Júnior Campos
Cotidiano

Estudantes de Afogados da Ingazeira criam projeto de sistema alternativo de tratamento de águas de esgoto

Um projeto de extensão de estudantes de Afogados da Ingazeira, no Sertão, desenvolveu uma alternativa para o tratamento de águas de esgotos com finalidade de uso não potável. A iniciativa é de bolsistas do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

O projeto intitulado “Reuso de Efluentes como Ferramenta para Alcançar a Sustentabilidade Hídrica na Região do Pajeú” foi desenvolvido com o objetivo de contribuir com a redução do uso de água potável para fins não nobres ou sem necessidade deste grau de tratamento. O objetivo dos estudantes é de que, em um futuro próximo, o modelo desenvolvido possa tratar todo o esgoto gerado no Campus.

O processo de tratamento da água oferece um baixo custo e torna ela biologicamente segura de reuso, em uma região de baixa disponibilidade hídrica, como é o caso do Sertão do Pajeú.

Entenda como funciona o sistema

A iniciativa usa o “Wetland” (“Terra Úmidas”, em português), um sistema de escoamento superficial ou subsuperficial de água que tem como meio filtrante pedras e areia grossa, formando pequenas lagoas ou canais artificiais rasos, que abrigam plantas aquáticas. Os resíduos absorvem os nutrientes presentes na água poluída devolvendo, após a filtragem, um líquido tratado.

Esses sistemas simulam ecossistemas naturais, para aproveitar os benefícios destes ambientes para a eliminação de poluentes presentes nos esgotos, uma opção considerada sustentável e ecologicamente correta.

Related posts

Sassepe: Governo de PE relata passivo de R$ 296,8 milhões e propõe ação conjunta para recuperar sistema

Júnior Campos
2 anos ago

Marconi Santana oficializa início da construção de ciclovia e passarela

Júnior Campos
10 meses ago

Onda de calor: Inmet emite alerta para Sertão e Agreste de Pernambuco

Júnior Campos
1 ano ago