O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez críticas à gestão de Fernando de Noronha, durante uma live realizada na noite de quinta-feira (5), na internet. O secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif, que esteve na ilha, também participou da transmissão. Entre outros assuntos, o presidente falou da pesca e do turismo e afirmou que vai tentar federalizar Noronha.

“Eu sugeri a gente federalizar Fernando de Noronha, que parece que virou uma ilha de amigos, amigos do rei, e o rei não sou eu. É um absurdo, você vai para uma praia em Noronha e paga R$ 100, é meio lobo-guará para ir na praia, lá em Fernando de Noronha”, disse Bolsonaro.

O presidente também falou dos cruzeiros marítimos. “Vamos tentar, se possível, federalizar Fernando de Noronha, acabar com essas questões, fazer realmente um polo turístico. Ouvi dizer que há um tempão não para navio lá”, afirmou.

Essas declarações de Bolsonaro ocorreram após a visita dos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles; do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; da Educação, Milton Ribeiro , e do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Gilson Machado, além do secretário da Pesca. A comitiva chegou à ilha no dia 28 de outubro e permaneceu até o início desta semana.