As soluções para a crise no Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco ( Sassepe) voltaram a mobilizar os deputados na Reunião Plenária desta segunda (21). Nos últimos meses, os usuários relataram a interrupção dos atendimentos e o tema teve ampla repercussão no Legislativo estadual.
Em pronunciamento no Grande Expediente, a deputada Débora Almeida (PSDB) informou que a governadora Raquel Lyra vai enviar à Alepe, nas próximas semanas, um projeto de lei com o objetivo de reestruturar e dar sustentabilidade econômica ao Sassepe. A parlamentar relatou a própria participação como representante da Casa no grupo de trabalho criado pela governadora para resolver a crise do sistema.
De acordo com a deputada, foram realizadas seis reuniões envolvendo representantes dos servidores públicos e das secretarias de governo. Eles chegaram à conclusão de que o Sassepe não é viável nas condições atuais. “Podemos verificar que 67% dos beneficiários têm mais de 50 anos de idade. Ou seja, é um sistema sem sustentabilidade. A nova gestão assumiu o Governo do Estado com uma dívida de mais de R$ 30 milhões no Sassepe”, explicou.
Débora Almeida relatou que a prioridade do Governo foi instituir um plano de pagamentos emergencial para regularizar o atendimento aos servidores. Por sua vez, o grupo de trabalho recomendou, além da reformulação da Lei do Sassepe, a reestruturação do credenciamento de estabelecimentos de saúde, o fortalecimento da governança e da gestão e a melhoria física do sistema.