O governador Paulo Câmara lançou, na manhã desta quarta-feira (16.03), o Plano de Descarbonização de Pernambuco. O anúncio ocorreu durante a abertura da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos – Cirsol, que acontece no auditório do Museu Cais do Sertão, no Recife, onde ele também assinou um decreto formalizando o compromisso com a neutralidade de emissões de carbono até 2050, e criou o Comitê Estadual Pernambuco Carbono Neutro – CEPEN para apoiar e monitorar a implementação do plano.
“Pernambuco foi o primeiro Estado a fazer o inventário dos gases de efeito estufa. Estamos com isso totalmente mapeado e agora temos a oportunidade de iniciar nosso Plano de Descarbonização, carbono neutro até 2050. Pernambuco é um Estado que se dedica a promover o desenvolvimento sustentável, para que possamos aliar as atividades econômicas com o desenvolvimento social, sempre garantindo o meio ambiente protegido”, afirmou Paulo Câmara.
O Plano de Descarbonização de Pernambuco é uma estratégia estadual para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e contribuir para evitar o aumento do aquecimento global e suas consequências. As medidas envolvem os setores de energia e indústria, transportes, resíduos e agricultura, floresta e outros usos do solo.