O comentário do deputado estadual, Luciano Duque (SD), em um grupo de WhatsApp, onde estimula de forma irônica uma moradora a chamar o programa “Minha rua meu Xodó”, parece ter sido a gota d’ água para o afastamento definitivo do deputado da prefeita Márcia Conrado (PT), que ainda recebeu das mãos do ex-prefeito de Serra Talhada, no mesmo dia, o Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres 2023, ofertado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O fato é que o registro de Duque nas redes sociais, de que “iniciamos isso com a criação da Secretaria da Mulher quando fui prefeito, e Márcia tem dado continuidade”, gerou uma reação imediata de governistas que resgataram a Lei Complementar nº 324 de 12 abril de 2017, onde então prefeito, Luciano Duque extingue a Secretaria Municipal da Mulher, que ele mesmo criou.

Os dois episódios geraram um claro desconforto entre o deputado e a prefeita, que apesar de dividirem o mesmo espaço em agendas distintas neste início de feriadão, não fizeram registros juntos em suas redes sociais. Assim foi na festa da amizade, no Bairro da AABB e no aniversário do vereador Rosimério de Cuca.

Para apimentar ainda mais o caldeirão política da Capital do Xaxado, Duque fez questão de levar, por onde passou, o vereador Ronaldo de Dja. As inserções de Ronaldo ao lado de Duque, por coincidência ou não, provocaram uma posição imediata entre os parlamentares governistas (China, Antônio da Melância, Zé Raimundo e Gin Oliveira), que através de vídeos publicados nas redes sociais de Márcia, já adiantaram o apoio à reeleição da prefeita do PT.

Será que Manoel Enfermeiro, Rosimério de Cuca, Nailson Gomes, Agenor de Melo, Alice Conrado, Antônio Rodrigues, André Maio, Ronaldo de Dja e Jaime Inácio vão seguir o exemplo dos colegas de parlamento?