Em discurso durante ato público em Serra Talhada, no sertão pernambucano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Estado precisar criar as oportunidades para que todos possam viver bem e mudar de vida. “O que as pessoas precisam é ter oportunidade e quem tem que dar oportunidade é o Estado. É o Estado que tem que garantir que o filho do pobre sente na mesma sala de aula que o filho do rico, tenha a mesma condição de escolaridade. E, obviamente, temos que garantir que as pessoas mais pobres comam bem porque, se a gente não come bem, a gente não vai disputar com um cara que come bem”, disse Lula. Ele citou Paulo Freire: “Ele dizia: a fome é feia e quem come fica mais bonito, quem come fica mais inteligente porque é a comida, a alimentação, a quantidade de proteínas que a gente ingere todo dia é que garante se a gente vai para frente ou não.”

Lula defendeu que o papel de um presidente da República é conhecer as necessidades básicas da população e saber quais as prioridades para investir os recursos que arrecada. Ele lembrou que, quando assumiu o primeiro mandato em 2003, tinha obsessão por investir em educação para dar oportunidade aos mais pobres. “Eu não tive um curso superior, eu queria fazer, então eu queria que o povo pobre tivesse, para que a empregada doméstica pudesse ser doutora, o ajudante de pedreiro pudesse ser médico, advogado, o que quisesse”, disse endurecendo contra Bolsonaro.

“Nós não estamos fazendo uma eleição comum. Essa eleição é uma eleição diferente. Estamos com uma candidatura que defende a democracia e do outro lado um desumano um negacionista que não derramou uma lágrima pelas vítimas da COVID. Não é uma pessoa comum”, repetiu.


O ex-presidente fez referência a 900 casas com construção paralisada em Serra Talhada, esperando definição do Banco do Brasil, e disse que, num eventual novo governo, vai concluí-las voltou a reafirmar que o seu candidato em Pernambuco é Danilo Cabral.

“Eu vim aqui para dizer uma frase: eu tenho candidato a governador no estado de Pernambuco, que é Danilo Cabral. Eu não confundo minha relação pessoal com relação política. O PT tem compromisso nacional com PSB. (…) Vou cumprir o compromisso com o PSB e quero que o PSB cumpra o compromisso com o PT”, disse Lula.