A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Serra Talhada, Cleonice Maria, confirmou em entrevista ao comunicador Francys Maya, da Rádio Vila Bela, que o sindicalista Júnior Moraes será o candidato de consenso no Processo de Eleição Direta (PED), marcado para julho.
Membro da corrente interna Articulação de Esquerda, Moraes tem longa trajetória no partido. Já presidiu o diretório municipal em dois mandatos, entre 2007 e 2011, além de ter assumido o comando em duas outras ocasiões: uma após o afastamento de Zé Pereira, que se licenciou para disputar eleições, e outra em um mandato-tampão.
Em contato com o blog Júnior Campos, Moraes explicou que o entendimento foi construído a partir de um acordo entre as principais forças internas da legenda, como a Articulação de Esquerda, a CNB e o Avante.
“Na verdade, não era mesmo [o nome inicialmente discutido], mas o que ocorreu foi um entendimento entre as forças internas, Articulação de Esquerda, CNB e a Avante, que avaliaram que o consenso chegaria com meu nome. Para não haver disputa, resolvemos caminhar”, afirmou. “Foi algo discutido, conversado e alinhado com todos.”
O sindicalista também detalhou o calendário do PED. Segundo ele, a primeira etapa do processo, que é a definição do local de votação, se encerra nesta segunda-feira (28). No próximo dia 2 de maio acontece a inscrição das chapas e dos candidatos à presidência do diretório.
“Depois, o processo segue no âmbito estadual e nacional até o dia da eleição”, explicou.
Mudança de cenário
A escolha de Moraes como candidato de consenso marca uma mudança em relação a conversas anteriores. Em janeiro deste ano, quando sondado pelo blog Júnior Campos, ele afirmou que seu nome “não estava sendo discutido” e garantiu: “não sou eu”.
Agora, com o consenso entre as correntes internas, o PT de Serra Talhada caminha para a eleição do novo diretório em clima de unidade.