Em relação à corrida presidencial, a pesquisa Genial/Quaest aponta que se mantém o empate entre o ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro, com diferença de apenas dois pontos percentuais entre os dois, dentro da margem de erro, de 2,4 pontos percentuais.

A diferença é que Lula se manteve estável, com 37% dos votos; enquanto Bolsonaro cresceu três pontos de julho para cá, de 32% das intenções de voto para 35%.

Se a eleição fosse hoje, Ciro Gomes (PDT) teria 7% dos votos, Simone Tebet (MDB), 3%, Vera Lúcia (PCO) e Luiz Felipe d´Ávila (Novo), 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

Eleitores que votarão em branco, nulo ou não pretendem votar somam 9%, enquanto 6% permanecem indecisos.

Lula tem a preferência entre as mulheres (40% a 30%), proporção que se inverte no eleitorado masculino (40% a 34%). Por faixa etária, eleitores de 16 a 24 anos preferem o ex-presidente (43% a 22%). A preferência dos que têm mais de 60 anos é favorável a Bolsonaro (38% a 35%).

Por faixa de renda, Lula tem vantagem entre os que ganham até dois salários mínimos (45% a 28%) e Bolsonaro, entre os eleitores com renda superior a cinco salários mínimos (41% a 32%).

No segundo turno, Lula tem 44% dos votos, contra 40% de Bolsonaro. Eleitores de Ciro (38%) e Simone Tebet (30%) tendem a votar no ex-presidente.

A avaliação negativa do governo Bolsonaro vem caindo gradualmente desde março: era de 53% e chegou a 43% na pesquisa atual. A maioria dos eleitores (67%) afirma não ter identificação com nenhum partido.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas entre os dias 5 e 8 de agosto, em entrevistas nas casas dos eleitores no estado de São Paulo. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais.