O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que anunciará mais ministros na próxima semana. A declaração foi publicada nas redes sociais na noite desta sexta-feira (9).

“Construiremos um novo país a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Esses são os primeiros nomes do time que estará comigo. Na semana que vem devemos ter mais anúncios e, juntos, trabalharemos para recuperar a esperança no Brasil”.

Um dos nomes que pode ser confirmado é o da cantora Margareth Menezes para o Ministério da Cultura. A Folha de S.Paulo noticiou que a artista aceitou o convite a partir da sugestão da esposa de Lula, a socióloga Rosângela “Janja” Silva.

Ainda na lista de Lula, estão o governador Paulo Câmara (PSB), a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), o senador Humberto Costa (PT) e a deputada federal — e ex-candidata ao Governo do Estado — Marília Arraes (Solidariedade).
Informações de bastidores davam conta, desde o início do processo de transição, de que o nome do atual governador pernambucano vinha sendo ventilado para comandar várias instituições: desde a Controladoria-geral da União (CGU) até o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Lula anunciou cinco ministros nesta sexta-feira: Fernando Haddad (PT), para a Fazenda; José Múcio Monteiro, para a Defesa; Flávio Dino, para a Justiça; Rui Costa, para a Casa Civil e Mauro Vieira, para o Itamaraty. Eles assumem os cargos partir do dia 1º de janeiro de 2023.