o irmão de Sebastião, Dema, para uma cadeira de Deputado na Câmara Federal, pois o próprio PT estaria abrindo esse caminho com uma consequente rifada na candidatura de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco, no entanto, apenas especulação com um certo grau de probabilidade.

    Mas a resistência dos petistas pernambucanos continua forte. Esperemos a decisão do Partido dos Trabalhadores, que parece realmente ser não a cereja, mas a "estrela" vermelha que outrora foi desprezada pelos pássaros amarelos dos governistas e do PSB nacional, quando a maioria de seus deputados ajudou a ex-presidente Dilma Rousseff a cair do Planalto.

  • Marília vai anunciar “nova fase” da pré-campanha

    Pré-candidata a governadora de Pernambuco pelo PT, vereadora Marília Arraes marcou para esta terça-feira (19) uma coletiva de imprensa para anunciar o que chamou de “informações importantes sobre a pré-campanha, que neste momento entra em uma nova fase”.

    Após   a resolução da executiva nacional que coloca como prioridade as alianças com PSB e PCdoB, o que poderia inviabilizar o nome dela na disputa, não houve, segundo petistas locais, novidades da articulação em Brasília.

    Durante o fim de semana, Marília Arraes anunciou o coordenador do grupo que irá desenvolver o programa de governo. É o advogado Cláudio Ferreira, que foi secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife, na gestão do ex-prefeito, João da Costa (PT), e nas eleições de 2012, coordenou a campanha de Maurício Rands para as prévias do PT.

  • André Maio nega críticas a Augusto César

    O vereador serra-talhadense André Maio negou respondendo ao blog que tenha criticado o vereador Augusto César em resposta à nota da Coluna do Domingão que afirmou que, depois de saraivada de críticas a Augusto César, o chama agora de “meu Deputado”.

    A nota teve por base as declarações de Maio de que Augusto César “tinha poucos serviços prestados em Serra Talhada”. O deputado petebista chegou a dizer que Maio estava “muito fechado no seu distrito e só falava abobrinhas”. Mesmo assim, rebateu  Maio.

    “Eu não fiz críticas a Augusto César. Perguntaram o que eu achava que o deputado tinha feito. Disse que o Deputado Augusto César poderia ter feito muito mais, como eu posso como vereador fazer muito mais desde que tenha apoio. Não tô dizendo que não fez porque não quis”, disse o vereador.

    Quanto ao Serrano FC, clube serra-talhadense que passou a ter o apoio e garantia de recuperação pelo vereador, Maio negou que o projeto tenha ido água abaixo. “O Serrano hoje está quitado, esta aí na Federação Pernambucana de Futebol. Já tem até a chave que vai disputar (a série A2) com Primeiro de Maio, Sete de Setembro e Petrolina”.

    Por fim, insistiu que o seu projeto aprovado pela Câmara de proibição de capacetes fechados, inconstitucional na origem, já deveria estar sendo aplicado. “A lei está aí e eu não acho que nasceu morta. Enquanto vereador estou fazendo minha parte que é ajudar a população de Serra Talhada. Cabe a quem deve fiscalizar, fiscalizar. Quem andar com capacete fechado e viseira escura deve ser multado. Cabe ao Detran, à Policia, à STTrans fiscalizar em multar. E se quem for multado, quiser, requerer os seus direitos”.

    Fonte: Nilljunior

  • Imprensa confirma acordo entre Paulo Câmara (PSB) e Eduardo da Fonte (PP)

    O jornalista, Marcelo Montanini confirmou no Blog da Folha, o que adiantamos hoje cedo: Sebastião (PR) será o vice de Câmara (PSB) e o PP amplia o espaço no governo assumindo Suape.

    Marcelo escreveu que: Após barganhar uma das vagas do Senado Federal na chapa da Frente Popular, o PP fechou aliança com o governador Paulo Câmara (PSB) pela presidência do Complexo Portuário de Suape.

    Além de acertar com o presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, Câmara também se reuniu, no sábado, com o deputado federal Sebastião Oliveira (PR) para amenizar os ânimos do bloco PP-PR que reivindicava mais espaços no governo e na chapa.

    O presidente do Porto do Recife, Carlos Vilar, é o indicado do partido para assumir Suape, no lugar de Marcos Baptista, ligado ao vice-governador e presidente estadual do MDB, Raul Henry (MDB).

