O líder do governo na Câmara Municipal de Serra Talhada, vereador Gin Oliveira, manifestou sua indignação em relação às recentes declarações do presidente do diretório municipal do Partido Podemos, Aron Lourenço. Em uma entrevista concedida ao programa “Falando Francamente”, da TV Farol, Aron fez comentários sexistas ao se referir a Marquinhos, pré-candidato a vice prefeito de Miguel.
Durante a entrevista, Aron Lourenço utilizou comparações inapropriadas , afirmando que “Marquinhos é aquela menina de 15 anos que todo mundo quer dar o primeiro selinho” e “Marquinhos é aquela menina bonita que todo mundo olha e admira e quer chegar perto”. Tais declarações foram duramente criticadas pelo vereador Gin Oliveira, que se posicionou de maneira firme e categórica contra as falas de Aron.
“Eu, como cristão e pai de duas meninas, sinto nojo de falas como essas de Aron e deixo aqui minha indignação, pois meninas de 15 anos não são para serem desejadas, e sim respeitadas”, declarou Gin Oliveira. “A sociedade não aceita mais esse comportamento machista de colocar a mulher como objeto a ser perseguido. Devemos proteger nossas crianças e adolescentes, não vamos aceitar que um presidente de partido, órgão de representação social, tenha falas machistas e sexistas. Lamentável!”
As declarações de Aron Lourenço não só provocaram a repulsa do vereador, mas também levantaram o debate sobre o machismo e a objetificação das mulheres na sociedade. A postura do presidente do Podemos representa um retrocesso em tempos onde a igualdade de gênero e o respeito às mulheres são bandeiras de luta importantes.
Gin Oliveira chamou a atenção para a necessidade de mudança de comportamento e mentalidade, principalmente entre aqueles que ocupam posições de liderança e influência na sociedade. “Meninas de 15 anos, assim como todas as mulheres, merecem ser tratadas com dignidade e respeito. Precisamos combater atitudes e falas que perpetuem a ideia de que mulheres são objetos a serem desejados”, concluiu o vereador.