O número de bebês e crianças que aguardam leitos de UTI em Pernambuco aumentou, segundo uma lista enviada pelo governo ao Ministério Público (MPPE). Na terça (17), a lista de espera tinha 91 nomes. Nesta quarta (18), havia 109 menores aguardando a vaga. Diante disso, a Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) pediu que pais e responsáveis evitem tirar menores de casa nos próximos dias.

Ainda de acordo com a lista desta quarta, 79 menores esperavam por leito de UTI para pacientes com doenças respiratórias graves. Na terça, esse número ficou em 62.

Também nesta quarta, o governo de Pernambuco convocou uma entrevista coletiva para abordar o problema provocado pela alta do número de pacientes que precisam de terapia intensiva.

O secretário de Saúde, André Longo, afirmou que houve um aumento de casos de doenças respiratórias como nunca havia sido visto, com um maior grau de severidade e também com maior frequência de solicitação de leitos pediátricos.

“O número de solicitações de UTIs para crianças teve um aumento de três vezes com relação à sazonalidade do ano passado. Em 2022, registramos uma média de 50 solicitações de vagas semanais. Na semana passada chegamos a 150. Isso é algo que extrapola realmente qualquer planejamento”, afirmou.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações é que os pais e responsáveis que possam, deixem as crianças em casa nas duas próximas semanas.

“Se for possível é melhor evitar, creches principalmente. E eu não digo apenas escolas e creches, digo festas infantis, shoppings, lugares de aglomeração. Isso porque estamos em um pico da circulação destes vírus. A gente espera que em junho estes números comecem a reduzir e desafogar o sistema de saúde”, afirmou o pediatra Eduardo Jorge da Fonseca Lima, representante da Regional Pernambuco da Sbim.

Fonte: G1