O deputado Rodrigo Novaes (PSB), que presidiu a Audiência Pública que debateu os recentes incidentes com tubarão no litoral pernambucano, comprometeu-se a levar ao Cemit propostas para testar telas ou sistemas para repelir tubarões por ondas eletromagnéticas, defendidas em falas colhidas durante o encontro.

“É fundamental que a gente possa ouvir especialistas e os órgãos responsáveis. O Poder Legislativo pode contribuir com esse debate”, afirmou, defendendo a promoção de estudos sobre o tema. “Pesquisas são fundamentais para que a gente possa avançar com inteligência e tomar medidas a partir do que a ciência nos aponta. Assim, conseguiremos evitar que essas mortes aconteçam em nosso Estado”, disse Novaes.

A Audiência Pública contou, ainda, com a participação de representantes das secretarias estaduais de Turismo e de Ciência e Tecnologia, além das prefeituras do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Foram ouvidos, também, integrantes da Agência estadual de Meio Ambiente (CPRH), Ministério Público de Pernambuco e o biólogo André Maia.