O presidente Lula formalizou, como esperado, nesta tarde de quarta-feira (07.02), o convite para que o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assuma o comando do Banco do Nordeste (BNB). Lula abriu uma audiência com o governador, com o objetivo de avançar na nomeação dos nomes do segundo escalão.
Além de Lula e Paulo Câmara, participou da reunião oficial o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador da Bahia. O atual presidente do banco, José Gomes da Costa, é uma indicação remanescente do governo bolsonaro, mas estava tendo sua permanência defendida pelo deputado federal do Ceará José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara dos Deputados.
Desde que deixou o governo do Estado, o governador Paulo Câmara tem o nome especulado para compor o governo Lula. Funcionário do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Paulo Câmara está de férias.
A imprensa do Ceará tem feito uma campanha aberta contra o pernambucano. Por tradição, os cearenses acreditam que são donos do banco regional de fomento e querem manter a primazia das indicações. O atual presidente do banco já morou em Pernambuco e trabalhou no banco em Recife, quando era militante do PT.
Para evitar contestações da lei das estatais, no mês passado, Paulo Câmara se desfiliou do PSB com o objetivo de ser indicado como escolha pessoal de Lula, não mais um espaço para o PSB.
Com informações de Jamildo Melo