Júnior Campos
Política

Chegou a hora: Tire as últimas dúvidas para as Eleições 2024

Urna eletrônica Foto:Nelson Jr./Ascom/TSE

Neste domingo, 6 de outubro, em Pernambuco, 7.152.871 eleitores, distribuídos em 184 cidades, irão às urnas entre 8h e 17h (horário de Brasília) para registrar seus votos.

Com uma campanha eleitoral que se estendeu por mais de 40 dias, muitos eleitores já estão familiarizados com as principais propostas e candidatos. No entanto, ainda podem surgir dúvidas sobre como proceder no dia da eleição, desde o que vestir até como utilizar a urna eletrônica.

Como baixar o e-Título

Desde 2017, a Justiça Eleitoral disponibiliza o aplicativo e-Título, que permite aos eleitores substituir o título impresso pelo digital. O aplicativo, disponível na Google Play e na App Store, oferece acesso a serviços como consulta de zona eleitoral e justificativa de ausência. Vale lembrar que, para o primeiro turno, o download estará disponível até sábado, 5 de outubro, sendo suspenso até o dia 7.

Local de votação e regularidade do título

Os eleitores podem consultar seu local de votação tanto pelo aplicativo e-Título quanto pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No portal, basta preencher os dados pessoais para conferir onde votar. Além disso, o TSE disponibiliza uma verificação para checar se o título está regular. Eleitores que não justificaram ausência em três eleições consecutivas ou que tenham condenações podem ter seu título suspenso e devem regularizá-lo no Cartório Eleitoral.

O que pode e o que não pode no dia da eleição

No dia da eleição, é permitido o uso individual e silencioso de itens como camisetas, broches e bandeiras de candidatos. No entanto, manifestações coletivas e o uso de materiais de propaganda são proibidos. A “colinha” eleitoral, com os números dos candidatos, é permitida, mas o uso de celulares dentro da cabine de votação é estritamente proibido.

Como votar?

Ao se dirigir à urna, o eleitor deve primeiro votar para vereador, digitando os cinco dígitos do candidato. Em seguida, o voto para prefeito será registrado com dois dígitos, que correspondem ao número do partido. É fundamental confirmar se o nome e a foto do candidato estão corretos antes de apertar a tecla “confirma”.

Related posts

Ricardo Teobaldo se compromete em lutar pelos professores de Afogados da Ingazeira ao lado de Zé Negão

Júnior Campos
4 anos ago

Deputado apresenta PL para isenção do IPVA aos veículos com mais de 10 anos de fabricação

Júnior Campos
2 anos ago

Após reunião com Lula, ministro e deputado; Márcia comemora retomada das obras do Vanete Almeida

Júnior Campos
2 anos ago