Apesar da boa inserções e avaliação do povo de Serra Talhada, o ex-prefeito Carlos Evandro terá grandes dificuldades para reconstruir seu grupo político. Com o time praticamente desmontado e com a ausência do Deputado Federal Sebastião Oliveira e com Inocêncio debruçado na campanha do neto, Victor Oliveira, ‘Carlão’ vai ter que suar bastante a camisa.  

O bloco governista liderado por Luciano Duque de 17 cadeiras, tem 13 (treze) assentos na Câmara de Vereadores de Serra Talhada. Do lado de fora das paredes do parlamento, Duque conseguiu atrair novos aliados, que chegam não só para somar o bloco governista, como também, para a disputa vagas na Casa de Leis da Capital do Xaxado.

As previsões feitas pelo blog é de que, Vandinho, China, Jerry, André Terto, e Lindomar saiam vitoriosos do pleito municipal do ano em curso.

Ainda na visão do editor do Blog, o coeficiente pode cair consideravelmente com o avanço da pandemia, o cálculo inicial sem à COVID -19 era de um coeficiente de 2600 votos, o que poderá baixar para 2200.

O Partido dos Trabalhadores – PT, por exemplo com 1000 de voto de legenda, 1500 votos de Manoel Santos, 1000 de Rosimério de Cuca, com mais 1300 de Sinézio Rodrigues e ainda podemos ainda contabilizar, 800 votos de Zé Pereira, poderá no final das contas sair das urnas com cerca de 7500 votos.  

ENQUANTO ISSO… O vice-prefeito de uma possível candidatura de Carlos Evandro (PL) está sendo construindo com o olhar para 4 (quatro) nomes: Elizandro, Marcus Godoy, Eliane, Faeca e Dr. Leirson.  Na pauta do bloco de oposição está, também, a construção de do plano de governo, que terá a assinatura não só de Carlos, como também, a de ‘Duquinho’, homem de linha de frente da campanha eleitoral do ex-prefeito.  

CHAPA RENOVADA: O jovem político, Gustavo Melo do PSD, com atuação empresarial de grande sucesso em Pernambuco, tem defendido que o modelo de governo apresentado por Sandra Magalhães, para um eventual segundo mandato. Na avalição de Melo, as propostas discutidas com Sandra representam os planos de prosperidade tão sonhado pela população de Calumbi.

CENTRADO: Marconi Santana de Flores, segue focado em manter a agenda de trabalho com fortalecimento das ações e investimentos para o combate à COVID -19; geração de emprego e renda e união das famílias do município. Esta semana Marconi anunciou a entrega de ‘kit de prevenção à COVID – 19” e ampliação de testes para doença; assinou alvará de licença de funcionamento de grandes empresas e prestou homenagens, ao entregar requalificação e reforma de espaço público, no centro comercial de seu município.

FINANÇAS MUNICIPAIS: Depois de um primeiro decêndio positivo, com crescimento de 21,55%, e para o qual a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomendou cautela, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) sofreu queda brusca, confirmando previsão da entidade municipalista. O segundo decêndio de julho cairá nas contas das prefeituras na próxima segunda-feira, 20, com queda de 28,52%, sem considerar os efeitos da inflação, comparado ao mesmo período do ano passado.

RECIFE: Os próprios socialistas, nos bastidores, já definem a deputada Marília Arraes como a carta que os petistas – favoráveis à aliança com a Frente Popular – tem na manga para barganhar espaços nas gestões socialistas. Na ala do PT que defende o projeto majoritário de Marília, reina um raciocínio similar, mas levando em conta um horizonte mais elástico: 2022. Leia-se: na hipótese de Marília vir a ser eleita prefeita do Recife este ano, nada impede que ela venha a apoiar uma candidatura de Geraldo Julio ao Governo do Estado em 2022.