Diferente de Lula, que mandou um recado por Alexandre Padilha, os presidenciáveis João Dória (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) foram ao Centro Internacional de Convenções do Brasil – CIBB, e falaram para uma plateia de gigante, formada por prefeitos e prefeitas de território nacional.

Ao participar da apresentação de pré-candidatos à Presidência da República na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, Ciro Gomes (PDT) apontou como norte de seu projeto a recuperação do crescimento do Brasil focado em mudanças no modelo econômico e na governança política. “Nenhuma demanda tem solução se o país não voltar a crescer. O Brasil tem saída, seu orçamento anual de R$ 4,8 trilhões é um dos maiores orçamentos públicos, mas só R$ 25 bilhões é o que sobra para investimento”, exemplificou, dizendo que a meta precisa ser o aumento da capacidade de investimento.

Já, o pré-candidato tucano a presidente da República disse que “a luta tem que ser conjunta pela recuperação do Brasil” e defendeu o pacto federativo e o fortalecimento dos municípios.

“Não é possível seguir numa escalada onde o governo federal aumenta o número de demandas aos municípios e recua nos recursos destinados a eles. Comigo será diferente. Os recursos serão descentralizados e estará na ponta, nos municípios”, prometeu Doria.

Tido como um dos principais nomes da “terceira via” na disputa presidencial, Doria acabou aplaudido de pé pelos presentes após tratar da descentralização dos recursos da União para os municípios. “Não é possível que cidades do país não tenha saneamento. Isso é um risco à saúde dos brasileiros”, alertou. “Onde não puder ter investimento privado tem que ter investimento público sim”, defendeu o pré-candidato do PSDB.