O governo de Pernambuco vai manter suspensas as aulas presenciais da educação básica e do ensino superior até pelo menos o dia 31 de agosto, devido à pandemia do novo coronavírus. Nesta quinta-feira (13), o estado também anunciou a liberação do serviço de mototáxi, a partir do dia 17.

Durante entrevista coletiva concedida pelas redes sociais, secretários estaduais informaram, ainda, que nenhuma região do estado vai avançar no Plano de Convivência com a Covid-19. A decisão foi tomada pelo comitê de acompanhamento.

“Tínhamos estabelecido suspensão das aulas presenciais nas escolas até o dia 15 de agosto e a avaliação do comitê é de que, neste momento, ocorrerá a prorrogação da suspensão das atividades, até o dia 31 de agosto, para educação básica e ensino superior”, afirmou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio.

O secretário informou, ainda, que a partir da segunda, será permitida a retomada dos treinos de lutas. Antes, só eram permitidos treinos e jogos de futebol profissional e de esportes individuais. “Os treinos de lutas deverão observar medidas específicas, que deveremos publicar nos próximos dias”, afirmou.

De acordo com o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, os mototaxistas, autorizados a voltar a trabalhar, deverão cumprir regras específicas para o setor.

O secretário de Saúde, André Longo, afirmou que a decisão do comitê de acompanhamento da pandemia, de impedir o avanço para as próximas fases do Plano de Convivência com a Covid-19, deve ser mantida por, pelo menos, uma semana, para que sejam analisados os números da pandemia.