Júnior Campos
Política

“Luciano Duque reage com dureza à fala de Márcia sobre programa de reciclagem: ‘Vende uma mentira'”

Após a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), divulgar que o programa estadual Recicla Mais Pernambuco, lançado nesta terça-feira (15) no Palácio do Campo das Princesas, foi inspirado em uma ação criada em sua gestão, o deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) reagiu com críticas contundentes.

Márcia afirmou, em suas redes sociais, que a iniciativa estadual nasceu a partir da coleta seletiva porta a porta implantada em todos os bairros de Serra, com “planejamento, responsabilidade social e compromisso com o meio ambiente”. Para a prefeita, trata-se de uma conquista que comprova o sucesso da gestão municipal.

Mas Duque, que foi prefeito da cidade antes de Márcia e hoje é seu principal adversário político, rechaçou a narrativa e classificou o projeto como “um fracasso”. Segundo ele, a prefeita “vendeu uma mentira” à Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

“O projeto foi assumido pela Prefeitura porque não deu certo. A ideia era dar autonomia à cooperativa, mas após quatro anos, a coleta não cobre as próprias despesas. A prefeita assumiu os custos só para manter funcionando. Isso não é modelo de sucesso, é fracasso”, disparou o deputado, em mensagens enviadas a aliados.

Duque também denunciou a perseguição aos cooperados da Coopemarst, que atuam na área próxima ao SESC, e vivem hoje “na maior dificuldade”. Ele ainda destacou que o volume atual de coleta não chega a 50 toneladas por mês — o que, segundo ele, torna inviável a autossustentação do programa.

“O Instituto Recicleiros financia os municípios por quatro anos. Ao fim do ciclo, o projeto deve se manter com a renda dos recicláveis. Em Serra, o modelo deu prejuízo e o Instituto estava pronto para encerrar o convênio. A prefeita comprou a narrativa e agora tenta transformar um fracasso em vitrine estadual”, completou Duque.

Por fim, o deputado classificou como “fake” a tentativa de apresentar o programa como exemplo de sucesso e criticou o investimento anunciado: “A secretaria vai investir mais de R$ 20 milhões nesse fracasso”.

A fala de Duque acende mais uma vez o embate político entre os dois líderes, que caminham para um novo confronto nas eleições municipais de 26.

Related posts

Márcia Conrado recebe nova superintendente da Controladoria Regional da União em PE

Júnior Campos
2 anos ago

Governadora Raquel Lyra participa da abertura da Semana do Meio Ambiente de Pernambuco

Júnior Campos
2 anos ago

Márcia Conrado realiza Rolê M13 no Vila Bela

Júnior Campos
7 meses ago