Desde a posse dos novos Deputados Estaduais alguns contrastes vêm se apresentando nos que foram eleitos pelo Sertão do Pajeú por exemplo. A região agora conta com dois representantes na Assembléia Legislativa do Estado – Alepe, representantes esses das duas maiores cidades da Região: José Patriota de Afogados da Ingazeira, eleito com mais de 40 mil votos, e Luciano Duque de Serra Talhada, eleito com mais de 60 mil votos.

O contraste entre os dois  é gritante já que os mesmos fazem questão de dar visibilidade a suas intenções políticas em suas redes sociais oficiais, mais especificamente no Instagram.

Qualquer eleitor que abra o perfil de Duque em sua rede social terá como pano de fundo andanças, agradecimentos, e algumas pouquíssimas postagens sobre projetos, emendas ou posicionamento político sobre o atual Governo Estadual. Duque parece ter entrado com um pedido de requalificação de algumas rodovias estaduais na região de São José do Belmonte, contudo, a atração pela ‘política de município’ parece ainda estar enraizada no passado do Deputado que ainda joga como uma espécie de ‘Prefeito Estadual’, postura que não deve ser muito positiva para seus próximos anos sentado numa cadeira da Alepe.

Já José Patriota também dá sinais pela internet de que o presente vai se fazer mais com o seu passado de Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, a AMUPE, já que o Deputado pensa em formar uma Frente Ampla em Favor dos Municípios, o que pode lhe render a pecha de ‘Parlamentar Presidente da AMUPE’, e consequentemente interferir, como no caso de Luciano Duque na falta de resolução dos vários problemas que o Vale do Pajeú enfrenta a anos, como a questão das rodovias, geração de empregos, instalação do IML…

Onde está o contraste? Na visão de cadeira que cada um deles está demonstrando até agora: Afogados da Ingazeira com Patriota ainda com a cabeça de ‘chefe municipalista’ vai ficar na mesmice de emendas pingadas e uma Catedral para chamar de seu ponto turístico e Serra Talhada, com Duque focado em estreitar o relacionamento com o parlamento e lideranças políticas da Capital do Xaxado, com o olhar voltado para às eleições municipais de 2024.