O ex-senador Armando Monteiro Neto comunicou na tarde desta segunda-feira (23) que irá se desfiliar do PTB. A decisão foi tomada após os rumores de trocas no comando estadual da sigla. O presidente nacional do partido, Roberto Jefferson teria convidado o Coronel Meira para assumir o PTB em Pernambuco, substituindo o atual presidente no estado, José Humberto Cavalcanti. A mudança ocorre seis dias após o ex-senador Armando Monteiro, membro do partido, declarar apoio a candidata à Prefeitura do Recife, Marília Arraes (PT).

“Tomando conhecimento de especulações sobre mudanças no comando do PTB em Pernambuco, que até o presente momento não foram confirmadas, antecipo a minha decisão de me desfiliar em caráter irrevogável do Partido Trabalhista Brasileiro. Comunico minha decisão, neste momento, ao meu amigo José Humberto Cavalcanti, Presidente Estadual, ao tempo em que reafirmo a minha irredutível decisão de apoiar a candidatura de Marília Arraes à Prefeita, que representa, neste momento, a melhor alternativa para o Recife, interrompendo um já longo, medíocre, e mal sucedido ciclo de gestões do PSB. 
 
Ao longo da minha vida pública, nunca admiti cabresto, nem recebo ordem unida. Agradeço a todos os companheiros do partido, dirigentes, parlamentares, gestores municipais, vereadores, lideranças e  correligionários em geral, que nunca me faltaram, desde que iniciamos essa construção em 2003, sob a liderança do saudoso ex-presidente e empresário, José Carlos Martinez. Estou seguro de que em breves dias, nos reencontraremos”.