O ex-presidente Lula vai à mesa, nesta quarta-feira (27), com o Grupo de Trabalho Eleitoral – GTE nacional. Em Pernambuco, petistas aguardam que, dessa reunião, saia orientação definitiva sobre a composição da chapa com o PSB no Estado. A expectativa, no PT-PE, se dá menos em relação a nome, uma vez que uma construção interna já age na busca um consenso entre Carlos Veras e Teresa Leitão, e mais em relação à vaga.

No Estado, petistas fincaram o pé sobre a intenção de pleitear o Senado, mas têm ciência que há esforço da direção nacional da sigla para contemporizar a situação com o PSB, que trabalha para fazer o deputado federal André de Paula candidato à Casa Alta. No PSD, há expectativa semelhante à vigente no PSB, para que o assunto seja resolvido ainda esta semana.

Mesmo assim, a aposta maior dos socialistas, hoje, é no nome de André para o Senado, ainda que o PT venha repisando que, caso isso se concretize, a militância pode não entrar na campanha. No ninho socialista, se admite que, de tanto passar o tempo, o nome de André acabou sofrendo desidratação, assim como também se considera que não há rejeição drástica ao nome de Teresa para vaga, ou, dizem, ele não seria motivo para um “campo de batalha”. Mas o PSB ainda aguarda que o PT-PE tope indicar um vice ou uma vice.

Com informações de Renata Bezerra de Melo