O governo de Pernambuco decidiu transferir o ponto facultativo de Corpus Christi, celebrado no dia 8 de junho, para a véspera de São João, no dia 23 de junho. A decisão foi publicada no Diário Oficial do estado, nesta terça-feira (30).

As duas datas comemorativas não são feriados por lei federal ou estadual. Mas, em Pernambuco, Corpus Christi é ponto facultativo. Tradicionalmente, no entanto, a folga é transferida para o Dia de São João, em 24 de junho.

Neste ano, São João cai num sábado, e o governo decidiu considerar ponto facultativo a véspera, por ser uma sexta-feira. No Dia de Corpus Christi, o expediente será normal em todas as repartições estaduais.

Já na véspera de São João, o funcionamento fica a cargo dos gestores de cada repartição, já que é ponto facultativo. Isso vale para todos os órgãos da administração direta e indireta do estado.

A única exceção é para os serviços “cujo funcionamento seja indispensável, a juízo do chefe do órgão”.

Com relação ao Recife, ainda não há informações sobre o funcionamento dos órgãos públicos durante Corpus Christi. Na capital, o dia 24 de junho, dedicado a São João, é feriado desde 1996, por causa de uma lei municipal.

Tradicionalmente, a véspera de São João é considerada ponto facultativo, mas a prefeitura ainda não publicou nenhuma decisão sobre a data neste ano.