Uma ala do PT trabalha pela manutenção de Marília Arraes no partido, diante da perspectiva de a deputada federal se filiar ao Solidariedade ou mesmo se aproximar do MDB ou PSDB, abandonando a legenda. De acordo com o senador Humberto Costa, o ex-presidente Lula já teria tentado entrar em contato com a parlamentar.

Em entrevista ao jornalista Jamildo Melo, o senador destacou a importância de Marília Arraes no PT, citando sua importância eleitoral e o respaldo social. Para Humberto Costa, uma das lideranças do partido em Pernambuco, a deputada federal não tem motivos para deixar o partido.

O senador citou o acolhimento do PT quando a parlamentar decidiu sair do PSB, em 2014, o apoio político e material oferecido à sua campanha para a Câmara dos Deputados em 2018, quando não saiu candidata ao Governo por causa da aliança com o PSB, e a organização da sua campanha pela Prefeitura do Recife em 2020.

No PT, porém, aliados de Marília Arraes consideram que ela não tem para onde crescer no partido. Por disputas internas e uma rejeição do PSB, suas chances de ser candidata ao Senado são baixas. Humberto Costa discorda e garante que o partido está analisando também o seu nome. Ele cita, por outro lado, a chance de os petistas decidirem um nome e a Frente Popular negar.