O advogado Virgílio Oliveira será o novo administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha, consolidando a presença do Avante no governo de Raquel Lyra. Filho do deputado federal Waldemar Oliveira e sobrinho do presidente estadual da sigla, Sebastião Oliveira, Virgílio atualmente atua como assistente jurídico no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Mesmo sem nunca ter visitado Fernando de Noronha, o futuro gestor afirma que já tem um diagnóstico das principais demandas do arquipélago. Segundo ele, conversas com ex-administradores apontam problemas na infraestrutura, saúde e meio ambiente como desafios centrais da gestão. Uma das primeiras ações planejadas por Virgílio é a melhoria das estradas, um dos principais problemas relatados tanto por moradores quanto por turistas. Além disso, ele pretende ampliar a capacidade do Hospital São Lucas, que hoje conta com apenas 10 leitos e realiza somente partos e cirurgias de baixo risco. “Vamos fazer um estudo para aumentar o número de leitos e a capacidade de atendimento do hospital, adquirindo novos equipamentos e contratando mais profissionais”, afirmou.
Virgílio também destacou a necessidade de reforçar as políticas ambientais para conter espécies invasoras que ameaçam a fauna do arquipélago. Além disso, ele pretende avançar no planejamento para adequar Noronha ao crescimento do turismo, garantindo um equilíbrio entre preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Com sua nomeação, o Avante fortalece sua presença na administração estadual e assume a responsabilidade de gerenciar um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil.
Com informações do Blog do Dantas Barreto.