O Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam) começou a realizar serviços odontológicos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os atendimentos iniciaram no último mês de dezembro e contam com atuação de cirurgiões dentistas para a realização adequada da higienização bucal dos pacientes internados.
A iniciativa tem como objetivo manter a saúde bucal dos pacientes enquanto permanecem em tratamento no hospital. De acordo com o cirurgião dentista Bruno Araújo, esses pacientes são mais suscetíveis a infecções bucais ou sistêmicas, devido a ausência da rotina de higiene.
“A assistência odontológica é necessária e fundamental. É um cuidado que afasta o risco de agravamento do quadro de saúde do paciente, com a finalidade de adequar e restabelecer a saúde bucal”, explicou. O serviço também é destinado também aos pacientes internados nas enfermarias.
Outro ganho importante foi a reabertura da sala de Odontologia. Com a volta dessa assistência, os profissionais realizam orientações, profilaxia e evolução do tratamento dentário. “Retomar com os atendimentos, após três anos de interdição do local, é um avanço para a unidade”, comemorou o diretor geral do Hospam, Leonardo Carvalho.