A Polícia Militar de Pernambuco, por meio da Diretoria Integrada do Interior II – DINTER II, implantou oficialmente uma nova modalidade de policiamento: a Patrulha Rural Comunitária. Dentro da filosofia de Polícia Comunitária, este novo modelo tem por finalidade possibilitar uma maior aproximação entre os moradores das zonas rurais e as equipes de policiais militares na busca por soluções para conflitos, aumento da sensação de segurança, objetivando a diminuição da criminalidade.
Diversos policiais militares receberam capacitação específica por parte da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos – DASDH, os quais atuarão como agentes multiplicadores em suas Unidades. Para concretização da implantação das Patrulhas Rurais Comunitárias em todas as 11 (onze) Unidades da polícia militar no sertão do Estado, a DINTER II recebeu um incremento de efetivo correspondente em 139 (cento e trinta e nove) Policiais Militares.
Ao todo, serão lançadas 13 (treze) Patrulhas Rurais Comunitárias no Sertão do Estado, que atuarão nas unidades sertanejas, abrangendo os Sertões do Moxotó, Pajeú, Itaparica, Central, Araripe e São Francisco.