Apesar de ter sido eleito Deputado Estadual pelo Solidariedade em Pernambuco, e ter tomado posse como parlamentar na Alepe, Luciano Duque vem se comportando como um verdadeiro pré-candidato a Prefeito nesses primeiros dias de mandato.

Duque cumpriu uma verdadeira agenda de pré-campanha a prefeitura municipal de Serra Talhada nesses últimos dias. O Deputado participou de inauguração da Unidade de Tratamento de Materiais Recicláveis e se fez presente na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada, onde discursou rasgando elogios aos vereadores e pavimentando caminhos eleitorais para 2024 se comprometendo com pautas municipais e se equiparando aos parlamentares do município, o que soa atípico para quem deveria estar fazendo alusão a pautas estaduais e políticas públicas regionais na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Já a prefeita Márcia Conrado, faz um caminho inverso ao de Duque, mas, coerente com o seu cargo, viajando até Brasília para tratar do destravamento das obras do Residencial Vanete Almeida, um problema que é da alçada municipalista e, consequentemente da gestora municipal.

O comportamento de Luciano Duque causa uma certa estranheza na política Serratalhadense e levanta especulações sobre seu mandato de Deputado Estadual, que não será tão fácil como se vislumbra, já que o neófito parlamentar deixou para trás o presidente Lula e o senador Humberto Costa, quando resolveu trocar o PT pelo Solidariedade e ainda ecoar aos quatros ventos, o nome de Marília Arraes, adversária direta da goverandora Raquel Lyra.

Os recentes movimentos do ex-prefeito de Serra Talhada,  abrem margem larga para qualquer analista político compreender como o prenúncio de uma disputa pela volta à prefeitura municipal da Capital do Xaxado.