Eugênia Simões, filha da ex-prefeita Giza Simões, divulgou nesta sexta -feira (30) uma nota de repúdio em resposta às recentes declarações do prefeito Alessandro Palmeira, que, segundo ela, tentaram desqualificar o legado da primeira e única mulher a governar o município. A ex-prefeita Giza, que deixou sua marca na história de Afogados da Ingazeira, concluiu seu mandato em 2004, há duas décadas.
Eugênia expressou perplexidade diante da atitude de Palmeira, destacando que a comparação entre as gestões é inadequada, especialmente considerando o contexto econômico e social diferente de 20 anos atrás. “Colocar em dúvida a gestão de Giza, que deixou sua marca não apenas em obras, mas também no grande diferencial que foi cuidar das pessoas e de áreas essenciais como saúde e educação, é desconsiderar o reconhecimento que a população de Afogados da Ingazeira tem por ela”, afirmou.
A nota ressalta que, mesmo após 11 anos de seu falecimento, Dona Giza é lembrada com carinho pela população, sendo reconhecida como uma das maiores lideranças que a cidade já conheceu. Conhecida como a “mãe dos pobres” por sua dedicação aos menos favorecidos, o legado de Giza Simões continua vivo na memória de Afogados da Ingazeira.
“É um orgulho ser filha de Giza Simões e uma obrigação defender sua memória”, concluiu Eugênia Simões, exigindo respeito e reconhecimento pelo trabalho realizado por sua mãe, não apenas no município, mas em toda a região do Pajeú.