O deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta quarta-feira (1º) para cobrar publicamente a demissão do secretário estadual de Educação, Gilson José Monteiro Filho. Segundo o parlamentar, o gestor descumpriu compromissos assumidos em audiência pública realizada em abril, na própria Alepe.
De acordo com Farias, Gilson Monteiro prometeu entregar até o dia 20 de abril os kits escolares e os uniformes dos alunos da rede pública estadual, mas não cumpriu a promessa. “Esse senhor não consegue cumprir o básico. É necessário entender que a educação é prioridade. O Governo precisa ter compromisso, parar de fazer promessas vazias e começar a agir”, criticou o deputado, cobrando uma posição firme da governadora Raquel Lyra diante do caso.
Outro ponto destacado por Rodrigo Farias foi a demora na realização da licitação para contratação da empresa responsável pelo intercâmbio estudantil do programa Ganhe o Mundo. O parlamentar alertou que os atrasos na condução do processo colocaram em risco a viagem de 250 alunos selecionados este ano. Para evitar prejuízos aos estudantes, a Alepe aprovou no dia 15 de abril um projeto de lei que cria uma excepcionalidade para garantir a execução do programa em 2024.
“O que se vê é uma completa falta de capacidade de gestão. A governadora precisa agir com urgência e trocar o comando da pasta da Educação. A população e, principalmente, os estudantes não podem continuar pagando o preço da ineficiência do governo”, disparou Farias.
A cobrança do deputado acirra o debate sobre a condução da política educacional no estado e aumenta a pressão sobre o Governo de Pernambuco, especialmente diante de atrasos que afetam diretamente a vida escolar dos alunos da rede pública.