Nova decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) devolve a presidência nacional do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) a Marcus Holanda. Dessa forma, Eurípedes Júnior é afastado novamente do cargo. Em Pernambuco, isso é má notícia para Marília Arraes (SD). A mudança no comando do partido, anunciada após decisão judicial proferida no domingo (31), reaproximou o PROS da pré-candidata. Ela firmou aliança com a legenda em maio, mas o PSB usou a máquina para manter o partido na Frente Popular.

A nova decisão foi proferida nesta quarta (3), também pelo Superior Tribunal de Justiça. O texto, assinado ministro Antônio Carlos Ferreira, anula o efeito suspensivo apresentado por Eurípedes a um recurso especial, movido por Marcus Holanda, que volta ao comando do partido.

Foi justamente o fundador do partido quem articulou apoio a Lula (PT) já no primeiro turno, numa costura amarrada em São Paulo. Lá, Eurípedes se reuniu nesta semana com Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa do petista, para fechar o apoio.

Em Pernambuco, a mudança também afeta a corrida pelo Governo do Estado. A decisão do último dia 31 foi positiva para Marília Arraes (SD), que já contava novamente com o PROS no seu palanque. Com a volta de Marcus Holanda, o entendimento se desfaz.

Fonte: Jamildo Melo