  • Sebastião (PR) será o vice de Câmara (PSB) e o PP amplia o espaço no governo assumindo Suape

    Imagem: Reprodução Internet

    O Palácio do Campo das Princesas, já definiu o vice de Paulo Câmara do PSB, para o processo de reeleição do ano em curso. Como já era previsto, o deputado federal, Sebastião Oliveira (PR), vai compor a chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco.

    O Partido Progressista - PP de Eduardo da Fonte, que já comanda o Porto do Recife, LAFEPE, Fernando de Noronha e a Secretaria de Desenvolvimento  Econômico; amplia o seu espaço no governo de Câmara, assumindo esta semana o Porto de Suape.

    No bloco de oposição, liderado por Armando Monteiro do PTB, o deputado federal, Miguel Coelho do PSDB é o segundo o nome indicado para vaga ao senado.

  • Prefeito de Serrita declara apoio a Armando e Mendonça

    Durante passagem pelo Sertão Central, neste sábado (16), os pré-candidatos a governador e senador Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), respectivamente, receberam o apoio do prefeito de Serrita, Erivaldo Oliveira (PSD) para a disputa eleitoral deste ano. O gestor apontou que Armando e Mendonça são os nomes mais preparados e capazes de construir um novo projeto de desenvolvimento para Pernambuco e região.

     "É desejo de todos os pernambucanos a vontade de mudar Pernambuco e eu também tenho esse sentimento. Com Armando e Mendonça, vamos abrir uma nova história para o nosso Estado", afirmou Erivaldo Cordeiro. Ele prometeu engajar-se na campanha da Frente das Oposições, mobilizando prefeitos da região para eleger Armando governador e Mendonça senador. "Vou convocar todos de Serrita e os prefeitos da região para que, juntos, possamos mudar nossa realidade, principalmente para nós do Sertão, onde a população é uma das mais prejudicadas", completou o gestor sertanejo.

     

    Armando Monteiro destacou a importância do apoio recebido. "Nós temos a satisfação de ter a presença do prefeito de Serrita se incorporando nessa grande frente política que estamos criando em Pernambuco. Erivaldo é alguém que vai nos ajudar a dar mais força a essa proposta que nós vamos consagrar no nosso plano de governo, e que contempla de maneira muito prioritária o Sertão pernambucano", declarou o petebista.

     

    O pré-candidato a governador afirmou ainda que a adesão do prefeito de Serrita à Frente das Oposições é o primeiro dos muitos movimentos de apoio que virão nos próximos meses. "Tenho certeza que muitos prefeitos se incorporarão à essa Frente. Todos entendem que Pernambuco precisa de outro caminho e de outro rumo e que esse projeto que estamos construindo representa isso", cravou Armando Monteiro.

     

    Mendonça Filho sublinhou que a Frente das Oposições vem se fortalecendo cada dia mais. "O sentimento de mudança tem convocado as lideranças e prefeitos de todas as regiões de Pernambuco. O apoio de Erivaldo fortalece nossa caminhada, que está só no começo", disse o pré-candidato a senador.

  • Gilmar Mendes solta prefeito de Mauá flagrado com R$ 80 mil

    O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, mandou soltar o prefeito de Mauá, Átila Jacomussi (PSB), alvo da Operação Prato Feito, que mira supostos desvios em contratos para o fornecimento de merenda escolar. O magistrado acolheu pedido liminar da defesa para suspender o decreto de prisão preventiva. Gilmar determinou que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região defina medidas cautelares diversas da prisão ao prefeito.

    Na casa de Jacomussi, a PF encontrou R$ 87 mil em espécie, dos quais R$ 80 mil estavam escondidos na cozinha, dentro de uma panela. Ele foi denunciado por lavagem de dinheiro. Além de Jacomussi, também foi preso preventivamente o secretário de Governo e Transporte de Mauá, João Eduardo Gaspar, este flagrado com R$ 588.417,00, 2.985 euros e US$ 1.300 - ele também é alvo de denúncia.

  • Em Petrolina, Armando e Mendonça recebem apoio de trabalhadores rurais

    No auditório lotado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, os pré-candidatos a governador e a senador, Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), respectivamente, receberam, nesta sexta-feira (15), o apoio da presidente e das principais lideranças do maior sindicato de trabalhadores rurais assalariados do Norte e Nordeste. Na ocasião, acompanhado do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho e do deputado federal, Fernando Filho (DEM), os pré-candidatos - que estão no segundo dia de agenda pelo Vale do São Francisco - ouviram as demandas da entidade, que reúne cerca de 50 mil trabalhadores em Petrolina.

