Mesmo com o adiamento das eleições e, diante dos dados sobre Covid-19, que só aumentam, o pleito eleitoral terá ao menos duas situações: além da campanha digital, abstenção de eleitores no dia da votação. A eleição municipal, segundo aprovado na Câmara dos Deputados, será dia 15 de novembro e, onde houver segundo turno, em 29 de novembro.

Com a recomendação do Ministério da Saúde da não promoção de aglomerações, o número de ausentes deverá ser muito alta por medo da doença, já que abstenção é comum nas eleições e a pandemia pode aumentar ainda mais essa situação. Quem vai enfrentar uma fila quilométrica correndo o risco de pegar uma doença?

Com a população com medo, será uma eleição mais fria e digital. Será o novo desafio para os postulantes ao cargo de prefeito, vice e vereadores.

Para uns, a mudança nas datas do pleito pode ser um desafio para os atuais gestores municipais, que ficarão mais expostos à opinião pública na crise do novo coronavírus. Já outros alertam para as incertezas de uma campanha em meio à pandemia e avaliam que opositores ganham mais tempo de organização para as candidaturas.

MAIS INVESTIMENTOS: O prefeito Luciano Duque (PT) mantém uma agenda intensa de novas entregas e investimentos. No final do mês de junho, o gestor da Capital do Xaxado autorizou o início da pavimentação mais de 150 mil metros quadrados de novas ruas. Duque ainda comemorou a implantação de 3 usinas de geração de energia solar; o investimento é na ordem de R$ 120 milhões de reais.

ELEIÇÕES NO PAJEÚ: Em Santa Cruz da Baixa Verde o bloco governista recebeu o reforço de Dra. Idelte Diniz; ex-prefeita da cidade e viúva do saudoso Dr. Fanão. Tássio Bezerra (PTB) prefeito da ‘Capital da Rapadura’, mesmo sem o consenso do grupo político que lidera, deverá apresentar Cristian Marques para a disputa do pleito municipal, contra o empresário Irlando Parabólicas.   

AGENDA CHEIA: Marconi Santana, iniciou e terminou a semana entregando novos equipamentos para população florense. No dia 1º de julho, data do seu aniversário, Santana entregou aos moradores do Bairro Vila Nova, um imponente equipamento de saúde e seguiu a agenda inaugurando reforma e ampliação de escola e a sexta passagem molhada. O gestor de Flores ainda anunciou o início da agenda de mais uma entrega de kits alimentação para os mais de 3000 alunos da rede municipal de ensino.   

MAU EXEMPLO: O blog acertou em cheio quanto a festinha com aglomeração que acabou contaminando Carlos Evandro – médico e pré-candidato a prefeito de Serra Talhada. Quem acabou ‘denunciando’ a farra e detalhando a lista de convidados no WhatsApp foi Jerry Pereira. “Bernadino convidou Carlos Evandro, Cacá, Socorro Brito, Duquinho, Nego Gato, Nego Dinho, Luciano de Juarez, Elizando Nogueira…lá ligeiro tinha umas 30 pessoas”.  

ENQUANTO ISSO… Pernambuco confirmou, neste sábado (4), 1.095 novos casos de coronavírus no estado. Com isso, há 63.457 pacientes com a Covid-19, desde o início da pandemia. Além disso, foram confirmadas 48 novas mortes de pessoas que tiveram a doença, totalizando 5.116 óbitos desde o dia 25 de março. Os números foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).