Júnior Campos
Política

Pedro Campos defende gestão pública e investimentos para garantir acesso à água em Pernambuco

Durante reunião promovida pelo CIMPAJEÚ, nesta sexta-feira (7), para discutir a privatização parcial da Compesa, o deputado federal Pedro Campos (PSB) reforçou a importância de uma gestão pública eficiente e de investimentos adequados para garantir o acesso à água à população pernambucana.

“Defendemos uma gestão pública eficiente e comprometida com o bem-estar da população. Acreditamos que, com decisão política e investimentos adequados, é possível superar o desafio do acesso à água em Pernambuco e garantir esse direito fundamental para aqueles que mais precisam. Nos últimos anos, avanços importantes foram conquistados justamente por meio de decisões políticas e investimentos públicos. Um exemplo marcante é a transposição do Rio São Francisco, que tem levado esperança e desenvolvimento a diversas regiões do estado”, afirmou Pedro Campos.

A reunião, realizada na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, reuniu prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, representantes da sociedade civil, lideranças políticas da região e do Bispo Dom Limacedo. O encontro foi convocado pelo Consórcio de Municípios do Território do Pajeú (CIMPAJEÚ) para debater a proposta de concessão parcial dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento (Compesa), que está sendo estruturada pelo BNDES desde o início do ano passado.

O modelo proposto prevê que a Compesa continue responsável pela captação de água, enquanto o setor de distribuição e coleta de esgoto seria concedido à iniciativa privada. O governo do estado justifica a medida como forma de atender às metas do Marco Legal do Saneamento, que determina a universalização do serviço até 2033. O contrato terá duração de 35 anos e um investimento estimado em R$ 18 bilhões.

Atualmente, o governo de Pernambuco está recolhendo sugestões da sociedade por meio de audiências públicas, e a previsão é que o processo seja concluído até o meio do ano. A privatização parcial da Compesa tem gerado debates intensos, com lideranças políticas e sociais questionando os impactos da medida para os municípios do interior.

Related posts

Pernambuco ganha prêmio pela erradicação de lixões

Júnior Campos
6 meses ago

Raquel Lyra anuncia reforço na verba destinada à SDS

Júnior Campos
1 ano ago

Apoio de peso: Filiado ao PL, prefeito do Cabo declara voto em Danilo

Júnior Campos
3 anos ago