O governo federal vai reincluir, no projeto da Transnordestina, o ramal ferroviário entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, no Grande Recife. Em entrevista à TV Globonesta sexta (19), o ministro dos Transportes do governo Lula (PT), Renan Filho disse que Pernambuco não ficará de fora da ferrovia, como anunciado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao ser entrevistado ao vivo no estúdio do Bom Dia Pernambuco, ele também falou sobre investimentos na requalificação de rodovias federais que cortam o estado e na obra do Arco Metropolitano. 

Confira, a seguir, os assuntos abordados pelo ministro dos Transportes durante a entrevista e vídeos com as respostas dele:

🚂 A União está em tratativas com a concessionária responsável pelo projeto da Transnordestina para captar investidores privados para o ramal em Pernambuco; 

🚂 Depois de pronto, o ramal deve ser integrado a ferrovias nas regiões Norte e Sul, para facilitar a circulação de mercadorias e insumos no país. 

“A concessionária está fazendo a obra de Eliseu Martins, no Piauí, até Salgueiro, no Sertão pernambucano, e de Salgueiro até o porto de Pecém, no Ceará. [O ramal] de Salgueiro até o Porto de Suape pode ser feito por recursos privados, se houver interessados, tem até uma autorização que pode ser viabilizada, ou pode ser feita com recursos públicos. Não vai precisar o outro trecho ficar pronto”, afirmou o ministro.