Encerrado o processo eleitoral, no mesmo dia a gente desmontou os palanques. Estamos acabando um governo e começando outro, precisamos construir consensos, não queremos saber quem é da cor partidária de quem. Não foi uma reunião pra tirar retrato, foi um comprimido para debater Pernambuco ’’ disse a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB), nesta tarde (16), durante um encontro com a bancada legislativa do estado. A tucana, que na semana passada esteve em Brasília com os deputados federais, afirmou que a ocasião foi pensada para debater os projetos das lideranças e elencar as prioridades para Pernambuco nos próximos anos, bem como solicitar os recursos necessários. 

Durante o evento, Raquel também destacou a necessidade das reformas administrativas e o como vem se dando a transição do governo. ‘’Montamos a comissão de transição, anunciamos a criação de grupos climáticos, vai ser anunciado o calendário de reuniões por regiões e temas. E o secretariado vem depois disso. Temos uma reforma administrativa a ser feita, também uma revisão orçamentária, para adequar os projetos e programas’’ destacou. 

Ancorada em um discurso neutro e na promessa de unir lideranças, a governadora foi elogiada por parlamentares apoiadores e de oposição. Para Doriel Barros, deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, a ação da tucana foi avaliada como positiva. ‘’A presença de todos aqui é extremamente importante, o nosso compromisso é com Pernambuco. Ela já vem mostrando que o governo do estado vai dialogar conosco, e eu espero que essa relação permaneça’’.A deputada estadual e senadora eleita Teresa Leitão (PT), afirmou que a reunião foi proveitosa no sentido de construir consensos. O deputado Alberto Feitosa (PL), também opinou sobre a reunião. Segundo o parlamentar, o atual governador Paulo Câmara (PSB) não tem o costume de dialogar constantemente com os deputados, e que a atitude de Raquel representa a mudança necessária que o estado necessita.

A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) detalhou, na ocasião, sobre o processo de transição de governos. ‘’A gente não recebeu nenhuma informação. Toda nossa cautela é para que recebamos um estado saneado, da forma republicana como precisa ser uma transição de mandato. Vamos conversar ao longo do tempo sobre isso, garantir a transparência também. Quando recebermos as documentações, vamos fazer as análises, para que a população de Pernambuco e a imprensa possam ter clareza sobre momento financeiro, patrimonial, pessoal, estágio de serviços públicos. Estamos olhando com certa preocupação, estamos pedindo documentação para poder ter uma análise mais adequada e falar com a população do estado’’ concluiu.