Um dia após receber a visita da cúpula estadual do PL, partido do ex-presidente Bolsonaro, a governadora Raquel Lyra (PSDB) começou a nomear indicados do partido para cargos em comissão, sem concurso, no Governo do Estado. João Eurico da Silva Neto, um dos quatro filhos do deputado federal Pastor Eurico (PL), foi nomeado como diretor de Relações Institucionais do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN).

Pastor Eurico é tido em Brasília como um dos parlamentares federais mais bolsonaristas. Em fevereiro de 2021, o Pastor Eurico foi o único dos 25 deputados pernambucanos a votar contra a prisão do ex-deputado federal Daniel Silveira. Em março de 2023, o presidente estadual do PL, ex-prefeito Anderson Ferreira, já tinha emplacado outros cargos no DETRAN, como a presidência e diretorias.

Carlos Ferreira e André Trajano, aliados de Anderson, foram nomeados em março para os cargos de presidente e diretor do DETRAN, respectivamente.

Carlos Ferreira foi secretário-executivo de Habitação e secretário municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, além de superintendente em Pernambuco da Central Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) por indicação do Partido Liberal.

Com informações de Jamildo Melo