A deputada estadual Socorro Pimentel (União Brasil) fez um apelo ao presidente da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Coronel Alberto Feitosa (PL), para que seja incluída na pauta do colegiado a sabatina do advogado Virgílio Oliveira, indicado pelo Governo do Estado para assumir a administração de Fernando de Noronha.
Segundo a parlamentar, a indicação foi publicada no Diário Oficial em março, mas até agora não avançou no trâmite legislativo. “A ausência de um administrador tem provocado desorganização. A saúde pública na ilha está em estado de alerta. A limpeza urbana tem sido negligenciada. Moradores enfrentam dificuldades cotidianas sem ninguém no comando para ouvir suas demandas e resolver os seus problemas”, afirmou.
Nomeação faz parte de acordo político
A nomeação de Virgílio: trata-se de uma peça no tabuleiro político da governadora Raquel Lyra (PSD). Virgílio é filho do deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) e sobrinho do ex-deputado Sebastião Oliveira, que comanda o Avante em Pernambuco. A indicação faz parte do acordo que selou a entrada do partido na base de apoio do governo estadual.
Nos bastidores, o gesto é visto como uma retribuição da governadora à aliança firmada com os Oliveira, garantindo espaço político ao grupo no estratégico comando do arquipélago.
Com a cobrança de Pimentel, a pressão aumenta para que a Comissão de Justiça agilize a sabatina e destrave a nomeação, diante do cenário de abandono relatado por moradores de Noronha.