Uma nova rede para atendimento de terapia intensiva adulta foi inaugurada no município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. O Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO) ganhou 10 leitos de UTI, entregues pela governadora Raquel Lyra, nesta terça-feira (25). Dos novos equipamentos, seis serão obstétricos e quatro de clínica médica. Para a reforma, instalação de ar-condicionado e pintura foram investidos em torno de R$ 1 milhão. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a inauguração.
 
“A gente inaugurou, no Hospital João Murilo, 10 leitos de UTI materna, permitindo que essa maternidade possa virar uma unidade de alto risco. Isso vai permitir que as mulheres possam ser atendidas mais perto de suas casas, sem a necessidade de enfrentar dificuldades em deslocamento”, ressaltou a governadora.
 
A partir de agora, o hospital vai contar com uma estrutura de acolhimento que atenderá a 22 cidades da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife (RMR). “A rede de saúde do Estado ganha, especialmente, uma referência de maternidade de alto risco. Já tinha UTI de adulto no hospital e agora tem UTI materna específica e, assim, a gente cria uma referência na região”, frisou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
 
O novo espaço vai promover a interiorização da assistência hospitalar materno-infantil. “A unidade já está apta a realizar esse tipo de atendimento, contemplando a mulher do momento do parto ao período de puerpério”, explicou a coordenadora-geral do João Murilo, Roberta Câmara.
 
O Hospital João Murilo já conta com 20 leitos de atendimento neonatal, sendo 10 de UTI e 10 de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).