Júnior Campos
Cotidiano

Meteorologista explica fenômeno da natureza que assustou moradores de Flores

Moradores da cidade de Flores, no Sertão de Pernambuco, foram surpreendidos por uma inesperada ação da natureza. Na tarde da última quinta-feira (14), um temporal com ventos fortes e chuvas derrubaram paredes da construção de uma quadra da comunidade, além de causar danos à estação elevatória da Compesa, que teve o telhado e portão arrancados pela chuva. Moradores relataram que casas foram também destelhadas e invadidas pela forte chuva.

Segundo o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Roberto Pereira, o fenômeno ocorreu devido ao período de prestação chuvosa no Sertão.

“Isso ocorre devido a instabilidades formadas com a estruturação de nuvens de grande porte que podem chegar a até 12 km na atmosfera. Esse fenômeno pode provocar rajadas de vento de em média 55 km/h”, explica.

O especialista afirma que a nuvem que provoca a ventania é formada em dias com altas temperaturas e têm uma presença grande umidade, na maioria das vezes na parte da tarde.

“A formação desse tipo de nuvem, geralmente associadas a chuvas e ventanias, é comum nessa época do ano, mas em pontos diferentes do estado, principalmente no Sertão. Os meses mais comuns de acontecer são setembro, outubro e novembro”, afirmou.

Em comunicado oficial, a Prefeitura de Flores declarou que medidas serão tomadas para a restauração do espaço público que danificado pela ventania.

A gestão informou que a empresa responsável pela obra foi notificada para que a obra fosse isolada “com extrema rapidez”, para evitar acidentes. Além de proceder com a montagem do escoramento da estrutura (coberta metálica), para posteriormente realizar uma análise mais profunda em toda a estrutura do referido equipamento.

Fonte: Jornal do Comércio

Related posts

Novos promotores de Justiça serão empossados em Triunfo e Custódia

Júnior Campos
3 anos ago

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos 

Júnior Campos
2 semanas ago

COVID-19: Serra Talhada registra 24 novos casos, 07 deles são menores de doze anos

Júnior Campos
3 anos ago