     

    "É com muita satisfação que recebemos o apoio dessas lideranças. É uma demonstração de que nosso projeto mobiliza os diversos segmentos da sociedade de Pernambuco, sem preconceitos, para que nós possamos nos juntar e construir um novo caminho para o estado", afirmou Armando Monteiro, destacando a importância e a representatividade da entidade.

     

    "Não podemos deixar de considerar que esse é o maior sindicato de trabalhadores rurais do Nordeste. É um sindicato expressivo não só por ter uma base associativa muito grande, mas porque é atuante e cumpre o seu papel como instrumento de reivindicação de toda classe trabalhadora assalariada de Petrolina e do Sertão do São Francisco", completou.

     

    Para Lucilene Lira, mais conhecida por Leninha, presidente do Sindicato, a diretoria está engajada na pré-candidatura de Armando e Mendonça. "As lideranças do sindicato tomaram a decisão de apoiar o senador Armando Monteiro. A gente entende que pela seriedade dele, ele possa estar de fato dando uma melhor assistência ao trabalhador assalariado rural. Vamos percorrer todo o estado. O sindicato está pronto e à disposição para que a gente possa elegê-lo como governador de Pernambuco", garantiu a dirigente.

  • Marília anuncia coordenador de programa de governo

    Enquanto o PT não bate o martelo sobre uma possível aliança com o PSB, a vereadora do Recife Marília Arraes (PT), pré-candidata ao Governo do Estado nas eleições de outubro próximo, deu mais um passo em busca da consolidação de sua candidatura. Nesta quinta-feira (14), ela anunciou o nome do advogado Cláudio Ferreira como coordenador do grupo que irá trabalhar a construção do programa de governo. 

    A vereadora anunciou pelas redes sociais, com uma foto ao lado de Ferreira. Na ocasião, Marília também se mostrou confiante ao fazer a revelação.

    "Hoje começamos uma nova fase de nossa pré-candidatura ao Governo do Estado. É com muita alegria que anunciamos o nome do amigo e advogado Cláudio Ferreira, como coordenador do grupo que irá trabalhar a construção de nosso Programa de Governo. Obrigada Cláudio por aceitar nosso convite nesse projeto que nasceu de nossas bases e já ganhou os quatro cantos de Pernambuco", escreveu Marília Arraes.

  • ICMS cai após greve dos caminhoneiros e TCE retira de pauta contas de Duque

    PREJUÍZO: As prefeituras já começam visualizar uma pequena ponta do iceberg, após a paralização nacional do transporte rodoviário. Os municípios - o mais frágil dos entes federados que tem como base principal da sua receita os repasses do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, já sofrem com os impactos na arrecadação de impostos como ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, lamentou ontem a queda drástica do ICMS, segundo o prefeito entrou nos cofres do município, apenas R$ 65 mil reais. O alerta foi dado pelo presidente do Cimpajeú, Marconi Santana, logo o início do movimento dos caminhoneiros.

    PACTO PELA VIDA: O Palácio do Campo das Princesas tem comemorado a redução de 22% nas mortes violentas em Pernambuco. Para aliados do governo, os números indicam, o começo da reversão da curva da violência. No mês passado, o Estado registrou 355 assassinatos. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 458 crimes desse tipo. Foi o quinto mês consecutivo de queda nas mortes violentas em Pernambuco, que, em 2018, soma 1,9 mil homicídios – também 22% menos que no mesmo período de 2017.

    GANHANDO TEMPO: A vereadora do Recife, Marília Arraes do PT segue firme com o seu projeto de pré-candidatura ao governo de Pernambuco. Enquanto a legenda não define que rumo tomará, Marília segue andando Pernambuco. A última agenda foi em São Lourenço da Mata, onde participou da tradicional procissão de Santo Antônio.

    A Procuradora Geral da República do Brasil, Raquel Dodge pediu ontem, mais sessenta dias para investigar Temer, no inquérito de suposto pagamento de R$ 10 milhões da Odebrecht que, inclui ainda Padilha e Moreira Franco.

    BRASÍLIA: O Supremo Tribunal Federal – STF decidiu nesta quinta-feira (14), por 6 votos a 5, proibir a condução coercitiva, ato no qual um juiz manda a polícia levar um investigado ou réu para depor num interrogatório. A medida estava suspensa desde o ano passado, após decisão liminar (provisória) pelo ministro Gilmar Mendes.

