A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promoveu nesta quinta-feira (28) a primeira assembleia extraordinária de prefeitos em 2021. A reunião aconteceu por videoconferência e seguiu todos os protocolos de saúde e prevenção à covid-19.
No encontro virtual com os gestores de Pernambuco, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira recebeu o aceno positivo de prefeitos e prefeitas em defesa de sua continuidade na cadeira de presidente da entidade. Diante de tantas manifestações José Patriota adiantou, que poderá entrar sim, em mais uma disputa para presidente a AMUPE.
“…é possível sim que eu encabece a chapa. Só vamos decidir na próxima semana”, adiantou Patriota.
Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada, demonstrou preocupação com retorno das aulas e cobrou discussão do tema. “Era bom a gente discutir aqui [ retorno das aulas], os pais já estão angustiados”, disse Márcia.
Do presidente da AMUPE, Márcia ouviu que o tema só seria discutido com a presença secretaria estadual de educação. “Precisamos ouvir o secretário de estado”.
Participaram da assembleia, o Ministro da Turismo, Gilson Machado Neto, do secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, além de representantes da Celpe e do Unicef.
O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, mostrou preocupação com o cenário atual da pandemia e pediu que os municípios não deixem de fiscalizar aglomerações e incentivem o uso de máscara pela população. Longo ainda falou sobre prazos de chegada de novas doses vacinas, segundo ele, o imunizante do Butantã/Sinovac tem perspectiva de chegada até a semana que vem, enquanto a Oxford/Astrazeneca deve chegar até o dia 10 de fevereiro.