Júnior Campos
Cotidiano

Triunfo vive drama após maior chuva da história: “Foram 150 milímetros em menos de 12 horas”, diz prefeito Luciano Bonfim

A cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú, amanheceu nesta quarta -feira (21) em estado de alerta após ser atingida por uma chuva considerada histórica. Segundo o prefeito Luciano Bonfim, que concedeu entrevista ao comunicador Anderson Tennens no programa A Voz da Notícia, foram 150 milímetros de chuva em menos de 12 horas, provocando danos severos na zona urbana, rural e no distrito de Canaã.

“Foi assustador. Os danos e os agravos foram muito grandes. Uma cidade tão bem cuidada, de repente, devastada por uma força da natureza imprevisível”, desabafou o prefeito, que, mesmo em recuperação de uma cirurgia em Recife, afirmou estar coordenando pessoalmente todas as ações emergenciais.

De acordo com Luciano Bonfim, todas as equipes da prefeitura foram mobilizadas desde a noite anterior, e o município já acionou a Defesa Civil do Estado. O coronel Gláucio Carvalho deve enviar uma equipe completa para Triunfo ainda nesta manhã. O prefeito também destacou que entrou em contato com a Casa Civil de Pernambuco e com representantes do Governo Federal, que orientaram os trâmites legais para o decreto de situação de emergência.

Entre os prejuízos relatados, está a interdição de vias, danos em escolas — inclusive em uma creche recém-inaugurada em Canaã — e a suspensão das aulas na rede pública municipal por falta de condições de tráfego e segurança. “Temos 14 ônibus escolares circulando diariamente e, nesse momento, não há condições para isso”, lamentou.

Outro ponto de atenção é o lago João Barbosa, que transbordou, assim como uma barragem que, segundo o prefeito, apresenta fissuras preocupantes. A Defesa Civil estadual foi informada da situação, e engenheiros já estão avaliando os riscos estruturais.

Mesmo diante do caos, o gestor se mostra confiante:

“Não podemos parar diante da destruição. Enquanto as ajudas externas não chegam, estamos fazendo o possível com recursos próprios. Temos crédito, pagamos em dia, e isso nos dá condição de reagir com responsabilidade e agilidade”, garantiu.

O prefeito reforçou ainda a importância da compreensão da população, diante de uma tragédia climática sem precedentes:

“Nenhum município está preparado para esse volume de água em tão pouco tempo. Mas estamos todos de mãos dadas, trabalhando juntos para reconstruir Triunfo”.

Related posts

Márcia Conrado celebra retomada das obras do Residencial Vanete Almeida

Júnior Campos
2 anos ago

Paulo Câmara acompanha ações de apoio aos municípios em situação de emergência

Júnior Campos
3 anos ago

André de Paula discute retomada do programa de construção de casas para pescadores artesanais

Júnior Campos
2 anos ago