    COMPARTILHANDO: Em entrevista ao Programa Serra FM Notícias, da Rádio Serra FM, nesta quinta-feira (14), o deputado federal Sebastião Oliveira (PR) manteve a previsão de inauguração do Aeroporto Santa Magalhães para o mês de setembro e adiantou que existe negociação com a Azul para um vôo teste na abertura da Exposerra, que acontecerá no dia 12 de julho.

    Segundo Sebastião Oliveira, o aeroporto está praticamente pronto, faltando apenas alguns detalhes solicitados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Quanto à Estação Meteorológica de Superfície Automática, garantiu que a instalação já foi iniciada e deve ficar pronta até 28 de junho.

    ALÍVIO: A Segunda Câmara da Corte de Contas de Pernambuco acabou retirando de pauta, o processo de julgamento da Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, referente ao exercício financeiro de 2014. Governistas já davam como certa, uma derrota junto ao órgão de controle. Na visão de muitos aliados, Duque está sofrendo retaliação, por se apresentar como principal aliado de Marília Arraes do PT.

    Na última terça-feira (12), a primeira Câmara do Tribunal de Contas, à unanimidade, julgou irregulares as contas de Prefeito e Ordenador de Despesas Luciano Duque, da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, relativas ao exercício de 2013.

  • Kaio Maniçoba anunciou melhorias para cidades como Araripina, Ouricuri e Bodocó

     
    O deputado federal e ex-secretário de Habitação do Governo Paulo Câmara (PSB), Kaio Maniçoba (SD), passou a quinta-feira (14) percorrendo cidades do Sertão de Pernambuco ao lado do governador anunciando obras para a região. Em Araripina, a comitiva visitou o polo esportivo e os moradores receberam do governador 130 títulos de propriedade. Paulo Câmara também aproveitou para autorizar a licitação de poços artesianos.

    Em Ouricuri, o Estado anunciou investimentos no Hospital Regional Fernando Bezerra. A unidade vai ter iniciado o trabalho de estruturação para a instalação de um tomógrafo também vai ganhar um setor de hemodiálise na UTI. "Tenho lutado e conversado com o governador para tentar levar a mesma estrutura para Serra Talhada, cidade estratégica no Sertão do Pajeú e que recebe pacientes de diversos municípios da região", explicou Kaio Maniçoba.

    Ainda em Ouricuri, o governador também assinou a autorização para a construção da adutora de Tamboril, que vai beneficiar 2500 pessoas. Já Bodocó terá de volta a ponte de acesso à cidade, prejudicada pelas chuvas. "Meu compromisso com o povo do Sertão é constantemente reafirmado nos diálogos com o governador Paulo Câmara, para quem sempre levo as necessidades dos municípios sertanejos. Atento às causas do nosso povo, o governador atende com sensibilidade nossas demandas", enfatizou o deputado federal, que é pré-candidato à reeleição.

  • Paulo Câmara leva Complexo de Polícia Científica para Ouricuri

     
    OURICURI – Em mais uma demonstração de compromisso com a interiorização dos serviços públicos, o governador Paulo Câmara inaugurou, nesta quinta-feira (14.06), mais uma unidade descentralizada da Polícia Científica. Desta vez, no Sertão do Araripe, reforçando a segurança pública da região. O Complexo, instalado em Ouricuri, vai beneficiar dez municípios do Araripe, fortalecendo a investigação de crimes e reunindo todos os serviços de perícia criminal, perícia médico-legal, identificação criminal e produção de retrato falado. 

    "Quando havia a necessidade de fazer algum tipo de exame de perícia, a população de Ouricuri precisava ir para Petrolina. Agora, os moradores terão aqui mesmo no município um tratamento adequado com privacidade para prestar a queixa, e a polícia agir mais rápido para prender quem está fazendo agressão. Essa estrutura será utilizada para investigação, para fazer perícia e para dar respostas mais rápidas a qualquer tipo de homicídio que venha a ocorrer. Essa nova unidade, entregue a vocês, vai servir a todo o Araripe e a gente tem certeza de que vai fazer bem às pessoas que vão precisar dos atendimentos que serão prestados aqui. Além disso, a população também poderá emitir documentos de identificação. Nesse momento, 200 identidades poderão ser emitidas por dia", afirmou o governador Paulo Câmara. 

