O ministro do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, afirmou nesta quarta-feira (15) durante uma entrevista ao Blog do Alberes Xavier que o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), virá a Pernambuco em outubro para inaugurar obras de segurança hídrica no estado.

A informação também foi confirmada pelo deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PSC), aliado do presidente, ao Diario de Pernambuco. Segundo Feitosa, ainda não há data certa para a visita, mas estima-se que ela seja realizada na segunda quinzena do mês de outubro.

De acordo com o ministro Rogério Marinho, as ações do governo para a região Nordeste do Brasil devem se centrar no Semiárido, onde moram “quase 26 milhões de brasileiros”, com o objetivo de garantir o acesso seguro à água potável.
A viagem, segundo Marinho, faz parte de uma política do presidente, que tem orientado sua equipe de governo a “abraçar o Nordeste brasileiro”. A região, vale lembrar, é um terreno difícil para Bolsonaro em termos eleitorais, com histórica vantagem de votos para o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), que vem despontando nas pesquisas de intenção de voto.
O Canal do Agreste, grande obra que complementar da transposição do Rio São Francisco que custou ao governo cerca de R$ 1,6 bilhão, deve estar no roteiro de visitas do presidente e está pronto à espera da conclusão da Adutora do Agreste, o que representa 60% da construção do sistema de transporte de água.
“Sem a adutora a água não chega, mas também é verdade que sem o canal não tem a adutora. (…) Vamos voltar no mês de outubro com o presidente para inaugurar o canal”, afirmou o ministro”.