Júnior Campos
Política

STF confirma liminar que afastou uso do Censo no cálculo do Fundo de Participação dos Municípios

Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou liminar que determinou que a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste ano tenha como patamar mínimo os coeficientes de distribuição utilizados no exercício de 2018.

A Corte manteve suspensa decisão normativa do Tribunal de Contas da União (TCU) que determinava a utilização dos dados populacionais do Censo Demográfico de 2022, que ainda não foi concluído.

A decisão do colegiado, tomada na sessão virtual encerrada em 17/2, referenda liminar anteriormente deferida pelo ministro Ricardo Lewandowski na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1043.

Segurança jurídica

Em seu voto pelo referendo, o ministro explicou que o último censo de fato concluído pelo IBGE foi o de 2010, e, para salvaguardar a situação de municípios que apresentem redução de seus coeficientes decorrente de mera estimativa anual do IBGE, a Lei Complementar 165/2019 manteve os critérios de distribuição do FPM utilizados no exercício de 2018.

Related posts

Governo de PE cria subsídio de até R$ 20 mil para famílias de baixa renda darem entrada na compra de imóveis;

Júnior Campos
1 ano ago

Luciano Duque oficializa Ronaldo de Dja como Pré-Candidato a prefeito

Júnior Campos
1 ano ago

Fernando Monteiro é o vice-líder do PP na Câmara

Júnior Campos
4 anos ago