Júnior Campos
Cotidiano

Secretário de Saúde de Afogados fala em processo administrativo e enfermeira desabafa

A prefeitura de Afogados da Ingazeira não só confirmou que 41 crianças receberam vacina contra COVID-19 para adulto, como também ter aberto processo administrativo para investigar o caso, que poderá culminar com a perda de função da enfermeira responsável pela aplicação do imunizante.

“Informamos ainda que a profissional que aplicou as vacinas está suspensa de suas atividades até a conclusão do processo administrativo instaurado para investigar o ocorrido. Informamos que a mesma poderá perder a função caso comprovada a imperícia”, diz a nota.

Já em um áudio que circula no WhatsApp a profissional de saúde desabafou: “Infelizmente nós da Enfermagem estamos muito sobrecarregados.  Estamos trabalhando cansados, mentalmente e fisicamente.  Chego no Mandacaru seis e meia, seis e quarenta.  Quando saio de lá quatro horas da tarde e chego em casa só quero me deitar.  Tem dia que nem janto, passo direto para a cama, vou dormir de tão cansada. É muita coisa, muita atribuição. Nesses dias tem vacina de tudo que é jeito e tipo, para aplicar em domicílio, nos postos de saúde. Não estou me justificando.  Tô dizendo que a gente tá numa batalha muito grande. Quando as ordens chegam é para ontem e a gente tem que cumprir”, disse.

POSICIONAMENTO DO SECRETÁRIO APÓS REPERCUSSÃO

O caso ganhou grande repercussão, com destaque nos grandes veículos de comunicação do território pernambucano. No Bom dia Pernambuco desta segunda-feira (11), O secretário de Saúde Artur Amorim, falou sobre a aplicação da dose errada da vacina.

“O caso aconteceu não somente em uma escola, foram em duas, com 41 crianças. E todo final do dia nós fazemos um balanço das vacinações pelos cartões para informar ao Ministério da Saúde, e aí nós descobrimos que, em vez da Coronavac ou a Pfizer pediátrica, foram aplicadas doses da Janssen. Nós entramos em contato com o pessoal membro do Comitê Técnico Estadual de Acompanhamento à Vacinação, junto com o Ministério da Saúde, e nós recebemos as orientações. Das 41 crianças, cinco tiveram reações mais fortes de febre alta, náusea e vômito, mas umas das crianças que foi encaminhada para o posto de saúde foi medicada e está em casa”, explicou Artur Amorim.

 

 

Related posts

Gerente da XI GERES destaca sucesso de Flores no combate às arboviroses

Júnior Campos
11 meses ago

Mais 900 profissionais de saúde serão convocados pelo governo de Pernambuco nesta quinta (24)

Júnior Campos
4 anos ago

Congresso Pernambucano de Municípios aproxima prefeitos, ministérios e secretarias

Júnior Campos
12 meses ago