Um dia após os atos golpistas que resultaram na depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores e governadoras se reuniram em Brasília, na noite desta segunda-feira (9), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para reafirmar a defesa da democracia e condenar tentativa de ruptura institucional no país. Participaram da reunião todos os governadores ou vices dos 26 estados e do Distrito Federal.

Durante a reunião, os líderes estaduais foram unânimes em enfatizar a defesa do estado democrático de direito no país, inclusive a governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB), que após caminhada histórica ao lado presidente Lula e governadores até o Supremo Tribunal Federal (STF), publicou um vídeo no instagram falando sobre solidariedade e respeito aos poderes.

“Viemos prestar nossa solidariedade, irrestrita ao pordes constituídos no Brasil. Muito triste ver de perto o que foi feito aqui no Palácio do Planalto e nos outros prédios do povo brasileiro em Brasília. Democracia, ordem e respeito aos poderes são valores inegociáveis. Em Pernambuco seguiremos atentos e vigilantes para permitir que a liberdade de nosso povo permaneça em nosso Estado”, disse a governadora de Pernambuco.