O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), esteve reunido com políticos apoiadores de seu governo e empresários pernambucanos sobre o desenvolvimento da economia no estado e a expectativa da viabilização e conclusão de grandes obras, como o ramal de Suape da ferrovia Transnordestina, o Arco Metropolitano (estrada para ligar Igarassu ao Cabo de Santo Agostinho) e o Ramal do Agreste da Adutora do Agreste, que distribuirá a água do Eixo Leste da Integração do Rio São Francisco. 


Antes da chegada do presidente ao Mar Hotel, em Boa Viagem, onde o encontro foi realizado, o senador e líder da bancada do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) falou à imprensa e antecipou que, durante a reunião, Bolsonaro falaria com os empresários a respeito das obras. 


“Os empresários irão trazer uma série de sugestões do ponto de vista dos programas, obras e investimentos estruturadores que precisam serem realizados para alavancar o desenvolvimento do nosso estado”, disse o senador. Coelho lembrou da recente autorização para que a obra do trecho pernambucano da Transnordestina saia do papel. 


Fernando Bezerra antecipou informações acerca da concessão da BR 232, que deve incluir o Arco Metropolitano e melhorias na rodovia até o município de Arcoverde, afirmando que será aberto “um chamamento público e a expectativa é que o contrato possa ser assinado no 1° semestre do ano que vem”. 


“É uma obra que estava parada, sempre foi sonhada pelas forçar políticas do estado. O presidente Bolsonaro não só vai entregar a Transnordestina como a maior obra hídrica do estado, que é o Ramal do Agreste, e agora essa notícia que certamente será dada pelo presidente, que é a conclusão do arco metropolitano”, afirmou o senador.


As informações foram confirmadas pelo deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PSC), que também esteve presente à reunião entre Bolsonaro e o empresariado pernambucano. Segundo o coronel, o encontro contou com a participação a distância (por telefone) do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. 


“[Bolsonaro] colocou o ministro Tarcísio para explicar tanto o arco metropolitano como a Transnordestina, inclusive o arco vai concessionar, fazer o levantamento e acha que até abril do ano que vem lança o edital de concessão (da 232) e que até agosto fará a concessão”, disse o deputado. Feitosa afirmou, ainda, que a obra do Ramal do Agreste também será viabilizada.