O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste domingo (12.mar.2023) que a plataforma Mãos à Obra, lançada na última 6ª feira, facilitará o diálogo entre Estados e municípios junto ao governo federal para comunicar prioridades na retomada de obras paralisadas ou inacabadas. “Na campanha, disse que o governo federal precisava trabalhar com os prefeitos, porque é na cidade que o povo sente os problemas do dia a dia […] São mais de 14.000 obras paradas no Brasil. Com a retomada dos trabalhos, vamos gerar empregos e dar mais qualidade de vida e estrutura aos municípios”, escreveu o presidente no twitter.

MÃOS À OBRA A plataforma Mãos à Obra, um sistema de monitoramento que permite aos Estados e municípios indicar, em um banco de dados, empreendimentos paralisados ou inacabados em suas localidades, está em operação desde a última 6ª feira.

O sistema foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados em menos de 30 dias e indicará à União quais projetos devem ser retomados com mais urgência. Prefeitos e governadores devem dar prioridades a projetos voltados à saúde, educação, ao esporte e à cultura. A lista também deverá conter unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Os gestores municipais e estaduais terão até 10 de abril para atualizar as informações. As demandas serão respondidas conforme a ordem de envio. A Casa Civil analisará o banco de dados. Com base nas orientações da Presidência da República, o órgão definirá quais obras devem ser retomadas de imediato.