    A nova unidade subsidiará as diligências policiais, fornecendo provas técnicas acerca de locais, materiais, objetos, instrumentos e pessoas que auxiliem a conclusão das investigações. A descentralização dos serviços foi sancionada pela Lei Estadual nº 16.278, em dezembro de 2017. A Regional de Ouricuri é a segunda a ser entregue, depois da unidade de Garanhuns, no Agreste. As obras em Ouricuri tiveram início em março de 2018 e contaram com recursos da Prefeitura do município.

    O secretário-executivo de Gestão Integrada da S8ecretaria de Defesa Social, Carlos Junior, que representou o secretário da pasta, Antônio de Pádua, frisou que essa nova unidade representa mais um compromisso do governador Paulo Câmara de interiorizar do desenvolvimento. "É preciso ressaltar que segurança também é desenvolvimento. E isso tem acontecido de forma consistente em todas as nossas operativas. Há poucos dias, foi inaugurada uma unidade da Polícia Científica em Garanhuns. Hoje, entregamos essa de Ouricuri. E, logo mais, teremos a Nazaré da Mata e a Afogados da Ingazeira", assegurou.

    O diferencial da Regional do Sertão do Araripe será o atendimento especializado para mulheres e crianças vítimas de crime sexual. O atendimento de perícia pelo Instituto de Criminalística (em locais de crime) e pelo Instituto de Medicina Legal (traumatológica ou sexológica) será realizado de domingo a domingo, 24 horas por dia. Já os serviços de retrato falado e emissão de carteira de identidade serão prestados por servidores do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), de segunda à sexta-feira, em horário comercial.

    Atuarão na Regional 24 profissionais, entre peritos criminais, auxiliares de perito, médicos legistas, auxiliares de legista e papiloscopistas, nomeados em janeiro de 2018. Os municípios beneficiados com a Unidade Regional do Sertão do Araripe são: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

    BOMBEIROS – Na ocasião, o governador Paulo Câmara também anunciou um reforço para o efetivo do 10º Grupamento de Bombeiros, em Araripina e região, através do incremento de 28 novos soldados bombeiros militares, que atuarão nas equipes de salvamento, fiscalização e combate a incêndios.

    O prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, falou da conquista que é para o povo de Ouricuri e de toda a região ter instalada uma nova unidade da Polícia Científica no município. "Queremos trabalhar para uma Ouricuri melhor, e a gente servir a Ouricuri e servir ao Araripe é muito mais prazeroso. E hoje, ao lado de muitos companheiros, poder olhar o Complexo Regional da Polícia Científica é uma grande conquista do povo do Araripe. Quero deixar muito claro o meu agradecimento ao governador Paulo Câmara", comemorou o gestor municipal.

    Estiveram presente no ato os deputados federais Kaio Maniçoba, Tadeu Alencar e Gonzaga Patriota; os deputados estaduais Roberta Arraes, Rodrigo Novaes e Lucas Ramos; o secretário Iran Costa (Saúde); Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária); o executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; e Aldo Santos, diretor de Articulação do Meio Ambiente.
     

  • Danilo apresenta proposta de Carta Compromisso aos presidenciáveis

    Presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, Danilo Cabral (PSB) apresentou, nesta quarta-feira (13), uma Proposta de Carta Compromisso para ser entregue aos pré-candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano. A ideia é que os presidenciáveis sejam convidados a receber o documento na Casa legislativa posteriormente. 

    De acordo com o parlamentar, o documento agrega as principais demandas com as quais os candidatos devam se comprometer a priorizar no seu governo. Um dos principais pontos da proposta é o comprometimento com o cumprimento do Plano Nacional de Educação, colocando-o como referência principal para a formulação e para o aprimoramento de políticas públicas.

    “(A atitude) é necessária para ressaltar a importância do PNE, que não está sendo cumprido como deveria. Os presidenciáveis estarão se comprometendo diretamente com as metas, e iremos cobrá-los sobre isso”, ressaltou o parlamentar. 

    As contribuições dos parlamentares para a carta podem ser enviadas até sexta-feira (15). Ela será votada na próxima reunião deliberativa. 

    Ainda na reunião foi discutido o corte do governo nas bolsas educacionais de indígenas e quilombolas. “Essa é uma pauta que já está sendo debatida e precisamos reforçar, junto ao Ministério da Educação, a regularização dessas bolsas para os estudantes”, defendeu.